Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

ABSTENÇÃO

Fez o Enem? Veja quantos candidatos faltaram ao 1º dia de prova

Próximo fim de semana terá a segunda rodada de provas

4 NOV 19 - 09h:52RICARDO CAMPOS JR.

Em Mato Grosso do Sul, 17.655 inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) faltaram ao primeiro dia de provas, nesse domingo (3). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o montante resulta em uma abstenção de 25,1%.

O índice foi o quinto maior no Brasil. O estado campeão em faltas foi o Amazonas, com 31,1% de ausência, seguido pelo Mato Grosso (25,9%), Roraima (25,3%) e Rondônia (25,2%). Quem não conseguiu fazer a prova por conta de problemas logísticos, como desastres naturais, falta de energia, etc poderá pedir a reaplicação do exame, agendado para os dias 10 e 11 de dezembro.

Em todo o Brasil havia 5.095.388 inscritos no Enem, dos quais 3.920.638 foram fazer o exame, o que resulta em um porcentual de presença de 77% e de 23% de ausência (1.174.750 de candidatos). O Inep informou que esses dados são preliminares. Os definitivos serão aplicados pelo consórcio aplicador da prova na divulgação dos resultados.

Foram eliminados 376 candidatos, resultado das novas regras para garantir a segurança. A principal delas foi em relação à proibição de emissão de sons por aparelhos eletrônicos, mesmo dentro do envelope porta-objetos fornecido pelos fiscais de prova. Nesse número, também estão pessoas que se negaram a ser identificadas por biometria, por exemplo.

COMO FOI A PROVA

Calor, tempo seco, medo de perder o horário e a vontade de fazer a tão sonhada faculdade. Tudo isso marcou o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Os portões dos locais de prova abriram pontualmente às 11h e fecharam ao meio-dia no horário local. Os candidatos precisaram ter muita atenção quanto ao relógio, já que as informações oficiais sobre a prova sempre usam o horário de Brasília.

Essa confusão fez Denner Pereira Bento, 17 anos, perder a prova. “Achei que o portão fechava 13h no horário de Mato Grosso do Sul. Me confundi com o horário de Brasília”, disse o garoto.

Quem chegou com antecedência enfrentou calor de 33°C com sensação térmica de 37°C segundo o meteorologista Natálio Abrão, da Uniderp. Faltou espaço para acomodar tanta gente na sombra. Muitos se espremiam embaixo das árvores e nos abrigos dos pontos de ônibus e alguns tiveram que esperar no sol.

Todos correram para dentro da universidade assim que liberados não apenas para encontrar a sala, mas para aproveitar os condicionadores de ar das salas e se refrescarem um pouco.

Quem gostou do calor foram os vendedores de plantão. Além de acadêmicos de vários cursos angariando fundos para formaturas, associações atléticas e centros acadêmicos, houve ainda os ambulantes que além das bebidas também ofereciam “geladinhos” para aliviar o calor dos candidatos.

A REDAÇÃO

Tema do texto dissertativo-argumentativo (Democratização do acesso junto ao cinema no Brasil) surpreendeu os candidatos. Estudantes que fizeram a prova na Capital foram unânimes ao afirmar ao Correio do Estado que apostavam em outros temas mais em evidência atualmente.

O tema foi divulgado após às 12h30, no horário local, quando o exame começou a ser aplicado em todo o país.

No próximo domingo (10), são cinco horas para responder às questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática, totalizando 180 perguntas. O acesso às salas é liberado com a apresentação de documento de identidade oficial com foto.

 

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Escola que atende indígenas será fechada para ser sede da Fundesporte
EDUCAÇÃO

Escola que atende indígenas será fechada para ser sede da Fundesporte

No Cepol, adolescentes infratores não vão se misturar com suspeitos adultos
NOVA 'DEPAC PIRATININGA'

Jovens infratores não vão se misturar com adultos no Cepol

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio de R$ 14,2 milhões
LOTERIA

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio de R$ 14,2 milhões

Treinamento em shopping tem resgate de helicóptero e desarmamento de bomba
SIMULAÇÃO

Treinamento em shopping
tem resgate de helicóptero e desarmamento de bomba

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião