GRIPE

CRSs abrem para vacinar público-alvo e imunização começa amanhã para todos

Doses restantes de campanha contra a gripe serão disponibilizadas
02/06/2019 08:00 - GLAUCEA VACCARI


 

Campanha de Vacinação contra a Gripe terminou na última sexta-feira (31) sem atingir a meta, de imunizar 90% do público-alvo em Mato Grosso do Sul. Na Capital, salas de vacina dos Centros Regionais de Saúde (CRSs) ficam abertas das 6h15 às 17h45 deste domingo (2) para vacinar pessoas que fazem parte do grupo de risco e, a partir de amanhã, a vacinação será aberta a toda a população com as doses restantes, conforme determinação do Ministério da Saúde.

Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), na quinta-feira (29), campanha atingiu 72% da meta em campo Grande, sendo o grupo de idosos o único a ultrapassar os 90% de cobertura. A menor cobertura está entre os policiais civis, militares, bombeiros, membros ativos das Forças Armadas com 19,56%. 

Antes de ser liberada para toda a população, as pessoas que fazem parte do grupo de risco tem a última oportunidade de se imunizar, sendo aplicadas as doses exclusivamente para este grupo nos CRS Nova Bahia, Tiradentes, Aero Rancho e Coophavila, hoje.

Fazem parte do público-alvo idosos com 60 anos ou mais de idade; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; professores de escolas públicas e particulares; crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas. 

Para receber a dose, todos os públicos do grupo prioritário devem apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS) e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande (Hygia); documento pessoal de identificação; e, a caderneta de vacinação (caso tenha).

Na próxima segunda-feira (3), a vacinação contra Influenza será oferecida para toda população, em toda rede de saúde pública do país.

INFLUENZA

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".