Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

EDUCAÇÃO

Em Mato Grosso do Sul, mais de mil presos irão fazer o Enem nesta semana

Exame para os privados de liberdade será aplicado na terça e quarta-feira

9 DEZ 18 - 15h:14GLAUCEA VACCARI

Em Mato Grosso do Sul, 1.054 detentos irão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio para Privados de Liberdade (Enem PPL), que será aplicado nesta terça (11) e quarta-feira (12). Os inscritos são custodiados da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), presos da Penitenciária Federal de Campo Grande e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

De acordo com dados da Agepen, nos presídios estaduais 1.015 homens e mulheres foram inscritos no exame, entre os quais 338 internos na Capital, 119 de Dourados e 109 de Três Lagoas.

Segundo a Superintendência de Medidas Socioeducativas, nas Unidades Educacionais de Internação (Uneis), 11 adolescentes infratores realizarão as provas. A pequena participação, segundo a SAS, se deve ao perfil do público atendido, sendo o volume maior no exame nacional para certificação de competência de jovens e adultos.

Já entre os presos na Penitenciária Federal da Capital, 28 foram inscritos no Enem PPL.

PROVAS

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas. A aplicação terá cinco horas e 30 minutos de duração. No segundo dia, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática, com o mesmo período de duração.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os participantes, com idade a partir de 18 anos, poderão utilizar o desempenho obtido como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior.

Ainda segundo o Inep, o Enem PPL pode ser usado para pleitear vagas no Ensino Superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para concorrer a bolsas no Ensino Superior privado pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Conforme o instituto, no caso do exame voltado às pessoas em privação de liberdade, cada unidade prisional ou socioeducativa tem um responsável pedagógico pela realização e acompanhamento das inscrições, ensalamento e transferência de participantes entre as unidades, se for o caso. 

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Educação de MS é a nona melhor País em competitividade
RANKING NACIONAL

Educação de MS é a nona melhor País em competitividade

MEC divulga horário de provas do Enem em cada estado
EVITE ATRASO

MEC divulga horário de provas do Enem em cada estado

Crise do PSL trava projeto de reforma do Hotel Campo Grande, diz prefeito
PARADO

Crise do PSL trava projeto de reforma de hotel, diz prefeito

Prefeitura entrega novos ônibus e garante reforma de terminais em novembro
MAIS 20 VEÍCULOS

Prefeitura entrega novos ônibus e garante reforma de terminais em novembro

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião