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Cúpula investigada por desvios
vai administrar Detran à distância

Interceptação telefônica indicou que diretores priorizavam 'empresas parceiras'

DA REDAÇÃO

31/08/2017 - 07h00
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Soltos, mas impedidos de irem até o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Os diretores e chefe de setor do órgão, presos anteontem pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) foram libertados por meio de habeas corpus, mas não podem se aproximar do local, onde ocupam seus cargos de chefia.

Outras medidas cautelares também foram adotadas pelo desembargador João Maria Lós, que concedeu as liminares.

Entre a noite de terça-feira e a manhã de ontem, oito dos 12 detidos durante a Operação Antivírus, foram soltos. Do Detran, os liberados são: diretor-presidente, Gerson Claro Dino; o diretor adjunto, Donizete Aparecido de Oliveira; o diretor de administração e finanças, Celso Braz de Oliveira Santos; o diretor de tecnologia da informação, Gerson Tomi e o chefe da divisão de execução orçamentária, finanças e arrecadação, Érico Mendonça. 

Também foram beneficiados com soltura o sócio da empresa Digitho Brasil, atual Digix, Jonas Schimidt das Neves e secretário dele, Claudinei Mastins Rômulo. 

O ex-deputado Ary Rigo permanecia preso até às 20h de ontem, apesar do pedido de habeas corpus ajuizado por seus advogados.

Os outros três detidos são: José do Patrocínio Filho, Fernando Roger Daga e Anderson da Silva Campos, sendo os dois primeiros sócios e o último, ex-sócio da empresa Pirâmide Central Informática. Eles também entraram com pedido de habeas corpus no início da tarde de ontem.

PRIORIDADES

Em conversas telefônicas interceptadas pelos diretores do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com autorização da Justiça, o diretor do Departamento Estadual de Trânsito, Gerson Claro Dino, orientou seu interlocutor, identificado pelo apelido de “Paraguaio”, para que adiasse o pagamento à empresa ICE Cartões, que detém contrato para confecção e emissão de carteira nacional de habilitação (CNH). O telefonema é do dia 6 de abril. 

No diálogo interceptado, Claro perguntou a Paraguaio se chegaram algumas notas para serem pagas. O interlocutor disse que “ainda não”. Gerson então cita os nomes das empresas NPQ, Soluserv, Perkons, MG, ICA, PSG e Pirâmide.

“Orienta para que Paraguaio adie o pagamento da empresa ICE e cobre o pagamento da Pirâmide”, afirmam os promotores do Gaeco nos pedidos de prisão e busca e apreensão. “Gerson reclama que faz 15 dias que a nota da Pirâmide está para ser paga e não foi”, versa o relatório de interceptação telefônica. Ainda conforme o diálogo, o pagamento a ICE iria “comer a cota toda”. 

O contrato com a ICE Cartões é de R$ 152 milhões. Em junho último, a empresa chegou a paralisar a emissão de CNH’s por falta de pagamento. O contrato com a ICE teve início no fim do mandato do governador André Puccinelli, em 2014, quando Carlos Henrique Santos Pereira dirigia o Detran. 

Já a Pirâmide foi contratada emergencialmente, por R$ 7,4 milhões no ano passado, já por Gerson Claro, para fazer um serviço que os servidores estaduais já faziam. O vínculo foi feito emergencialmente, sem licitação, para um período de seis meses.

*Leia reportagem, de Tainá Jara, Lúcia Morel e Eduardo Miranda, na edição de hoje do jornal Correio do Estado.

 

Pesquisa

Extrema pobreza cai a nível recorde; dúvida é se isso se sustenta

O país terminou o ano passado com 18,3 milhões de pessoas sobrevivendo com rendimentos médios mensais abaixo de R$ 300

19/04/2024 18h00

A PnadC de 2023 mostrou que os rendimentos dos brasileiros subiram 11,5% em relação a 2022. Foto: Favela em Campo Grande - Gerson Oliveira/Correio do Estado

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A expressiva alta da renda em 2023 reduziu a pobreza extrema no Brasil ao seu nível mais baixo da série histórica, a 8,3% da população. O país terminou o ano passado com 18,3 milhões de pessoas sobrevivendo com rendimentos médios mensais abaixo de R$ 300. Apesar da queda, isso ainda equivale a praticamente a população do Chile.

O cálculo é do economista Marcelo Neri, diretor da FGV Social, a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PnadC), do IBGE.

Em relação a 2022, 2,5 milhões de indivíduos ultrapassaram a linha dos R$ 300, numa combinação de mais transferências pelo Bolsa Família, aumento da renda do trabalho e queda do desemprego. A grande dúvida é se o movimento —e mesmo o novo patamar— seja sustentável.

A PnadC de 2023 mostrou que os rendimentos dos brasileiros subiram 11,5% em relação a 2022. Todas as classes de renda (dos 10% mais pobres ao decil mais rico) tiveram expressivos ganhos; e o maior deles deu-se para os 5% mais pobres (38,5%), grandes beneficiados pelo forte aumento do Bolsa Família —que passou por forte expansão nos últimos anos.

Entre dezembro de 2019 (antes da pandemia) e dezembro de 2023, o total de famílias no programa saltou de 13,2 milhões para 21,1 milhões (+60%). Já o pagamento mensal subiu de R$ 2,1 bilhões para R$ 14,2 bilhões, respectivamente.

Daqui para frente, o desafio será ao menos manter os patamares de renda —e pobreza— atuais, já que a expansão foi anabolizada por expressivo aumento do gasto público a partir do segundo semestre de 2022.
Primeiro pela derrama de incentivos, benefícios e corte de impostos promovidos por Jair Bolsonaro (PL) na segunda metade de 2022 em sua tentativa de se reeleger. Depois, pela PEC da Transição, de R$ 145 bilhões, para que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pudesse gastar mais em 2023.

Como esta semana revelou quando governo abandonou, na segunda-feira (5), a meta de fazer superávit de 0,5% do PIB em suas contas em 2025, o espaço fiscal para mais gastos exauriu-se.

A melhora da situação da renda dependerá, daqui para frente, principalmente do mercado de trabalho e dos investimentos do setor privado. Com uma meta fiscal mais frouxa, os mercados reagiram mal: o dólar subiu, podendo trazer impactos sobre a inflação, assim como os juros futuros, que devem afetar planos de investimentos empresariais e, em última instância, o mercado de trabalho.

Apesar do bom resultado em 2023, algumas análises sugerem que o resultado não deve se repetir. Segundo projeções da consultoria Tendências, a classe A é a que terá o maior aumento da massa de renda real (acima da inflação) no período 2024-2028: 3,9% ao ano. Na outra ponta, a classe D/E evoluirá bem menos, 1,5%, em média.

Serão justamente os ganhos de capital dos mais ricos, empresários ou pessoas que têm dinheiro aplicado em juros altos, que farão a diferença. Como comparação, enquanto o Bolsa Família destinou R$ 170 bilhões a 21,1 milhões de domicílios em 2023, as despesas com juros da dívida pública pagos a uma minoria somaram R$ 718,3 bilhões.

A fotografia de 2023 é extremamente positiva para os mais pobres. Mas o filme adiante será ruim caso o governo não consiga equilibrar suas contas e abrir espaço para uma queda nos juros que permita ao setor privado ocupar o lugar de um gasto público se esgotou.

Voos em queda

Aeroportos de Mato Grosso do Sul enfrentam desafios enquanto Aena Brasil lidera crescimento nacional

No acumulado do ano de 2024, o volume de passageiros chegou a mais de 395 mil passageiros em Mato Grosso do Sul, com um aumento de 4,8% no número de operações realizadas nos três aeroportos do Estado

19/04/2024 17h41

Os três aeroportos de Mato Grosso do Sul mantiveram um desempenho estável no acumulado do ano, com um aumento significativo nas operações. Foto/Arquivo

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A Aena Brasil revelou hoje os números da movimentação nos aeroportos até março de 2024, destacando-se como a empresa com a menor redução de passageiros no país. No entanto, o aeroporto de Ponta Porã, sob sua administração, enfrentou uma redução significativa de 42,4% no fluxo de passageiros em março deste ano.

Esta tendência também foi observada na capital sul-mato-grossense, onde o volume de passageiros em Campo Grande caiu 5,5%, totalizando 118.529 passageiros, e no aeroporto de Corumbá, com uma redução de 14,3%.

Além disso, as operações aeroportuárias também estão em declínio, com quedas de 15,9% em Ponta Porã, 10,6% em Corumbá e 8,7% na capital, no volume de operações.

Apesar desses desafios, no acumulado do ano, a Aena Brasil aponta que o aeroporto internacional de Campo Grande registrou uma redução de 3,0% no fluxo de passageiros e de 3,5% no número de operações aeroportuárias.

Já o aeroporto de Ponta Porã apresentou uma queda de 27% no fluxo de passageiros, mas com um saldo positivo de 4% no número de operações. Além disso, o aeroporto de Corumbá, considerado a capital do Pantanal, registrou um aumento de 4,9% nas operações.

No total, a movimentação nos três aeroportos de Mato Grosso do Sul alcançou 395.388 passageiros e 5.043 operações realizadas.

Veja o ranking nacional:

Aena tem crescimento de 6,3% na movimentação em todo o Brasil

Enquanto isso, em nível nacional, a Aena Brasil experimentou um crescimento impressionante de 6,3% na movimentação. Os 17 aeroportos administrados pela empresa no Brasil registraram 10,4 milhões de passageiros no primeiro trimestre de 2024, representando um aumento de 6,3% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Em relação ao número de pousos e decolagens, nos três primeiros meses houve alta de 5,4%, com um total de 115,5 mil movimentos de aeronaves. Considerando somente o mês de março, o crescimento chega a 6,1% no total de passageiros (3,4 milhões), em relação ao mesmo mês de 2023, e a 1,7% no volume de pousos de decolagens (38,9 mil).

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