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Em meio a incertezas sobre concessão, BR-163 completa 50 anos hoje

Criação da rodovia trouxe desenvolvimento para região de MT que atualmente é MS

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O trecho da BR-163 entre Nova Alvorada do Sul e Campo Grande completa 50 anos de inauguração hoje. A construção da rodovia trouxe desenvolvimento para o então estado de Mato Grosso, se tornando uma rota para o escoamento da produção. Atualmente, a BR vive impasse por conta de problemas na sua concessão.

Na edição do dia 13 de dezembro de 1969, o Correio do Estado noticiava a inauguração da rodovia, que contou com a presença do então presidente, Emílio Garrastazu Médici, e do general João Batista Figueiredo, que era chefe do gabinete da Casa Militar.

O trecho inaugurado era formado por 115 km, que ligavam Campo Grande ao entroncamento (a cidade de Nova Alvorada do Sul ainda não existia) com a BR-267, que também havia sido construída. A rodovia saía do entroncamento e chegava até a ponte sobre oRio Paraná, na divisa com São Paulo, e tinha 247 km. O caminho todo contava com 362 km de extensão.

Segundo o engenheiro civil Claudeir Alves Mata, que foi responsável pela construção de alguns lotes da obra, a importância da abertura da estrada pôde ser sentida pelos moradores da região pouco tempo depois da inauguração.
“O desenvolvimento do Centro-Oeste do Brasil começou com a construção dessa rodovia. Para se ter uma ideia, a cúpula do governo federal, que na época era do Exército, estava presente na inauguração”, contou o profissional, que esteve presente no evento.

OBRA

Hoje o engenheiro atua como relações institucionais da concessionária CCR MSVia e destaca detalhes do evento. “Naquela época, a rodovia começava na rotatória da Coca-Cola e a inauguração foi feita onde hoje é o terminal de ônibus Guaicurus, em frente à secretaria de obras”.

Os mais de 300 quilômetros em Mato Grosso do Sul foram construídos com a ajuda de aproximadamente 1,5 mil funcionários, todos de empresas de fora, já que na região não havia empreiteira com qualificação para esse tipo de obra. De acordo com o engenheiro, como a região não era habitada, os trabalhadores moravam em acampamentos improvisados, montados próximos da construção. 

Os funcionários trabalhavam 30 dias seguidos, sem descanso, e depois passavam de dois a três dias com a família e retornavam. “Era um trabalho diário, sábado, domingo, feriado, mas era interessante para eles, porque a remuneração era boa”, contou Mata.

A obra começou de fato a ser construída em 1966 e levou três anos para o trecho ser concluído. O engenheiro enfatiza que chegou a morar dois anos à beira de um córrego, em Nova Alvorada do Sul, em um acampamento. “Naquela época, levavam-se seis horas para chegar daquele ponto até Campo Grande. Tinha dificuldade de apoio, não tinha a facilidade que tem hoje de comunicação, todos se comunicavam dos acampamentos com a sede por meio de rádio. Peças de máquinas também não eram uma coisa fácil e rápida de conseguir. À medida que nós fomos subindo foi ficando ainda mais complicado”, explicou.

Segundo Mata, apesar de ter 50 anos de criação, a BR-163 continua do mesmo jeito desde a sua inauguração. “O que existe hoje é o que foi elaborado há 50 anos, obviamente que houve intervenções por conta do desgaste do tempo, mas a rodovia é a mesma”.

DESENVOLVIMENTO

Os trechos inaugurados em 1969 custaram para o governo federal 125 milhões de cruzeiros novos, moeda da época. “Foi um investimento importante do governo federal, com o objetivo de criar condições econômicas para a região. A partir dali, o Estado começou a se desenvolver”.

Segundo o engenheiro, na época, se achava que a terra em Mato Grosso não seria fértil para a agricultura e também não poderia ser usada na pecuária. “Foi um momento que a tecnologia também se desenvolveu e veio para cá para se aproveitar essas terras. A Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária] foi criada aqui, então isso foi um marco”.

IMPASSE

Após 45 anos nas mãos do governo federal, o trecho passou para responsabilidade da concessionária CCR MSVia, que deveria duplicar completamente 845,4 km previstos na concessão da BR-163. Porém, recentemente, o diretor-presidente da empresa, José Márcio Silveira, disse que a concessão da BR-163 se tornou insustentável, o que levou à interrupção da obra de duplicação e ao imbróglio da redução do preço da taxa de pedágio, que é de responsabilidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

“O interesse da CCR é buscar soluções e continuar prestando esse serviço”, defendeu o diretor-presidente durante audiência pública realizada em outubro deste ano, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems).

Para sustentar a paralisação do serviço, foi apresentado relatório financeiro da concessionária, que, de abril de 2014 a setembro deste ano, teve despesas de R$ 2,9 bilhões e receitas de R$ 1,2 bilhão. Essas receitas são provenientes da arrecadação do pedágio e das chamadas receitas acessórias.

O episódio mais recente desse imbróglio foi a redução do valor pago no pedágio. Decisão judicial havia reduzido em até 54,27% o valor para circular na via, entretanto, a empresa conseguiu reverter a decisão e manteve o preço do pedágio.

"Vacina no braço"

Casos de Síndrome Aguda Respiratoria Grave aumentam em Campo Grande

Conforme o boletim da InfoGripe divulgado nesta quinta-feira (18) os casos de síndrome gripais aumentaram na Capital; a recomendação é que os grupos prioritários tomem vacina

18/04/2024 18h15

Os indicativos correspondem a semana Epidemiológica (SE-15), entre os dias 7 e 13 de abril, considerando dados dispostos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe Gerson Oliveira / Correio do Estado

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Campo Grande está entre outras 19 Capitais que apresentaram aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), conforme boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (18), pela Fiocruz. 

 O relatório apontou que aumentou o número de pessoas internadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de Influenza A (vírus da gripe) e o vírus respiratório (VSR).

"Na presente atualização observa-se que 19 das 27 capitais apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo (últimas 6 semanas) até a semana 15: Aracajú (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), plano piloto e arredores de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA) e São Paulo (SP)", indica o relatório.

Divulgação InfoGripe

A Covid-19 segue em queda e em alguns Estados permanece em níveis baixos de incidência. Os dados apontam que a disseminação da Síndrome Respiratória Aguda Grave, de Influenza A e o vírus respiratório para as próximas semanas em 19 Estados e Mato Grosso do Sul pode apresentar aumento nas próximas semanas. 

Os indicativos correspondem a semana Epidemiológica (SE-15), entre os dias 7 e 13 de abril, considerando dados dispostos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe).

Segundo o pesquisador do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, para impedir o crescimento dos casos o público alvo deve procurar a unidade de saúde mais próxima e tomar a vacina contra a influenza. 

“Para o vírus da gripe, a gente conta com vacina e campanha de vacinação em todo o país. Então quem é grupo de risco, deve buscar o posto de saúde para se vacinar. A vacina da gripe, tal qual a vacina da Covid, têm como foco diminuir o risco de agravamento de um resfriado, que pode acabar desencadeando uma internação e até, eventualmente, uma morte. Ou seja, a vacina é simplesmente fundamental. Em relação ao VSR, a rede privada tem uma vacina já disponível para idosos, que também é muito importante, já que embora o risco do VSR seja muito maior nas crianças pequenas, a gente também observa internações nos idosos”, explica Marcelo Gomes.

A recomendação do pesquisador para pessoas que apresentem sintomas gripais usem máscara de qualidade as recomendadas são: N95, KN95, PFF2; no caso de sair de casa para procurar atendimento médico em unidades de saúde. 

Veja outros Estados com tendência de aumento da Síndrome Respiratória Aguda Grave:

  •  Acre;
  • Alagoas;
  • Amazonas;
  • Bahia;
  • Ceará;
  • Distrito Federal;
  • Goiás;
  • Maranhão;
  • Minas Gerais;
  • Pará;
  • Paraíba;
  • Paraná;
  •  Pernambuco;
  • Rio Grande do Norte
  • Rio Grande do Sul;
  • Rio de Janeiro;
  • Santa Catarina;
  • Sergipe;
  • São Paulo;
  • Tocantins;

Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul a incidência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em decorrência da Covid-19 apresenta queda. 

No país

Somente em 2024, óbitos ligados a SRAG foram registrados  2.322 óbitos, sendo 1.411 (60,8%)
com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 728 (31,4%) negativos, e ao
menos 78 (3,4%) aguardam resultado.

Casos positivos

  • 12,3% Influenza A;
  •  0,1% Influenza B;
  •  3,1% vírus sincicialrespiratório (VSR);
  •  81,7% SARS-CoV-2 (COVID-19);

 

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Prazos

Mais de 68 mil pessoas poderão concluir o processo de obtenção da CNH até 31 de dezembro em MS

Os processos para retirada da CNH, que foram prorrogados por mais 12 meses, foram interrompidos em 2019

18/04/2024 17h50

Foto: Rachid Waqued

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De acordo com a deliberação nº271/2023, todos os processos de habilitação ativos até dezembro de 2023 tiveram o prazo de conclusão ampliado para 31 de dezembro de 2024.

De acordo com o levantamento do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), mostra que 8,6 mil processos estão parados na etapa de agendamento teórico, enquanto  12,6 mil na etapa de agendamento do exame prático de duas rodas. 

Ainda de acordo com o departamento de trânsito, 14,3 mil veículos estão na fase de agendamento prático de quatro rodas.Os demais são alunos que se encontram na fase de exames de saúde e ainda não chegaram na etapa de aulas.

O aviso do Detran é para as pessoas que ainda tem interesse em dar andamento ao processo procurem os seus respectivos CFC (Centro de Formação de Condutores) e não deixem para fazer isso perto do prazo expirar.

Ainda segundo o órgão, uma notificação eletrônica será encaminhada para os cidadãos que se qualificarem para a prorrogação. O alerta será enviado ao e-mail cadastrado no sistema durante a inscrição. Não haverá necessidade de efetuar novos pagamentos ou emissões de novas guias.

 

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