Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

UFMS

Conselho da Federal aprova criação do curso de Medicina em Corumbá

MEC deve responder em 90 dias se aprova abertura do curso na região

24 MAR 16 - 14h:41VALQUÍRIA ORIQUI

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), por meio do Conselho Universitário (Coun), aprovou, nesta quarta-feira (23), o projeto de criação e implantação do curso de Medicina no Campus do Pantanal (CPAN) em Corumbá (MS) - distante 444 km de Campo Grande.

Agora, a proposta será cadastrada na plataforma do Ministério da Educação (sistema e-MEC), que terá 90 dias para responder se aprova ou não a criação do curso em Corumbá, que também será analisada pelo Ministério da Saúde.

Na página que o CPAN mantém na internet, a direção do Campus cita que o projeto atende “a Resolução nº 3, de 20 de junho de 2014, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Medicina” e que a cidade “se enquadra nos critérios de criação de novos cursos de Medicina”.

Consta ainda na publicação que as chances existem, mas “não são tão generosas” e, por conta disso, é preciso “apoio de toda a comunidade acadêmica, civil e principalmente política de Corumbá, Ladário e de Mato Grosso do Sul” para “sensibilizar o MEC para reconhecimento da necessidade de um curso de Medicina em Corumbá”.

No início deste mês, conforme o site Diário Online, o diretor do Campus do Pantanal, professor Edgar Aparecido da Costa explicou que o projeto do curso de Medicina foi trabalhado há pelo menos um ano por uma comissão formada por representantes das Prefeituras de Corumbá e Ladário, da Fiocruz, da Associação Médica de Corumbá e do Governo do Estado. “As características que esse curso terá atendem a nova portaria conjunta do MEC e do Ministério da Saúde, que é o médico da família”, disse o diretor.

RESIDÊNCIA

Equipe formada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Santa Casa de Corumbá e a Associação Médica de Corumbá (AMC) conseguiu no início deste mês a implantação do curso de Residência Médica em Saúde da Família na cidade. O projeto foi pré-aprovado pelo Ministério da Educação (MEC). 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

CORUMBÁ

Justiça amplia bloqueio de bens da prefeitura por dívida de hospital

Bloqueio poderá ser feito em todos os meses que houver atraso no pagamento da conta de luz da Santa Casa
PRF apreende 137 quilos de cocaína escondidos em carga de sucata
CAMPO GRANDE

PRF apreende 137 quilos de cocaína em carga de sucata

Moro cobrou manifestação de procurador em pedido para soltar Bumlai
LAVA JATO SOB AMEAÇA

Moro cobrou manifestação de procurador em pedido para soltar Bumlai

Polícia boliviana entrega brasileiro condenado por homicídio e tráfico
EXTRADITADO

Bolívia entrega brasileiro condenado por homicídio

Mais Lidas