Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

INSEGURANÇA FRONTEIRA

Fórum de Coronel Sapucaia corre o risco de ser fechado por insegurança

TJ/MS considera local de alto risco para servidores

17 MAI 19 - 15h:18ALINE OLIVEIRA

O fórum de Coronel Sapucaia, localizado no município distante 398 quilômetros de Campo Grande e que faz fronteira seca com Capitan Bado, corre o risco de encerrar as atividades.

A decisão do fechamento partiu do presidente do Tribunal de Justiça de MS (TJ/MS), em razão da falta de segurança dos servidores e da atuação de grupos criminosos armados com fuzis e escopetas. 

Com intuito de encontrar uma alternativa que evite o fechamento do fórum inaugurado em janeiro deste ano, os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul mobilizaram uma reunião na quinta-feira (16), com o presidente, Paschoal Carmello Leandro e com o prefeito de Coronel Sapucaia, Rudi Paetzold (MDB), para discutir o assunto.

Atendendo a solicitação dos parlamentares, o desembargador decidiu prorrogar por um mes, o fechamento da unidade. O presidente da AL/MS, deputado Paulo Corrêa, explicou que o grupo tentará manter aberto o fórum e já solicitou apoio dos senadores de Mato Grosso do Sul. 

"Nossa primeira agenda será com o governador Reinaldo Azambuja e depois com nossos representantes no senado. Eles já sinalizaram que vão recorrer ao ministro da Justiça, Sérgio Moro e o presidente, Jair Bolsonaro", esclarece. 

Também participaram da reunião os deputados Pedro Kemp (PT), Coronel David (PSL), Londres Machado (PSD) e Eduardo Rocha (MDB)

POSIÇÃO TJ/MS

No entendimento de Carmello, a reunião foi produtiva e considera importante que os poderes Judiciário, Legislativo e Executivo busquem juntos, uma solução para o impasse. 

“Nossa decisão de desativar a comarca, pelo menos temporariamente, é justamente em razão da falta de segurança. É uma fronteira bastante perigosa e nós precisamos a compreensão de nossas autoridades para garantir segurança aos funcionários do Fórum e a toda população de Coronel Sapucaia”, argumenta.

O prefeito Rudi Paetzold deixou a reunião com certo alívio. “A população de Coronel Sapucaia estava muito preocupada com o fechamento do fórum”, disse o gestor municipal, que considerou que houve, na reunião, avanço significativo para solucionar o problema. "Se caso esse fórum fechar será uma perda enorme para nossa cidade. Nós, que estamos na fronteira, precisamos muito essa situação seja resolvida”, completou.

MANIFESTAÇÃO

No dia 7 de maio, representantes do comércio, poder público e população realizaram uma manifestação pedindo apoio do governo do estado, no sentido de aumentar a segurança pública na cidade. Atualmente, uma viatura e quatro policiais cuidam da segurança da cidade que soma quase 15 mil habitantes. 

*Com informações da Ascom Assembleia Legislativa

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Obra promete tratamento aprofundado sobre Direito Tributário
LANÇAMENTO

Obra promete tratamento aprofundado sobre tributos

Radares começam a multar em mais cinco pontos da Capital
FISCALIZAÇÃO

Radares começam a multar em mais cinco pontos da Capital

Com administrativo em greve, alunos <br>e pais preenchem “vaga” de grevistas
SEM FUNCIONÁRIOS

Com greve, alunos preenchem “vaga” de grevistas em escolas

Após motim, agentes apreendem armas artesanais em presídio
PENITENCIÁRIA DE DOURADOS

Após motim, agentes apreendem armas artesanais em presídio

Mais Lidas