Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

DEMOCRATIZAÇÃO DO CINEMA

Díficil e inesperado, avaliam candidatos de MS sobre tema da redação do Enem

Tema pegou de surpresa os candidatos, que esperavam assuntos em evidência
03/11/2019 16:34 - GLAUCEA VACCARI E IZABELA JORNADA


 

Tema da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano surpreendeu os candidatos que fizeram a primeira etapa da prova neste domingo (3). Os participantes precisaram dissertar sobre a “Democratização do acesso junto ao cinema no Brasil” e estudantes que fizeram a prova na Capital foram unânimes ao afirmar ao Correio do Estado que apostavam em outros temas mais em evidência atualmente.

O tema foi divulgado após às 12h30, no horário local, quando o exame começou a ser aplicado em todo o país. Os primeiros participantes começaram a deixar os locais de prova a partir das 14h30. Quem desejar sair com o caderno de questões deve esperar até às 17h30 para deioxar a sala. 

Jessica Lohana, 17 anos, fez o Enem pela primeira vez e afirmou que achou complicado desenvolver o tema, mas avaliou como um assunto importante. 

“Nunca imaginei que ia sair sobre isso, não é um dos assuntos comentados ultimamente, mas eu acho que falta muito investimento nessa área. Nossa cultura está fraca e muitas pessoas, principalmente quem mora em pequenas cidades, não tem acesso a cinemas”, disse a jovem, que pretende cursar Medicina.

Crislaine de Carvalho, 18 anos, fez o Exame com objetivo de utilizar a nota para ingressar no Ensino Superior e cursar Psicologia. Ela disse que se preparou muito, mas que o tema cinema não estava entre as apostas e dificultou a realização desta parte da prova.

“Muito difícil tema da redação, totalmente fora do que me preparei. Não consegui entender direito o que eles queriam, achei que eles iam pedir reforma da Previdência, meio ambiente, política”, afirmou.

A aplicação do Enem vai até as 18h, no horário de MS. Nesta primeira etapa, além da redação, os estudantes também fizeram a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciência Humanas e suas Tecnologias. O exame segue no próximo domingo, quando os estudantes fazem provas de matemática e ciências da natureza e suas teconologias.

REDAÇÃO

A redação do Enem deve ser do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, desenvolvida a partir da situação-problema proposta e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores. Redações com menos de sete linhas recebem nota zero, assim como as que reproduzem integralmente trechos dos textos motivadores e de itens do Caderno de Questões.

Um texto dissertativo-argumentativo deve ser opinativo e organizado para a defesa de um ponto de vista. A opinião do autor deve estar fundamentada com explicações e argumentos.

De acordo com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), ao todo, o Brasil tem 3.347 salas de cinema, das quais 373 são salas de rua. Os dados são do Informe Salas de Exibição 2018, que apontou naquele ano um crescimento de 3,8% do parque exibidor em relação a 2017.

Felpuda


Prefeitura de município do interior de MS recebeu recomendação do Ministério Público do Estado no sentido de exonerar servidores comissionados, livres do cartão de ponto, que são parentes de secretários da administração e de vereadores. O nepotismo se tornou um excelente “negócio” por lá, e se até o dia 6 de agosto as devidas providências não forem tomadas, medidas serão adotadas, como ação por improbidade administrativa. Tem gente que não aprende mesmo, né?