Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

INTERIORIZAÇÃO

Grupo de 167 venezuelanos chega a Mato Grosso do Sul nesta semana

Imigrantes saem de Roraima e serão acolhidos em Dourados

25 JUN 19 - 16h:17GLAUCEA VACCARI

Grupo de 167 imigrantes venezuelanos chegará entra amanhã (26) e quinta-feira (27) em Dourados, onde serão recebidos por entidade responsável pelas atividades ligadas ao chamado processo de interiorização.

Segundo o Comando Militar do Oeste (CMO), o primeiro grupo, com 84 venezuelanos, deixará o abrigo na Força-Tarefa Logística Humanitária em Roraima nesta quarta-feira (26) e seguirá para Mato Grosso do Sul, com previsão de chegada em Campo Grande às 18h30. O segundo grupo, com 83 imigrantes, sai de Roraima na quinta e chega à Capital às 15h30 do mesmo dia.

Em Campo Grande, eles serão recebidos pelo 9º Grupamento Logístico, que também é responsável pelo alojamento e recepção. Da Capital, eles serão encaminhados para Dourados, onde devem ficar, por meio do processo de interiorização.

A interiorização foi criada para ajudar famílias em situação de extrema vulnerabilidade a encontrar melhores condições de vida em outros Estados do País. Todos os envolvidos aceitam, voluntariamente, participar do programa e são vacinados, submetidos a exames de saúde e regularizados no Brasil, com emissão de documentos como CPF e carteira de trabalho.

OPERAÇÃO ACOLHIDA

A Operação Acolhida é conjunta – composta por representantes da Marinha, Exército e Força Aérea – interagências – com representantes de diversos ministérios do governo federal – e de natureza humanitária – reunindo diferentes organizações não governamentais, agências civis, secretarias estaduais e municipais, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, entre outros órgãos.

A Força-Tarefa Logística Humanitária tem a função de cooperar com os governos federal, estadual e municipal, realizando as medidas de assistência emergencial para acolhimento dos imigrantes que se enquadram nas normas legais. Desta forma, visa recepcionar, identificar, triar, imunizar, abrigar e interiorizar os cidadãos venezuelanos. 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Incêndio em terreno baldio localizado na área central assusta moradores
BATAYPORÃ

Incêndio em terreno baldio assusta moradores

Criminosos roubam R$ 230 mil de agência da Caixa na Capital
AERO RANCHO

Criminosos roubam R$ 230 mil de agência da Caixa na Capital

Festival do Sobá terá troca de convites do Rally dos Sertões
FEIRA CENTRAL

Festival do Sobá terá troca de convites do Rally dos Sertões

Homem morre e dois ficam feridos em acidente entre carreta e caminhonete
ACIDENTE

Homem morre em acidente entre carreta e caminhonete

Mais Lidas