Domingo, 25 de Fevereiro de 2018

Carnaval 2018

Guarda faz 278 abordagens e flagra condutores bêbados no último dia de folia

Corporação encerra operação com saldo positivo

14 FEV 2018Por RAFAEL RIBEIRO19h:15

Um total de 250 pessoas foram abordadas por consumo em excesso de bebidas alcoólicas e outros 28 por suspeita de porte de drogas no último dia de operações da Guarda Civil Municipal no Carnaval deste ano em Campo Grande, na noite da última terça-feira (13).

A atuação ficou concentrada na Esplanada Ferroviária, onde aconteceu mais um desfile de bloco do Cordão Valú, com a presença estimada de 20 mil pessoas. Dois condutores foram encaminhados para a delegacia após serem flagrados dirigindo bêbado.

De acordo com a Guarda, o evento foi encerrado no horário previsto, mas terminou marcado por confusão, com brigas e foliões exaltados atirando objetos contra as viaturas da corporação e também da Polícia Militar. Ninguém foi preso.

Apesar dos números, o dia pode ser considerado calmo. Na Segunda-feira (12), na mesma Esplanada Ferroviária, em meio às 15 mil pessoas que foram no Bloco Capivara Blasé, 470 foram abordados por consumo excessivo de álcool e 36 por uso de drogas.

No domingo (11), mais uma vez na Esplanada Ferroviária, no Bloco Ablanc, três prisões foram feitas de foliões que brigaram. A corporação relata mais problemas para encerrar o evento no horário, confusão com pessoas não identificadas atirando objetos nas viaturas e 180 abordagens feitas por consumo excessivo de bebidas alcóolicas. Outros sete foram vistoriados por uso de drogas.

Com dois blocos e cerca de 20 mil pessoas, sábado (10) foi umn dos dias de maior intensidade para a Guarda na Esplanada. Um homem foi preso por desacatro, o evento foi novamente marcado por confronto entre foliões e agentes e houveram 100 abordagens por consumo exagerado de álcool e 26 por tóxicos.

No primeiro dia de atividades na Esplanada, entre as 10 mil pessoas presentes, 500 foram abordadas por exagero nas bebidas e outras 46 por uso de drogas.

Nos outros pontos da cidade, na Praça dos Imigrantes, na sexta, no Bloco Grito de Carnaval, 12 pessoas foram abordadas. No dia seguinte, mas na Praça Aquidauana, no Bloco Calcinha Molhada, outros 60 foram revistados.

Os eventos realizados nas praças do Rádio e do Papa não tiveram abordagens e registros de ocorrências.  

Durante os quatro dias de interdições no trânsito por conta dos eventos, 82 multas foram dadas pela Guarda, por infrações como avanço de sinal vermelho, transpor bloqueio viário, desobediência, parada em fila dupla, conduzir veículo com documentação vencida e dirigir bêbado. Foram removidos um carro e duas motos ao pátio do Detran e um homem foi detido e levado à Polícia Civil acusado de roubo.

Leia Também