Cidades

CIDADES

Janeiro foi o mais quente dos últimos 15 anos em MS

Período também foi atípico com as chuvas que ficaram abaixo da média

DA REDAÇÃO

01/02/2019 - 05h00
Continue lendo...

O mês de janeiro de 2019 foi o mais quente dos últimos 15 anos em Mato Grosso do Sul. Conforme o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec/ MS), desde 2004 o Estado não registrava temperaturas tão altas, alcançando até 41,3ºC no interior e  37,9ºC, na Capital.  O período também foi atípico no que diz respeito as chuvas, que ficaram abaixo da média em pelo menos 40 cidades.

De acordo com coordenadora técnica do Cemtec, meteorologista Franciane Rodrigues, as temperaturas tingiram níveis máximos em todas as regiões do Estado, registrando até cinco graus acima da média para o mês no Estado, que é 35ºC. “O último ano com comportamento semelhante foi em 2004, segundo nosso banco de dados”.

Ainda segundo a meteorologista, a região Sudoeste foi a que registrou as temperaturas mais altas nos últimos 31 dias. Em Porto Murtinho, o líder no Estado em termos de valores extremos, os termômetros alcançaram 41,3ºC.

Em Campo Grande, o mês de janeiro também foi o mais quente. A temperatura máxima registrada foi de 37,9 °C, no dia 23.  Além disso, também choveu pouco na Capital, sendo que o acumulado foi de 55,6 milímetros, correspondendo a 22% do esperado para o mês. Em  2018, o volume de chuva passou de 110 milímetros.

JANEIRO SECO
A grande razão para o clima atípico, conforme a meteorologista, está nos sistemas de alta pressão a médios níveis da atmosfera, que bloqueiam a chegada de frentes frias e fazem com que as temperaturas aumentem muito e pouca chuva seja registrada. “Esses sistemas não são normais para o verão, pois eles bloquearam todos os sistemas meteorológicos de chuva, fechando o mês de janeiro com acumulados muito abaixo da média aqui no Estado”, disse.

As altas pressões resultam da descida do ar frio. A rotação da terra faz o ar, ao descer, circular à volta do centro de alta pressão. No Hemisfério Norte, o ar desloca-se no sentido horário e, no Hemisfério Sul, no sentido anti-horário. Quanto mais baixa a altitude maior a pressão atmosférica.

Se a força exercida pelo ar aumenta em um determinado ponto, consequentemente, a pressão também aumentará. Essas diferenças de pressão têm uma origem térmica, estando diretamente relacionadas com a radiação solar e os processos de aquecimento das massas de ar.

“Em Mato Grosso do Sul, neste janeiro, apenas cinco municípios (Dourados, Fátima do Sul, Itaporã, Maracaju e Nova Andradina) estiveram com acumulados de chuva acima da média, de acordo com 45 sensores monitorados.  Ano passado, 10 municípios tiveram com acumulados acima da média, o que demostra uma diferença de comportamento”, explicou Rodrigues.

ESTÁTUA RECUPERADA

Polícia recupera leão de hamburgueria e prende homem por receptação

Durante as investigações, os policiais receberam denúncia anônima e encontraram o objeto em uma residência no bairro Vila Aimoré

28/04/2026 08h45

Leão de 150kg foi encontrado no bairro Vila Aimoré

Leão de 150kg foi encontrado no bairro Vila Aimoré Divulgação: Polícia Civil

Continue Lendo...

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos (DERF), prendeu em flagrante um homem de 29 anos, pela prática dos crimes de receptação e tráfico de drogas. Na ocasião, foi recuperada a estátua de um leão, roubada na última sexta-feira (24) e que pertence à hamburgueria Safari Burguer.

A investigação teve início a partir da análise de imagens e de outras informações relacionadas ao furto da estátua de um leão. A hamburgueria Safari Burguer fica localizada na Rua José Antônio, em Campo Grande.

Durante as investigações, os policiais receberam denúncia anônima, a qual contribuiu para localizar o objeto. Com isso, as equipes encontraram o leão de 150kg em uma residência no bairro Vila Aimoré. Em continuidade à ação, foi realizada busca no veículo utilizado pelo suspeito, ocasião em que foram encontradas drogas, como maconha, ecstasy e LSD, devidamente apreendidas e encaminhadas para perícia.

O homem foi conduzido à unidade policial, permanecendo à disposição do Poder Judiciário. Os materiais apreendidos foram formalmente apresentados à autoridade policial para as providências legais cabíveis.

A Polícia Civil ressalta que as investigações prosseguem com o objetivo de esclarecer integralmente os fatos e apurar eventual participação de outros envolvidos.

Recompensa

A hamburgueria Safari Burguer ofereceu uma recompensa de um ano de hambúrguer gratuito para quem encontrar a estátua de leão que foi furtada na noite de sexta-feira (24). 

A estátua é feita de fibra e ficava em frente à hamburgueria, juntamente com outros animais de pedra, símbolos do local.

Segundo informações, o restaurante está em reforma e o leão havia sido colocado nos fundos do estabelecimento para não ser danificado durante as obras. 

Imagens de uma câmera de segurança registraram a ação dos bandidos. Três suspeitos chegaram em uma pequena caminhonete, colocaram a estátua na carroceria e fugiram. A ação foi rápida e durou menos de dois minutos. 

Nas redes sociais, a hamburgueria prometeu uma recompensa para quem encontrar o leão: três hambúrgueres grátis por mês durante um ano inteiro. Ou seja, são 36 lanches durante o ano. 

"Ela não é só uma estátua. É parte da nossa identidade. Estamos em busca de qualquer pista e quem ajudar vai ser muito bem recompensado", escreveu o estabelecimento. 

Assine o Correio do Estado

CAMPO GRANDE

DEPAC Cepol suspende atendimento ao público por 48 horas

Unidade está passando por reforma

28/04/2026 08h25

Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário do Centro Especializado de Polícia Integrada (Depac-Cepol),

Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário do Centro Especializado de Polícia Integrada (Depac-Cepol), Bruno Henrique/ARQUIVO/CORREIO DO ESTADO

Continue Lendo...

Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário do Centro Especializado de Polícia Integrada (DEPAC-CEPOL) suspendeu o atendimento ao público por 48 horas, das 8h de terça (28) até 8h de quinta-feira (30).

As forças policiais continuarão sendo atendidas normalmente, utilizando a entrada dos fundos da unidade.

A unidade está passando por reforma. A Cepol está localizada na rua soldado PM Reinaldo de Andrade, número 167, Bairro Tiradentes, em Campo Grande.

A população pode procurar a DEPAC Centro para registrar boletins de ocorrência, localizada na rua Padre João Crippa, número 1581, centro, em Campo Grande.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).