Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

OBRIGATORIEDADE

Empresas de transportes são autuadas por não concederem benefícios a idosos

Três empresas foram autuadas; fiscalizações continuam na semana que vem

18 ABR 19 - 09h:14BRUNA AQUINO

No intuito de verificar o cumprimento das normas de atendimento aos passageiros, principalmente a liberação de gratuidade de passagens para idosos e portadores de necessidades especiais, a equipe da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon), realizou fiscalização na rodoviária de Campo Grande tendo registrado desobediência em várias empresas que prestam serviços de transportes intermunicipais e interestaduais.

De acordo com o Superintendente do Procon, Marcelo Salomão, ações serão realizadas até o final da semana e na semana que vem para autuar empresas que não estão cumprindo a lei. “Vamos combater essa prática, porque é inadmissível que a lei não consegue ser cumprida por força de alguns detalhes que é a questão de ônibus leitos e convencionais. Nós temos um debate muito grande no Ministério Público Federal, vamos continuar nessa ação, já antecipo que faremos outra na semana que vem, precisamos inibir essa prática. Lembrando que a concessão do idoso, caso a poltrona esteja preenchida, o consumidor idoso tem o direito a pagar o 50% da passagem e nem isso nós estamos conseguindo identificar nas denúncias realizadas pelos consumidores”, disse.

Do total fiscalizado, de seis transportadoras, três foram autuadas por não cumprirem o que determina a legislação em relação à concessão do benefício, uma linha explorada recebeu dois autos de infração.

Conforme fiscalizado por servidores do Procon, uma das empresas, que explora linhas para a região Sul do país disponibiliza 13 horários semanais para Itapema e igual número para Rio do Sul, ambos municípios em Santa Catarina, mas não disponibiliza passagens 100% gratuitas para os potenciais beneficiários. De acordo com o que foi detectado pela equipe do Procon Estadual, só em relação a um horário semanal (aos sábados) há disponibilidade do benefício e, mesmo assim, para Rio do Sul, não existe até o fim do mês de maio enquanto para Itajaí, somente após o dia 26 de junho próximo.

Outras duas empresas autuadas por motivos idênticos. No caso, além do alvará de funcionamento estar vencido desde fevereiro de 2017, a empresa que dispõe de sete linhas semanais entre Campo Grande e Cuiabá, libera apenas uma poltrona em um dos horários (às quintas-feiras). Também nesse caso, com desconto parcial e, segundo informações só após o dia 16 de maio.

Em outra, a situação não foi diferente. O trajeto verificado ligando Campo Grande a Itajaí, Santa Catarina, é feito oito vezes por semana sendo o benefício concedido apenas duas vezes por semana (quinta-feira e sábado) e, como nas demais empresas, apenas em ônibus convencionais e não dispõe do benefício para os próximos 30 dias úteis.


*Com informações da assessoria

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Governador comemora geração de empregos com retomada da UFN3
PRODUÇÃO DE INSUMOS

Governador comemora geração de empregos com retomada da UFN3

Universitários protestam contra escolha de reitora na UFGD
EDUCAÇÃO

Universitários protestam contra escolha de reitora na UFGD

Jovem encontrada morta em milharal tem 18 anos e estaria grávida
BRUTAL

Jovem morta em milharal tem 18 anos e estaria grávida

Semana começa com 121 vagas de emprego na Funtrab
OPORTUNIDADES

Semana começa com 121 vagas de emprego

Mais Lidas