Cidades

HOTEL NACIONAL

A+ A-

Sem família, aposentada mora há três anos em quarto de hotel que pegou fogo

Chamas destruíram último andar do Hotel Nacional, mas não houve feridos

Continue lendo...

Cinco pessoas estavam hospedadas no Hotel Nacional, que foi atingido por um incêndio de grandes proporções na tarde de hoje, em Campo Grande, entre eles, a aposentada Maria Aparecida Henrique Oliveira, 74 anos, que mora em dos quartos há três anos. Ela é de Naviraí e veio para a Capital fazer tratamento do coração. Sem filhos e com o marido falecido em 2004, ela considera os funcionários do hotel como sua família e lamentou o incêndio.

Ela assistia televisão quando a luz acabou e, na sequência, foi informada pelo gerente sobre o fogo. Ele bateu na porta avisando para que evacuasse o prédio.

“Estou muito feliz porque não aconteceu nada de mais grave”, disse a aposentada, acrescentando que, mesmo após o caso, ela "não vai sair nem morta" do quartinho onde mora. 

As chamas se alastraram rapidamente, mas todos conseguiram deixar o prédio. Apesar disso, a correria foi grande após aviso para deixarem o hotel. Após o susto inicial, veio a tristeza e o lamento por conta dos objetos pessoais queimados e da incerteza do que aconteceria, já que todos vieram de fora e não tem parentes na Capital. 

As chamas já foram controladas pelo Corpo de Bombeiros, que faz o trabalho de rescaldo no prédio. O último andar foi totalmente destruído, mas a estrutura não foi compremetida e não será necessária interdição do hotel.

A cirurgiã-dentista Mirlane Mendes, 22 anos, mora em Boa Vista (RR) e estava hospedada no hotel desde a madrugada de hoje. Ela veio à Capital para fazer uma prova de residência em sua área e, após o exame, voltou ao hotel e dormia em seu quarto, no térreo, quando foi acordada pelo gerente, avisando sobre o incêndio.

“Eu estava sentindo um calor, mas achei que era o clima da cidade. O gerente bateu na porta e pediu para sair correndo porque estava pegando fogo”, disse.

Mirlane conseguiu ainda pegar as malas e alguns outros pertences antes de deixar o prédio. Apesar de não sofrer ferimentos, ela estava muito assustada com a situação, agravada pelo fato de estar em uma cidade desconhecida para ela e longe da família.

A cirurgiã ligou para a família para avisar sobre o incidente e aguardava uma posição da administração do hotel sobre uma alternativa para a hospedagem, já que ela precisa ficar em Campo Grande até sexta-feira (14), por conta das provas que ainda tem para realizar. “Foi tudo muito rápido, nunca vi isso na vida”, lamentou.

Segundo informações apuradas pelo Correio do Estado, os hóspedes serão encaminhados para o hotel Colonial, que é de propriedade de um amigo do dono do Nacional.

A pessoa que aluga o prédio foi ao local ao ser informada sobre o incidente e passou mal ao ver o incêndio. Ela foi socorrida pelos bombeiros e encaminhada para uma unidade de saúde. 

O montador de móveis Maurício Santos de Castro, 30 anos, é de São Paulo e estava hospedado no hotel junto com outros dois colegas de trabalho. Durante a tarde, eles saíram para fazer um serviço e, quando retornaram, o prédio já estava pegando fogo. 

"Fomos avisados que o hotel pegou fogo e todas as nossas coisas ficaram lá dentro", lamentou Castro. Ele disse ainda que ficou assustado ao ver o incêndio e que irá ver o que pode ser feito com relação aos bens materiais que acabaram queimados.

INCÊNDIO

Incêndio de grandes proporções atingiu o hotel, na rua Dom Aquino, e mobilizou diversas equipes do Corpo de Bombeiros, no bairro Amambai, próximo a antiga rodoviária.

Gerente do hotel, João de Araújo, 50 anos, disse que estava na recepção quando algumas pessoas que passavam pela rua o chamaram e avisaram que havia fogo e fumaça saindo do prédio. Imediatamente, ele ligou para os quartos e pediu para que os hóspedes desocupassem os cômodos.

Preocupados, os hóspedes desceram correndo e conseguiram sair antes de as chamas se alastrarem.

Corpo de Bombeiros foi acionado e diversas viaturas foram ao local controlar as chamas, que se alastraram rapidamente. Houve dificuldade no combate ao fogo.

De acordo com o tenente Eduardo Trackz, foram usados cerca de 12 mil litros de água para apagar o fogo. Todos os cômodos do último andar foram destruídos.

Um operador de drone auxiliou os bombeiros, utilizando o equipamento para fazer um sobrevoo e verificar se ainda havia focos de incêndio no último andar do prédio. "Fizemos uma vistoria e foi constatado que não há mais chamas, apenas alguns resquícios de foco nos caibros do telhado, mas chamas em si não tem mais", disse o tenente.

O militar do Corpo de Bombeiros informou ainda que será feita uma vistoria em todo o prédio no término do rescaldo e uma avaliação da estrutura para saber se será necessário acionar a Defesa Civil ou entregar para o proprietário. 

"As causas [do incêndio] não foram constatadas in loco e para levantar a causa só através da perícia", afirmou Tracz, acrescentando que a suspeita inicial é de curto circuito.

"Vacina no braço"

Casos de Síndrome Aguda Respiratoria Grave aumentam em Campo Grande

Conforme o boletim da InfoGripe divulgado nesta quinta-feira (18) os casos de síndrome gripais aumentaram na Capital; a recomendação é que os grupos prioritários tomem vacina

18/04/2024 18h15

Os indicativos correspondem a semana Epidemiológica (SE-15), entre os dias 7 e 13 de abril, considerando dados dispostos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Campo Grande está entre outras 19 Capitais que apresentaram aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), conforme boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (18), pela Fiocruz. 

 O relatório apontou que aumentou o número de pessoas internadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de Influenza A (vírus da gripe) e o vírus respiratório (VSR).

"Na presente atualização observa-se que 19 das 27 capitais apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo (últimas 6 semanas) até a semana 15: Aracajú (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), plano piloto e arredores de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA) e São Paulo (SP)", indica o relatório.

Divulgação InfoGripe

A Covid-19 segue em queda e em alguns Estados permanece em níveis baixos de incidência. Os dados apontam que a disseminação da Síndrome Respiratória Aguda Grave, de Influenza A e o vírus respiratório para as próximas semanas em 19 Estados e Mato Grosso do Sul pode apresentar aumento nas próximas semanas. 

Os indicativos correspondem a semana Epidemiológica (SE-15), entre os dias 7 e 13 de abril, considerando dados dispostos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe).

Segundo o pesquisador do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, para impedir o crescimento dos casos o público alvo deve procurar a unidade de saúde mais próxima e tomar a vacina contra a influenza. 

“Para o vírus da gripe, a gente conta com vacina e campanha de vacinação em todo o país. Então quem é grupo de risco, deve buscar o posto de saúde para se vacinar. A vacina da gripe, tal qual a vacina da Covid, têm como foco diminuir o risco de agravamento de um resfriado, que pode acabar desencadeando uma internação e até, eventualmente, uma morte. Ou seja, a vacina é simplesmente fundamental. Em relação ao VSR, a rede privada tem uma vacina já disponível para idosos, que também é muito importante, já que embora o risco do VSR seja muito maior nas crianças pequenas, a gente também observa internações nos idosos”, explica Marcelo Gomes.

A recomendação do pesquisador para pessoas que apresentem sintomas gripais usem máscara de qualidade as recomendadas são: N95, KN95, PFF2; no caso de sair de casa para procurar atendimento médico em unidades de saúde. 

Veja outros Estados com tendência de aumento da Síndrome Respiratória Aguda Grave:

  •  Acre;
  • Alagoas;
  • Amazonas;
  • Bahia;
  • Ceará;
  • Distrito Federal;
  • Goiás;
  • Maranhão;
  • Minas Gerais;
  • Pará;
  • Paraíba;
  • Paraná;
  •  Pernambuco;
  • Rio Grande do Norte
  • Rio Grande do Sul;
  • Rio de Janeiro;
  • Santa Catarina;
  • Sergipe;
  • São Paulo;
  • Tocantins;

Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul a incidência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em decorrência da Covid-19 apresenta queda. 

No país

Somente em 2024, óbitos ligados a SRAG foram registrados  2.322 óbitos, sendo 1.411 (60,8%)
com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 728 (31,4%) negativos, e ao
menos 78 (3,4%) aguardam resultado.

Casos positivos

  • 12,3% Influenza A;
  •  0,1% Influenza B;
  •  3,1% vírus sincicialrespiratório (VSR);
  •  81,7% SARS-CoV-2 (COVID-19);

 

Assine o Correio do Estado

 

Prazos

Mais de 68 mil pessoas poderão concluir o processo de obtenção da CNH até 31 de dezembro em MS

Os processos para retirada da CNH, que foram prorrogados por mais 12 meses, foram interrompidos em 2019

18/04/2024 17h50

Foto: Rachid Waqued

Continue Lendo...


De acordo com a deliberação nº271/2023, todos os processos de habilitação ativos até dezembro de 2023 tiveram o prazo de conclusão ampliado para 31 de dezembro de 2024.

De acordo com o levantamento do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), mostra que 8,6 mil processos estão parados na etapa de agendamento teórico, enquanto  12,6 mil na etapa de agendamento do exame prático de duas rodas. 

Ainda de acordo com o departamento de trânsito, 14,3 mil veículos estão na fase de agendamento prático de quatro rodas.Os demais são alunos que se encontram na fase de exames de saúde e ainda não chegaram na etapa de aulas.

O aviso do Detran é para as pessoas que ainda tem interesse em dar andamento ao processo procurem os seus respectivos CFC (Centro de Formação de Condutores) e não deixem para fazer isso perto do prazo expirar.

Ainda segundo o órgão, uma notificação eletrônica será encaminhada para os cidadãos que se qualificarem para a prorrogação. O alerta será enviado ao e-mail cadastrado no sistema durante a inscrição. Não haverá necessidade de efetuar novos pagamentos ou emissões de novas guias.

 

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).