Cidades

EM 11 MESES

A+ A-

Mais de 500 pessoas foram picadas
por escorpiões em Campo Grande

Verão é a época em que os lacraus mais aparecem segundo especialistas

Continue lendo...

Só no ano passado, 517 casos de pessoas picadas por escorpiões foram registrados em Campo Grande. Os dados são da Secretaria de Saúde Municipal de Saúde (Sesau) e referem-se ao período entre janeiro e novembro. Conforme o levantamento, o período em que mais houve picadas foi entre fevereiro e março. Sendo que, neste último mês foram 76 casos foram contabilizados.

De acordo com a bióloga Flávia Yokoo, no verão, a aparição de escorpiões nas residências é mais frequente porque eles saem para a reprodução. “Os escorpiões gostam do ambiente quente e úmido, quando chove eles se espalham e escolhem ambientes assim para se reproduzirem , disse.

Ainda de acordo com a bióloga, há diversas formas de prevenir a “invasão” dos lacraus. “É interessante usar protetores nas portas, embalar bem o lixo e manter a grama do quintal, se houver, bem cortada para evitar acidentes com escorpiões.

Segundo cartilha do Ministério da Saúde, das 1.600 espécies conhecidas no mundo, cerca de 25 são consideradas perigosas. No Brasil, onde existem cerca de 160 espécies de escorpiões, as responsáveis pelos acidentes graves pertencem ao gênero Tityus que tem como característica, entre outras, a presença de um espinho sob o ferrão.

As principais espécies capazes de causar acidentes graves são: Tityus serrulatus conhecido como escorpião amarelo, Tityus bahiensis conhecido por escorpião marrom ou preto, Tityus stigmurus, o escorpião amarelo do Nordeste, e Tityus paraensis conhecido por escorpião preto da Amazônia. Em Mato Grosso do Sul, os mais comuns são: o amarelo e o marrom ou preto. 

NACIONAL

Dados do ministério mostram que, em 2018, foram contabilizados 141,4 mil casos de acidentes com escorpiões no Brasil. Em 2017, foram 125 mil registros. Os números, de acordo com a pasta, ainda são preliminares e serão revisados. Em 2016, foram 91,7 mil notificações. Em relação às mortes, 115 óbitos foram registrados em 2016 e 88 em 2017.

CASOS

Os grupos considerados mais vulneráveis são trabalhadores da construção civil, crianças e demais pessoas que permanecem grande parte do tempo dentro de casa ou nos arredores e quintais. Nas áreas urbanas, também estão sujeitos a picadas trabalhadores de madeireiras, transportadoras e distribuidoras de hortifrutigranjeiros, que manuseiam objetos e alimentos onde os escorpiões podem estar escondidos.

No ano passado, um escorpião apareceu em uma empresa de Marketing e picou uma funcionária enquanto ela realizava a limpeza do local. A administração realizou a dedetização, mas mesmo assim, o animal peçonhento voltou ao estabelecimento. A funcionária foi socorrida até o hospital.

APARIÇÕES INDESEJADAS

Em outubro do ano passado, um apareceu na Maternidade Cândido Mariano, e assustou os pais de um recém-nascido em Campo Grande. O animal peçonhento estava na janela do quarto onde a criança estava. Funcionários de limpeza jogaram água sanitária no escorpião que saiu do lugar e foi capturado em um copo plástico e entregue para administração do hospital.

Neste ano os escorpiões não estão dando trégua. Só nesse mês de janeiro, três escorpiões apareceram na casa do estudante Vinicius Henrique, no Bairro Coophatrabalho, região norte da cidade. 

No Bairro São Conrado, a dona de casa Maria Aparecida, de 88 anos, ficou assustada com uma visita indesejada dentro do tanque. Antes de lavar a roupa, Maria se deparou com o animal peçonhento e a filha conseguiu retirar com um papel. “É a primeira vez que aparece um escorpião em casa, ficamos com medo de aparecer de novo”, finalizou.

EM CASOS DE PICADA O QUE FAZER?

De acordo com a bióloga, se a pessoa for picada pelo animal, é necessário ir imediatamente para um pronto-socorro e não passar nenhum tipo de produto em cima da picada. "Tem pessoas que cortam o ferimento , furam, pro " veneno sair" mas isso só piora porque pode evoluir o quadro pra infecção. Com crianças o cuidado é redobrado porque podem apresentar náuseas vômitos e até desmaios", disse. 

COMO PREVENIR

A bióloga Yokoo afirma que usar inseticidas é ineficaz contra os lacraus. De acordo com o Ministério da Saúde, o hábito dos escorpiões de se abrigarem em frestas de paredes, embaixo de caixas, papelões, pilhas de tijolos, telhas, madeiras, em fendas e rachaduras do solo, e a capacidade de permanecer meses sem se movimentar, torna o tratamento químico ineficaz.

A aplicação de produtos químicos de higienização doméstica compostos por produtos inseticidas, raticidas, mata-baratas ou repelentes não são indicados por causarem o desalojamento dos escorpiões para locais não expostos à ação dos produtos, aumentando o risco de acidentes.

Como evitar os acidentes com escorpiões?

- Usar luvas de couro para manipular entulho e material de construção.

- Não mexer em lixo ou entulho acumulado.

- Limpar terrenos baldios próximos à sua casa.

- Colocar telas nos ralos, pias e protetores nas portas.

- Evitar acúmulo de lixo.

- Olhar antes de calçar sapatos e botas.

- Evitar a presença de baratas em casa (alimento dos escorpiões).

- Não deixar grama alta ou mato.

- Evitar manipular escorpiões, e quando necessário, usar pinças e material adequado.

- Manter limpos os comedouros e bebedouros de animais.




 

"Vacina no braço"

Casos de Síndrome Aguda Respiratoria Grave aumentam em Campo Grande

Conforme o boletim da InfoGripe divulgado nesta quinta-feira (18) os casos de síndrome gripais aumentaram na Capital; a recomendação é que os grupos prioritários tomem vacina

18/04/2024 18h15

Os indicativos correspondem a semana Epidemiológica (SE-15), entre os dias 7 e 13 de abril, considerando dados dispostos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Campo Grande está entre outras 19 Capitais que apresentaram aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), conforme boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (18), pela Fiocruz. 

 O relatório apontou que aumentou o número de pessoas internadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de Influenza A (vírus da gripe) e o vírus respiratório (VSR).

"Na presente atualização observa-se que 19 das 27 capitais apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo (últimas 6 semanas) até a semana 15: Aracajú (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), plano piloto e arredores de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA) e São Paulo (SP)", indica o relatório.

Divulgação InfoGripe

A Covid-19 segue em queda e em alguns Estados permanece em níveis baixos de incidência. Os dados apontam que a disseminação da Síndrome Respiratória Aguda Grave, de Influenza A e o vírus respiratório para as próximas semanas em 19 Estados e Mato Grosso do Sul pode apresentar aumento nas próximas semanas. 

Os indicativos correspondem a semana Epidemiológica (SE-15), entre os dias 7 e 13 de abril, considerando dados dispostos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe).

Segundo o pesquisador do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, para impedir o crescimento dos casos o público alvo deve procurar a unidade de saúde mais próxima e tomar a vacina contra a influenza. 

“Para o vírus da gripe, a gente conta com vacina e campanha de vacinação em todo o país. Então quem é grupo de risco, deve buscar o posto de saúde para se vacinar. A vacina da gripe, tal qual a vacina da Covid, têm como foco diminuir o risco de agravamento de um resfriado, que pode acabar desencadeando uma internação e até, eventualmente, uma morte. Ou seja, a vacina é simplesmente fundamental. Em relação ao VSR, a rede privada tem uma vacina já disponível para idosos, que também é muito importante, já que embora o risco do VSR seja muito maior nas crianças pequenas, a gente também observa internações nos idosos”, explica Marcelo Gomes.

A recomendação do pesquisador para pessoas que apresentem sintomas gripais usem máscara de qualidade as recomendadas são: N95, KN95, PFF2; no caso de sair de casa para procurar atendimento médico em unidades de saúde. 

Veja outros Estados com tendência de aumento da Síndrome Respiratória Aguda Grave:

  •  Acre;
  • Alagoas;
  • Amazonas;
  • Bahia;
  • Ceará;
  • Distrito Federal;
  • Goiás;
  • Maranhão;
  • Minas Gerais;
  • Pará;
  • Paraíba;
  • Paraná;
  •  Pernambuco;
  • Rio Grande do Norte
  • Rio Grande do Sul;
  • Rio de Janeiro;
  • Santa Catarina;
  • Sergipe;
  • São Paulo;
  • Tocantins;

Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul a incidência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em decorrência da Covid-19 apresenta queda. 

No país

Somente em 2024, óbitos ligados a SRAG foram registrados  2.322 óbitos, sendo 1.411 (60,8%)
com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 728 (31,4%) negativos, e ao
menos 78 (3,4%) aguardam resultado.

Casos positivos

  • 12,3% Influenza A;
  •  0,1% Influenza B;
  •  3,1% vírus sincicialrespiratório (VSR);
  •  81,7% SARS-CoV-2 (COVID-19);

 

Assine o Correio do Estado

 

Prazos

Mais de 68 mil pessoas poderão concluir o processo de obtenção da CNH até 31 de dezembro em MS

Os processos para retirada da CNH, que foram prorrogados por mais 12 meses, foram interrompidos em 2019

18/04/2024 17h50

Foto: Rachid Waqued

Continue Lendo...


De acordo com a deliberação nº271/2023, todos os processos de habilitação ativos até dezembro de 2023 tiveram o prazo de conclusão ampliado para 31 de dezembro de 2024.

De acordo com o levantamento do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), mostra que 8,6 mil processos estão parados na etapa de agendamento teórico, enquanto  12,6 mil na etapa de agendamento do exame prático de duas rodas. 

Ainda de acordo com o departamento de trânsito, 14,3 mil veículos estão na fase de agendamento prático de quatro rodas.Os demais são alunos que se encontram na fase de exames de saúde e ainda não chegaram na etapa de aulas.

O aviso do Detran é para as pessoas que ainda tem interesse em dar andamento ao processo procurem os seus respectivos CFC (Centro de Formação de Condutores) e não deixem para fazer isso perto do prazo expirar.

Ainda segundo o órgão, uma notificação eletrônica será encaminhada para os cidadãos que se qualificarem para a prorrogação. O alerta será enviado ao e-mail cadastrado no sistema durante a inscrição. Não haverá necessidade de efetuar novos pagamentos ou emissões de novas guias.

 

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).