Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

PARA MULHERES

Hospital oferece 160 vagas por dia para mamografia e papanicolau gratuitos

Carreta ficará durante o mês de setembro na UBSF do Lar do Trabalhador
06/09/2019 10:47 - GLAUCEA VACCARI


Durante todo o mês de setembro, mulheres poderão realizar exames de mamografia e Papanicolau de graça na Carreta do  Hospital do Amor, que estará na Unidade Básica da Saúde da Família (UBSF)Nicolau Fragelli, no Lar do Trabalhador. 

Atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sendo 60 vagas de mamografia e 100 de preventivo por dia. Para realizar o exame gratuitamente, a faixa etária é de 25 e 64 anos para o preventivo, que deve ser feito uma vez por ano, e, para mamografica, são duas recomendações: de 40 a 49 anos devem fazer uma vez por ano e de 50 a 69 anos de dois em dois anos. 

De acordo com informações do Hospital do Amor, o agendamento deve ser feito por meio dos agentes comunitários de saúde ou diretamente na UBS. Para isto, é necessário levar os documentos pessoais, como RG e CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência e estar dentro da faixa etária de cada exame:

Acarreta é equipada com toda a estrutura para realização dos exames e conta com profissionais capacitados nas áreas. Os resultados chegam via correios na casa dos pacientes e, em casos de resultados positivos para malignidades, os pacientes já são encaminhados para tratamento.

O Papanicolau tem o proposito de diagnosticar precocemente lesões que antecedem o câncer de colo de útero e a mamografia é a melhor forma de detectar o câncer de mama.

A UBSF Nicolau Fragelli fica na rua dos Narcisos, 20, Lar do Trabalhador. No mês de outubro, a carreta ficará na sede do Hospital do Amor dando apoio à Campanha Outubro Rosa.

Felpuda


Figurinha começou a respirar aliviada, embora ainda esteja na corda bamba. Isso porque mudou de mãos o processo cuja sentença poderá mandá-la para casa definitivamente. Assim, pela “jurisprudência” com a qual o “analista” é conhecido, pode ser que o resultado seja bastante favorável, permitindo que a então desesperada pessoa continue com o assento em Brasília. Vamos ver!