Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

PERIGO

Criança de 3 anos é intoxicada
após tomar veneno de rato

Médico orienta que produtos do tipo sejam guardados em locais seguros

28 OUT 19 - 15h:56RICARDO CAMPOS JR.

Um menino de 3 anos foi internado no Hospital Regional depois de tomar raticida em Campo Grande. O caso aconteceu durante a noite desse domingo (27) na região norte da cidade.

Os pais levaram a vítima ao posto de saúde do bairro Nova Bahia, que imediatamente acionou o Centro Integrado em Vigilância Toxicológica (Civitox) do Estado. O médico do órgão, Sandro Benites, foi até o local. Segundo ele, teste mostrou que o garoto já apresentava demora na coagulação.

"É assim que esse tipo de veneno age, levando a uma hemorragia interna e consequentemente à morte. Imediatamente aplicamos o antídoto. A resposta foi rápida", relata o médico.

Mesmo medicada, a criança foi transferida para o Hospital Regional, porque "o raticida age durante 72 horas. Optei pela transferência para que ele fosse internado em um local com mais recursos, caso viesse a apresentar alguma hemorragia", relata Sandro. Conforme o médico, hoje o menino ainda estava com a coagulação alterada e o caso é considerado grave.

Intoxicações com raticidas não são comuns em Campo Grande, diz o médico do Civitox. "As mais frequentes em crianças são com remédios ou produtos de limpeza, além das picadas de animais peçonhentos", diz Benites.

Evitar acidentes do tipo é possível guardando esses tipos de produtos em locais seguros.

"É sempre a mesma história da vigilância passiva, ou seja, ficar olhando a criança esperando evitar que ela consuma esse tipo de produto. Então tem sempre aquele 'virei as costas por um segundo e meu filho comeu ou bebeu o produto'. Isso não pode! A vigilância tem que ser ativa. Esses produtos têm que ser guardados longe do alcance das crianças. Se você for na casa de qualquer brasileiro e olhar embaixo do tanque, por exemplo, o que você acha? Produtos de limpeza", completa.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Falência da Santa Casa é questão <br>de tempo, diz Câmara
INVESTIGAÇÃO

Falência da Santa Casa é questão
de tempo, diz Câmara

Inmet alerta para pancadas de chuva em parte de MS
TEMPO

Inmet alerta para pancadas de chuva em parte de MS

Família tradicional de Ponta Porã ajudou na fuga de doleiro
LAVA JATO NO PARAGUAI

Família tradicional de Ponta Porã ajudou na fuga de doleiro

Cidade do Natal será aberta em dezembro com shows e roda gigante
CAMPO GRANDE

Cidade do Natal será aberta em dezembro com shows e roda gigante

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião