NOTA 1000

De quase 50 mil candidatos, apenas uma tirou nota máxima na redação do Enem em MS

Jovem tem 20 anos; tema foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”
17/01/2020 17:48 - GLAUCEA VACCARI


 

Dos cerca de 50 mil candidatos que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 em Mato Grosso do Sul, apenas uma participante tirou nota máxima na redação, que é 1000. Resultados foram divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisío Teixeira (Inep).

Conforme o Inep, em todo o País, 53 candidatos tiraram nota mil na redação, que teve como tema “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. Cerca de 3,9 milhões de candidatos compareceram nos dois dias de prova, que foram realizadas dias 3 e 10 de novembro de 2019.

Em Mato Grosso do Sul, a autora da redação nota 1000 é uma jovem de 20 anos. Não foi divulgada em qual cidade a candidata realizou o Exame.

Além dela, as redações com nota máxima são do Alagoas (1); Bahia (1); Ceará (6); Distrito Federal (2); Goiás (4); Maranhão (1); Mato Grosso do Sul (1); Minas Gerais (13); Paraíba (1); Pará (2); Pernambuco (1); Piauí (2); Rio Grande do Norte (3); Rio Grande do Sul (3); Rio de Janeiro (6); São Paulo (4).

O texto deveria ser do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, desenvolvido a partir da situação-problema proposta e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores.

No Estado, 70.396 pessoas se inscreveram para fazer o exame, mas 21.541 faltaram. 

Resultados

Os resultados do Enem foram divulgados hoje (17) e podem ser acessados no aplicativo do exame e na Página do Participante.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos quase 4 milhões de participantes do Enem 2019, 53 obtiveram a nota máxima, mil, e 143.736 zeraram a redação. Os principais motivos para nota zero foram: redações em branco (56.945 casos); fuga ao tema (40.624) e cópia do texto motivador (23.265). A média da nota da redação foi 592,9.

Em março, os estudantes terão acesso ao chamado espelho da prova, que contém detalhes da correção dos textos e as notas em cada uma das competências avaliadas na redação.

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".