Cidades

CIÊNCIA

A+ A-

Estudantes sul-mato-grossenses são selecionados em competição da NASA

Projeto propõe coleta de lixo em alto mar

Continue lendo...

Egressos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) , do campus de Campo Grande venceram a etapa local do Nasa Internacional Space Apps Challenge, na Capital. A competição, um hackathon - maratona de inovação tecnológica - é promovido pela Agência Espacial Americana (Nasa) e propõe uma série de desafios aos participantes. 

A equipe Toguro, formada pelos estudantes Enzo Paiva, Alan Silva, Vinícius Petini e Cezar Alves, ficou em primeiro lugar com o projeto "Posseidon – Sistema de Monitoramento de Poluição dos Mares e Oceanos Via Satélite". A proposta é fazer uma coleta de lixo mais precisa em alto mar e o projeto analisa a clorofila das plantas presentes na água por meio de ferramentas fornecidas pela Nasa.

“Foi uma experiência completamente diferente porque lidamos com desafios mundiais e espaciais para a melhora do mundo em que vivemos, e ainda utilizando tecnologias que nós nunca imaginamos chegar perto como, por exemplo, a manipulação de dados por satélite”, ressalta Enzo. 

O segundo lugar na competição foi conquistado pela equipe Cefas sem Clã, formada pelos estudantes Gabriel Braga, Gabriel Vilas Boas, Igor Alessandro e Luka Lickaj, com o projeto "M!UVe - Aplicativo Automatizado de Monitoramento Inteligente de Raios UV tipo A, B e C". Com base na experiência do usuário, o aplicativo considera o tempo de exposição ao sol, indicando os horários em que é necessária maior proteção. O programa também aponta qual tipo de protetor solar ideal.

“Nosso aplicativo colhe dados de incidência UVA a partir de uma interface de programação de aplicativos que a Nasa disponibilizou. A partir da localização do usuário, calcula-se o tempo seguro de exposição ao sol, de acordo com o tom de pele e a atividade desempenhada, no período do dia analisado”, explica Gabriel Braga.

COMPETIÇÃO

As duas equipes ganharam medalhas. A maratona, realizada entre os dia 18 e 20 de outubro, em Campo Grande, reuniu 11 equipes, sendo oito do IFMS - duas de Corumbá, três de Dourados e três de Campo Grande.

O hackathon foi organizado pelo professor de Informática do IFMS, Jiyan Yari. “É um evento diferenciado, realizado em mais 300 cidades do mundo ao mesmo tempo. As exigências técnicas são muito grandes e toda a estrutura – alimentação, local e camisetas, por exemplo – é de responsabilidade da organização local, com o apoio de parceiros”, disse. 

Os projetos apresentados como solução para os desafios propostos foram avaliados por três pós-doutores. Os vencedores foram encaminhados para uma avaliação em nível nacional e terão os aplicativos implementados pela Nasa. Posteriormente, serão avaliados pela agência. Eles também farão uma visita aos Estados Unidos para trabalhar com a equipe Nasa.

HACKATHON

Buscar em tempo recorde soluções de programação para os mais diversos problemas. Essa é a proposta de um hackathon, modalidade de competição que promove uma maratona intelectual por inovações e desenvolvimento tecnológico.

Os participantes são convidados a resolver desafios reais desenvolvidos pela Nasa. São avaliados impacto, apresentação, qualidade do produto e a criatividade empregada na solução. A ideia é entender que tipo de problema o projeto resolve, a capacidade de comunicação da equipe, a inovação proposta e a facilidade de uso da tecnologia.

A competição da Nasa foi realizada simultaneamente em mais de 80 países. No total, foram registrados 1.375 projetos em 2019, segundo informação disponibilizada na página da competição.

Cotidiano

Com 300 doses disponíveis, vacinação contra dengue deve acabar nesta semana

Aproximadamente 130 doses estão sendo aplicadas por dia; segundo a expectativa da pasta é que a vacinação se encerre até o final desta semana.

23/04/2024 18h15

Gerson Oliveira/

Continue Lendo...

As vacinas contra a dengue com prazo de validade até 30 de abril e que estão disponíveis pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) devem ser aplicadas até o final desta semana. A expectativa da pasta é que nenhuma dose deve ser descartada em Campo Grande. 

De acordo com a secretária, cerca de 130 doses estão sendo aplicadas por dia nos postos de saúde da cidade. Por causa disso, a expectativa é que todas as doses que estão perto do vencimento sejam aplicadas até sexta-feira (26).

A baixa procura do imunizante em Mato Grosso do Sul levou o Ministério da Saúde a informar aos municípios para ampliar a idade de vacinação. Segundo a pasta, pediu para todas as cidades priorizar a faixa etária entre 6 e 16 anos, mas com imunização ampliada para pessoas entre 4 e 59 anos. 

A medida foi tomada para reduzir a perda de doses que estão perto do vencimento, cabendo a cada município definir a estratégia de aplicação.  As doses que estão sendo utilizadas vencem no dia 30 de abril. 
 
Segundo a Sesau, em Campo Grande tem cerca de 300 doses estão espalhadas pelos postos de saúde da Capital. 

 

Assine o Correio do Estado.


 

GOL-JUSTIÇA

Cão é levado para estado errado e morre após falha em transporte da Gol

Um cachorro de 4 anos morreu durante uma falha no transporte aéreo da Gollog, empresa da companhia aérea Gol, nesta segunda-feira (22)

23/04/2024 17h45

Em nota, a Gol informou que houve "uma falha operacional" no transporte do animal e disse lamentar o ocorrido Divulgação Rede Social

Continue Lendo...

Joca, um cão da raça Golden Retriever, deveria ser levado do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) para Sinop (MT), onde seu tutor o aguardava, mas foi parar em Fortaleza. Após a constatação do erro no destino do animal, ele retornou a Guarulhos, mas chegou morto no aeroporto em São Paulo.

Família acusa a Gol de negligência. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Marcia Martin, mãe de João Fantazzini, tutor do animal, diz que a empresa não chamou nenhum veterinário para avaliar o cão. A família também diz que Joca teria sido deixado dentro do canil, na pista, sob o sol.

"Olha aqui, cachorro do meu filho, saiu para ir para Sinop, um irresponsável enviou ele para Fortaleza, não contente, mandaram de voltar sem nenhuma avaliação de um veterinário, o cachorro está aqui dentro, morto. Eles mataram um Golden de 4 anos", disse Marcia Martin.

Tutor desabafou e disse que cão foi assassinado. "O meu amor foi assassinado, minha melhor escolha, amor da minha vida. Você foi muito novo. Eu me lembro do dia que eu te peguei e a nossa conexão foi momentânea. Meu filho, me perdoa por ter sido egoísta de querer você ao meu lado. Você é o amor da minha vida para sempre. Minha saudade vai ser diária. Saudades de dar a sua maçã toda manhã, levar você para a piscina e de cuidar de você diariamente. Obrigado por tudo meu companheiro", escreveu João em postagem no Instagram.

"FALHA OPERACIONAL", DIZ GOL

Em nota, a Gol informou que houve "uma falha operacional" no transporte do animal e disse lamentar o ocorrido. A empresa também afirmou que o cão recebeu cuidados, mas, "infelizmente, logo após o pouso do voo em Guarulhos, vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal".

Gol também disse que instaurou sindicância interna para apurar o ocorrido. "A Companhia está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor e a apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade total pelo nosso time. Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação".

VEJA A ÍNTEGRA DA NOTA DA GOL

A GOL lamenta profundamente o ocorrido com o cão Joca e se solidariza com a dor do seu tutor. A Companhia informa que o cão Joca deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo 1480 do dia 22/04, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR).
Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o Joca. 

A equipe da GOLLOG na capital cearense desembarcou o Joca e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do Joca sendo acomodado de volta na aeronave. Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos (GRU), vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal. 

A Companhia está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor e a apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade total pelo nosso time. Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).