Quarta, 21 de Fevereiro de 2018

Dourados

Bloqueio de grevistas da Federal congestiona rodovia

Ação faz parte da greve iniciada em 28 de maio

11 AGO 2015Por Danielle Valentim08h:51

Técnicos administrativos, professores e alunos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realizam na manhã desta terça-feira (11), o bloqueio da Avenida Guaicurus, na rotatória do Aeroporto/Cidade Universitária.  A ação faz parte da greve iniciada em 28 de maio e o bloqueio já tem aproximadamente um quilômetro de congestionamento.

De acordo com o site Dourados News, durante o bloqueio, os motoristas são parados para que os manifestantes distribuam panfletos com a pauta da greve, sobre melhorias na carreira dos servidores, reajuste da inflação sobre a remuneração e também em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade.

Em seguida, os carros serão liberados, causando não uma interrupção total do fluxo, mas diminuindo consideravelmente sua velocidade e possivelmente gerando congestionamento. A pista é liberada a cada 10 minutos. O protesto acontece de forma pacífica.

O protesto tem objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre a importância das reivindicações dos grevistas, além de pressionar o Governo Federal contra os cortes no orçamento da Educação. Os cortes trarão consequências negativas na qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação e nos atendimentos no HU.

Só na UFGD, segundo informações da reitoria, não foram liberados ainda 28% do custeio (despesas de funcionamento, administrativas, bolsas, etc.) e 75% dos recursos de investimentos (construções, aquisição de equipamentos, livros, etc.) do orçamento de 2015.

Leia Também