Cidades

EM LAGUNA CARAPÃ

A+ A-

Governador assina autorização de licitação de R$ 77,3 milhões para asfaltar MS-379

Obra irá contemplar um trecho de 42,5 quilômetros da via

DA REDAÇÃO

22/04/2018 - 15h10
Continue lendo...

No dia em que Laguna Carapã comemora 26 anos, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) assinou neste domingo autorização de  licitação no valor de R$ 77,3 milhões para pavimentação da MS-379. A obra irá contemplar um trecho de 42,5 quilômetros, da MS-379 em Laguna ao Posto Taji, no entroncamento com a MS-386. Além de diminuir a distância até os municípios vizinhos, a pavimentação irá facilitar o escoamento da safra e contribuir para o desenvolvimento do município.

“Esse é um sonho antigo de vocês e é gratificante para mim poder assinar uma licitação como essa. O recurso já está disponível para tocarmos a obra e logo inaugurarmos essa rota de integração que irá potencializar o setor produtivo contribuindo para o desenvolvimento dessa bela cidade”, afirmou o governador, que entregou ao prefeito o documento com a publicação da licitação no Diário Oficial do Estado (DOE), de sexta-feira . “Vamos estar juntos trabalhando cada dia mais pelo desenvolvimento dessa cidade e de todo o Mato Grosso do Sul”, completou.

“Será pelas suas mãos a realização do sonho de Laguna Carapã que é essa ligação da MS-379”, afirmou o prefeito Itamar Bilibio. Ele lembrou que prefeitos anteriores buscaram por anos essa obra. “Lá nós temos uma grande área produtora de soja. Eu quero que Laguna seja um corredor de desenvolvimento e progresso”, comemorou o prefeito.

“Hoje é um dia de muita alegria, a pavimentação da MS-379 é uma luta de muitos anos de toda a comunidade de Laguna Carapã”, declarou o presidente da Câmara de Vereadores de Laguna Carapã, Valmir Flores Pinto.

“O senhor, governador, começa a materializar um sonho antigo de Laguna Carapã. A pavimentação da MS-379 é uma obra histórica que vai mudar os destinos dos municípios da região. Laguna Carapã deixa de ser final de linha e passa a ser integração com outros municípios pela interligação à BR-163 pela MS-386. Com essa obra, Laguna Carapã sai do isolamento”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Júnior Mocchi.

Saneamento

Durante o evento foi assinada licitação no valor de R$ 5,5 milhões para a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com rede coletora e rede de ligações domiciliares, ampliando a rede de saneamento no município.

A assinatura contou com a presença do presidente da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), Luiz Carlos da Rocha Lima, e ocorreu durante a tradicional Festa do Pé de Soja Solteiro, que reuniu visitantes de diversos estados.

O Governo tem sido parceiro em diversas outras melhorias no município. Entre elas, a parceria para obras na avenida Brasil e a reforma da EE Álvaro Martins, entregue no ano passado após décadas sem manutenção.

Estiveram presentes também a vice-governadora Rose Modesto; o secretário de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Helianey Paulo da Silva; o deputado federal, Geraldo Resende; os deputados estaduais Zé Teixeira e José Carlos Barbosa; além de prefeitos e vereadores da região. 

Pesquisa

Extrema pobreza cai a nível recorde; dúvida é se isso se sustenta

O país terminou o ano passado com 18,3 milhões de pessoas sobrevivendo com rendimentos médios mensais abaixo de R$ 300

19/04/2024 18h00

A PnadC de 2023 mostrou que os rendimentos dos brasileiros subiram 11,5% em relação a 2022. Foto: Favela em Campo Grande - Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

A expressiva alta da renda em 2023 reduziu a pobreza extrema no Brasil ao seu nível mais baixo da série histórica, a 8,3% da população. O país terminou o ano passado com 18,3 milhões de pessoas sobrevivendo com rendimentos médios mensais abaixo de R$ 300. Apesar da queda, isso ainda equivale a praticamente a população do Chile.

O cálculo é do economista Marcelo Neri, diretor da FGV Social, a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PnadC), do IBGE.

Em relação a 2022, 2,5 milhões de indivíduos ultrapassaram a linha dos R$ 300, numa combinação de mais transferências pelo Bolsa Família, aumento da renda do trabalho e queda do desemprego. A grande dúvida é se o movimento —e mesmo o novo patamar— seja sustentável.

A PnadC de 2023 mostrou que os rendimentos dos brasileiros subiram 11,5% em relação a 2022. Todas as classes de renda (dos 10% mais pobres ao decil mais rico) tiveram expressivos ganhos; e o maior deles deu-se para os 5% mais pobres (38,5%), grandes beneficiados pelo forte aumento do Bolsa Família —que passou por forte expansão nos últimos anos.

Entre dezembro de 2019 (antes da pandemia) e dezembro de 2023, o total de famílias no programa saltou de 13,2 milhões para 21,1 milhões (+60%). Já o pagamento mensal subiu de R$ 2,1 bilhões para R$ 14,2 bilhões, respectivamente.

Daqui para frente, o desafio será ao menos manter os patamares de renda —e pobreza— atuais, já que a expansão foi anabolizada por expressivo aumento do gasto público a partir do segundo semestre de 2022.
Primeiro pela derrama de incentivos, benefícios e corte de impostos promovidos por Jair Bolsonaro (PL) na segunda metade de 2022 em sua tentativa de se reeleger. Depois, pela PEC da Transição, de R$ 145 bilhões, para que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pudesse gastar mais em 2023.

Como esta semana revelou quando governo abandonou, na segunda-feira (5), a meta de fazer superávit de 0,5% do PIB em suas contas em 2025, o espaço fiscal para mais gastos exauriu-se.

A melhora da situação da renda dependerá, daqui para frente, principalmente do mercado de trabalho e dos investimentos do setor privado. Com uma meta fiscal mais frouxa, os mercados reagiram mal: o dólar subiu, podendo trazer impactos sobre a inflação, assim como os juros futuros, que devem afetar planos de investimentos empresariais e, em última instância, o mercado de trabalho.

Apesar do bom resultado em 2023, algumas análises sugerem que o resultado não deve se repetir. Segundo projeções da consultoria Tendências, a classe A é a que terá o maior aumento da massa de renda real (acima da inflação) no período 2024-2028: 3,9% ao ano. Na outra ponta, a classe D/E evoluirá bem menos, 1,5%, em média.

Serão justamente os ganhos de capital dos mais ricos, empresários ou pessoas que têm dinheiro aplicado em juros altos, que farão a diferença. Como comparação, enquanto o Bolsa Família destinou R$ 170 bilhões a 21,1 milhões de domicílios em 2023, as despesas com juros da dívida pública pagos a uma minoria somaram R$ 718,3 bilhões.

A fotografia de 2023 é extremamente positiva para os mais pobres. Mas o filme adiante será ruim caso o governo não consiga equilibrar suas contas e abrir espaço para uma queda nos juros que permita ao setor privado ocupar o lugar de um gasto público se esgotou.

Voos em queda

Aeroportos de Mato Grosso do Sul enfrentam desafios enquanto Aena Brasil lidera crescimento nacional

No acumulado do ano de 2024, o volume de passageiros chegou a mais de 395 mil passageiros em Mato Grosso do Sul, com um aumento de 4,8% no número de operações realizadas nos três aeroportos do Estado

19/04/2024 17h41

Os três aeroportos de Mato Grosso do Sul mantiveram um desempenho estável no acumulado do ano, com um aumento significativo nas operações. Foto/Arquivo

Continue Lendo...

A Aena Brasil revelou hoje os números da movimentação nos aeroportos até março de 2024, destacando-se como a empresa com a menor redução de passageiros no país. No entanto, o aeroporto de Ponta Porã, sob sua administração, enfrentou uma redução significativa de 42,4% no fluxo de passageiros em março deste ano.

Esta tendência também foi observada na capital sul-mato-grossense, onde o volume de passageiros em Campo Grande caiu 5,5%, totalizando 118.529 passageiros, e no aeroporto de Corumbá, com uma redução de 14,3%.

Além disso, as operações aeroportuárias também estão em declínio, com quedas de 15,9% em Ponta Porã, 10,6% em Corumbá e 8,7% na capital, no volume de operações.

Apesar desses desafios, no acumulado do ano, a Aena Brasil aponta que o aeroporto internacional de Campo Grande registrou uma redução de 3,0% no fluxo de passageiros e de 3,5% no número de operações aeroportuárias.

Já o aeroporto de Ponta Porã apresentou uma queda de 27% no fluxo de passageiros, mas com um saldo positivo de 4% no número de operações. Além disso, o aeroporto de Corumbá, considerado a capital do Pantanal, registrou um aumento de 4,9% nas operações.

No total, a movimentação nos três aeroportos de Mato Grosso do Sul alcançou 395.388 passageiros e 5.043 operações realizadas.

Veja o ranking nacional:

Aena tem crescimento de 6,3% na movimentação em todo o Brasil

Enquanto isso, em nível nacional, a Aena Brasil experimentou um crescimento impressionante de 6,3% na movimentação. Os 17 aeroportos administrados pela empresa no Brasil registraram 10,4 milhões de passageiros no primeiro trimestre de 2024, representando um aumento de 6,3% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Em relação ao número de pousos e decolagens, nos três primeiros meses houve alta de 5,4%, com um total de 115,5 mil movimentos de aeronaves. Considerando somente o mês de março, o crescimento chega a 6,1% no total de passageiros (3,4 milhões), em relação ao mesmo mês de 2023, e a 1,7% no volume de pousos de decolagens (38,9 mil).

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).