Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

PROVA

Na véspera da segunda etapa do Enem, foco principal é na revisão

Segunda fase terá 90 questões de biologia, física, química e matemática

9 NOV 19 - 12h:39ALÍRIA ARISTIDES

Após a primeira etapa do Enem do último domingo (3), muitos candidatos preferem descansar antes da segunda fase, que acontece amanhã (10). Outros recorrem à revisão dos tópicos estudados ao longo da preparação para a prova, como é o caso dos alunos que participaram da 32ª edição do aulão preparatório gratuito realizado pela Subsecretaria de Políticas para Juventude de Campo Grande, ligada à Prefeitura da Capital. 

No Mato Grosso do Sul, ao todo 70.396 pessoas se inscreveram para fazer o Enem. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 17 mil inscritos do Estado se ausentaram no primeiro dia da avaliação, o que corresponde a 25% de abstenção. Apesar de não valer para utilização de notas, os inscritos que faltaram no domingo passado podem realizar o exame como forma de autoavaliação.

No segundo domingo da prova, os candidatos enfrentam as provas de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e de Matemática e Suas Tecnologias. Ao todo, serão 90 questões abordando biologia, física, química e a temida matemática. A nota da prova serve como critério de admissão em universidades públicas do País, seja entrada direta ou por meio do ProUni, Sistema Unificado de Seleção (Sisu) ou Fies.    

Com o intuito de oferecer preparação para alunos que não possuem condições de custear um curso preparatório, ao longo do ano a Subsecretaria de Políticas para Juventude disponibiliza aulas gratuitas com o conteúdo cobrado na avaliação, principalmente para jovens da rede pública de ensino. No aulão que aconteceu na manhã de hoje na Faculdade Uniderp, o foco principal era revisão e possíveis dúvidas dos estudantes. De acordo com Fernanda Ruiz, representante da subsecretaria presente na aula, cerca de 80 alunos participaram do evento. “O número de participantes hoje foi menor porque muitos preferem ficar em casa e descansar. Mas a revisão também é uma boa ferramenta”, explica.  

Segundo o subsecretário do órgão, Maicon Nogueira, nos 3 anos em que as aulas estão sendo administradas cerca de 1800 estudantes foram beneficiados. “A Secretaria tem dois focos principais, promover o protagonismo e emancipação desses jovens. Muitos não teriam a oportunidade de se preparar como alunos de escolas particulares, nosso intuito é oferecer a chance deles se preparem”, afirma. 

Através da parceria com 64 professores voluntários de diversas áreas do conhecimento, é possível administrar o conteúdo cobrados no Enem. Participante regular do projeto, Gabrielli Ferrandin, 17 anos, afirma que a revisão é importante para desenvolver confiança. Proveniente de escola pública, a aluna acredita estar preparada para as 90 questões de exatas e biológicas da segunda etapa da prova. “Acho que tive um bom desempenho na primeira etapa. Agora para a segunda revisei vários conteúdos que focaram aqui nas aulas. Sou melhor na parte da biologia, já as exatas dá uma insegurança, mas estou confiante”, afirma a estudante que pretende cursar Direito ou Medicina.

Maria Fernanda Medina, de 17 anos, afirma que pretende se sair bem na segunda etapa e conseguir uma vaga para os curso de Arquitetura ou Psicologia, “Vim para revisar e tirar dúvidas mais recorrentes, o aulão é mais pra isso. Sou melhor nas humanas, mas é necessário estudar tudo. Não estou nervosa, só um pouco insegura, mas o aulão já ajuda a ter mais segurança”. Sobre a redação com o tema etapa que aconteceu no domingo passado, 

Futura estudante de medicina veterinária, Millena dos Santos, também de 17, afirma que a maior dificuldade no domingo passado foi a redação, que teve o tema inesperado “Democratização do acesso junto ao cinema no Brasil”. “Fiquei nervosa com a redação, esperava outros temas. Mas fui corrigir e acho que não fui tão mal. Agora na segunda parte o que tem mais peso para o curso que quero são as biológicas, vou focar bastante nisso. A matemática que lute”, brinca. 

SERVIÇO

Além dos aulões, a Subsecretaria de Políticas para Juventude oferece ao todo 15 cursos preparatórias para pessoas interessadas em se inserir no mercado de trabalho, com idade mínima de 15 anos. Entre os cursos disponíveis, estão os de marketing digital, auxiliar administrativo, pacote office e vendas. Para realizar a inscrição nos cursos, o candidato pode entrar em contato através do número (67) 991550831 ou ir até a sede da subsecretaria, localizada no endereço Rua 15 de novembro, 532, Centro. Os cursos são totalmente gratuitos e sem idade máxima para inscrição. 

GUIA DO ENEM 2019

As regras para o segundo dia de provas são as mesmas do primeiro dia. Correio do Estado preparou um guia para tirar suas dúvidas. Veja dicas e saiba o que é permitido e proibido no dia da prova. 

- Devido ao fuso horário, o candidato deve ficar atento aos horários de fechamento dos portões. Como informado acima,  no Estado, portões dos locais de prova serão abertos às 11h e fechados ao meio-dia. 

- O local de aplicação da prova é o mesmo onde o candidato realizou o exame no último domingo.  

- Mesmo já conhecendo o trajeto, é importante verificar com antecedêcia a logística e sair de casa com bastante antecedência para evitar imprevistos.

- O cronograma de estudo varia para cada participante, mas faltando pouco para o exame, a dica é apenas revisar o conteúdo para estar com a mente descansada e ter maior concentração no dia da prova. 

- É obrigatório que o candidato apresente documento oficial de identificação com foto, que pode ser RG, passaporte, carteira nacional de habilitaçaõ ou outros documentos que constam no edital. O documento deve ser apresentado em seu original e não serão aceitas cópia autenticada ou versão eletrônica.

- O candidato pode levar celular, mas o uso é proibido durante o teste e equipamento, assim como outros pertences que o estudante levar devem ser guardados em envelope porta-objetos que ele receberá antes de entrar na sala de aplicação do exame. Os equipamentos eletrônicos devem ser guardados desligados e, caso haja qualquer sinal de funcionamento, o candidato é excluído. O envelope será lacrado, identificado e mantido sob a carteira até a saída definitiva da avaliação.

- Para fazer a prova, é permitido apenas o uso de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Caso o gabarito seja preenchido com caneta de outra cor, o candidato é eliminado. Isto porque o leitor que faz a correção da prova reconhece apenas a cor preta. Quanto ao material transparente, é medida para evitar que o candidato guarde colas no tubo da caneta.

- Apesar de ser permitido apenas o uso de caneta preta, não há limitação no número de canetas que o candidato pode levar e é recomendado levar uma ou mais de reserva para evitar problemas por conta de falhas, por exemplo.

- Na sala de provas, não é permitido que o candidato porte ou use boné, fones de ouvido, relógio, óculos escuros, calculadoras, pen drive, livros, folha de rascunho, chaves, lápis, corretivo, borracha, armas de qualquer espécie, entre outros.

- Lanches e bebidas são permitidos para consumo durante a prova, mas todos os alimentos passam por avaliação do aplicador do exame.

- Assim que receber o cartão de provas, é imprescindível se concentrar para fazer o exame e preencher tudo corretamente. Leia as questões com atenção e tenha atenção redobrada ao passar as respostas do rascunho para o gabarito. Não são permitidas rasuras. Faça a prova no seu tempo, mas fique atento ao tempo de duração para não correr o risco de não conseguir terminar.

- Gabarito oficial será divulgado pelo Inep no dia 13 de novembro, no site e aplicativo do Enem e no Portal do Inep.

- Resultados individuais serão divulgados em janeiro de 2020. Para acessar, é necessário o CPF do candidato- Já para os treineiros, que fazem o Enem para autoavaliação de conhecimentos, a divulgação será 60 dias após os resultados individuais.

Todas as informações individuais, como cartão de confirmação, local de prova e posteriormente os resultados, estão disponíveis em edital no site do Inep.

 

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Escola que atende indígenas será fechada para ser sede da Fundesporte
EDUCAÇÃO

Escola que atende indígenas será fechada para ser sede da Fundesporte

No Cepol, adolescentes infratores não vão se misturar com suspeitos adultos
NOVA 'DEPAC PIRATININGA'

Jovens infratores não vão se misturar com adultos no Cepol

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio de R$ 14,2 milhões
LOTERIA

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio de R$ 14,2 milhões

Treinamento em shopping tem resgate de helicóptero e desarmamento de bomba
SIMULAÇÃO

Treinamento em shopping
tem resgate de helicóptero e desarmamento de bomba

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião