Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

RECEITA FEDERAL

Estudantes de MS participam
de programa de educação fiscal

Segunda edição do Projeto ‘Conhecendo a Alfândega’ retorna nesta segunda

15 ABR 19 - 09h:16BRUNA AQUINO

Alunos de escolas estaduais e municipais participam, a partir desta segunda-feira (15), da 2ª edição do projeto “Conhecendo a Alfândega”. A iniciativa integra o cronograma de ações do Programa de Educação Fiscal de Mato Grosso do Sul (PNEF/MS), da Secretaria Estadual de Fazenda (SEFAZ), neste ano. No total serão no máximo 44 estudantes por visita que acontecerão sempre às segundas-feiras durante o mês de abril e novembro.

Alunos de 30 escolas, sendo 15 estaduais e 15 municipais visitarão as dependências da Receita Federal onde serão disponibilizados palestras e vídeos com informações complementares sobre patrimônio público, a importância dos portos e aeroportos para a sociedade, bem como a função socioeconômica dos tributos, dos controles federais e controle social dos gastos públicos.

De acordo com o chefe da Unidade de Educação Fiscal da Sefaz, Amarildo Cruz, alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e estudantes matriculados no 1º, 2º e 3º ano do ensino médio de escolas públicas vão participar do projeto. Conforme Amarildo Cruz, a iniciativa consiste em levar conhecimentos básicos de cidadania para os alunos: “O projeto é importante, pois vai tratar de assuntos relevantes como por exemplo a importância do pagamento de impostos e o exercício da cidadania em exigir, principalmente da administração pública, bons serviços no retorno dessa contribuição que é feita para o financiamento do Estado Brasileiro”, explicou.  

De acordo com o secretário Adjunto de Educação de MS, Édio de Castro, a participação dos alunos no projeto é essencial para o aprendizado. “É importante a participação dos nossos estudantes no projeto, uma vez que a temática aborda conhecimentos necessários ao exercício consciente da cidadania e oferece conhecimentos sociais e políticos. Com este projeto pretendemos alcançar também a família, ressaltando que cada tributo arrecadado reverte em benfeitorias para o nosso Estado”, disse.

PROJETO

O projeto ‘Conhecendo a Alfândega’ teve início em 2018 e está sendo realizado por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) – pela Unidade de Educação Fiscal, entre a Secretaria de Estado de Educação (SED), Receita Federal do Brasil, Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Secretaria de Estado de Administração (SAD), Consórcio Guaicurus, Sindicato dos Fiscais Tributários de MS e Sindicato dos Analistas Tributários da Receita Federal do Brasil/MS.

Ao fim do projeto, as escolas farão uma oficina com o intuito de relatar ou apresentar as experiências e os trabalhos de Educação Fiscal desenvolvidos nas escolas. As unidades educacionais participantes serão diplomadas e incluídas no rol de Escolas-Parceiras do PNEF junto à Alfândega.

*Com informações da assessoria

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Segunda etapa da campanha de vacinação começa nesta segunda
GRIPE

Segunda etapa da campanha de vacinação começa segunda

Feriado sem mortes, mas 1,6 mil são autuados por excesso de velocidade
RODOVIAS FEDERAIS

Mais de 1,6 mil são autuados por excesso de velocidade

Pacientes esperam até 6 horas por atendimento em CRS da Coophavilla
SAÚDE

Pacientes esperam até 6 horas por atendimento em CRS

Frente fria passa pelo Estado e temperaturas caem nesta segunda
TEMPO

Frente fria passa pelo Estado e temperaturas devem cair

Mais Lidas