Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Mais de 100 festeiros se preparam para Banho de São João em Corumbá

Única no País, celebração religiosa acontece no domingo

22 JUN 19 - 15h:48NAIANE MESQUITA

Mais de 100 festeiros foram cadastrados na Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá e reconhecidos como agentes municipais de cultura da cidade.

A participação dos festeiros no Arraial do Banho de São João corresponde ao ápice da festa, que é exatamente o momento de banhar a imagem do santo nas águas do rio Paraguai, que acontece sempre na noite de 23 de junho e madrugada do dia 24. Os festeiros confeccionam andores do santo e descem com ele no trecho do início da Ladeira Cunha e Cruz em direção à “prainha” do Porto Geral, realizando o “banho” no andor.

“Essa atitude valoriza cada vez mais aquelas pessoas que fazem a festa de São João e mantém viva essa tradição em Corumbá. É orientação do prefeito Marcelo Iunes fortalecer essa festa e assim garantirmos que essa tradição não se perca e nossos festeiros continuem com suas devoções e crenças, levando o andor para banhar o santo no rio Paraguai”, disse o diretor-presidente da Fundação da Cultura, Joilson Cruz. Este ano, receberam o certificado 101 festeiros.

O ritual de Banho de São João, da descida dos andores, só existe em Corumbá, uma tradição que passa de geração em geração. Está em processo de reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo IPHAN. Desde 2010 é reconhecido como Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul.

O Arraial do Banho de São João é organizado pela Prefeitura Municipal de Corumbá e conta com apoio do Governo do Estado. A festa teve início na noite da quinta-feira, 20, e vai até 23 de junho, no Porto Geral, com shows musicais, barracas com comidas, bebidas e doces típicos, além de apresentações culturais, concursos de andores e quadrilhas.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

CORUMBÁ

Justiça amplia bloqueio de bens da prefeitura por dívida de hospital

Bloqueio poderá ser feito em todos os meses que houver atraso no pagamento da conta de luz da Santa Casa
PRF apreende 137 quilos de cocaína escondidos em carga de sucata
CAMPO GRANDE

PRF apreende 137 quilos de cocaína em carga de sucata

Moro cobrou manifestação de procurador em pedido para soltar Bumlai
LAVA JATO SOB AMEAÇA

Moro cobrou manifestação de procurador em pedido para soltar Bumlai

Polícia boliviana entrega brasileiro condenado por homicídio e tráfico
EXTRADITADO

Bolívia entrega brasileiro condenado por homicídio

Mais Lidas