Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

FÉ E CAUTELA

Coronavírus altera missas pelo País, abraços estão suspensos

Igrejas de cidades com a suspeita de coronavírus estão emitindo comunicados para “limitar” o contato entre os fiéis e o clero
28/02/2020 07:35 - Dênis Matos


Em arquidioceses de cidades onde há suspeita de contaminação pelo vírus, como Belo Horizonte (MG), Olinda e Recife (PE), Ribeirão Preto (SP) e Juiz de Fora (MG), foram emitidos aviso para suspender o “abraço da paz”, aquele onde toda a igreja se abraça com os cumprimentos de “Paz de Cristo” e também não rezar o Pai Nosso de mãos dadas. Além disto, a entrega da hóstia deve ser “distribuída aos fiéis somente sob a espécie de pão e na mão”, evitando colocar próximo à boca.

Em Campo Grande, a Arquidiocese informou que não fará comunicado sobre este tema. O Estado tem cinco casos suspeitos, sendo quatro em Campo Grande e um em Ponta Porã, onde um jovem que esteve na Ásia está isolado aguardando resultado de exames.  

De acordo com o padre Otair Nicoletti, vigário geral da Diocese de Dourados, onde estão incluídas as igrejas da região de fronteira, a Diocese pode recomendar ações para evitar o contato durante a santa missa, caso a Diocese assim definir.  

“Como tivemos a suspeita do caso e precisamos tomar as devidas precauções, acreditamos que também iremos seguir (a suspensão do abraço e outras medidas)”, explicou.

No Vaticano, que fica no meio de Roma, na Itália, onde o coronavírus está se espalhando de maneira ainda mais rápida que na China, o papa Francisco cancelou missa na quinta-feira (27), alegando “indisposição”.

Na quarta-feira, um dia normalmente agitado, o Papa apareceu com tosse, na audiência geral organizada ao ar livre na praça São Pedro. Ele apertou as mãos de dezenas de fiéis e manifestou seus pensamentos aos doentes com coronavírus em todo o mundo.

No ano passado, coincidentemente, o Papa havia determinando que o abraço da paz não fosse feito durante a missa, para evitar dispersão e distração durante e a eucaristia. Alguns padres o chamavam para ser feito ao final, na despedida.

A mudança marca o início da quaresma e do início da Campanha da Fraternidade.

A Arábia Saudita suspendeu nesta quinta-feira, 27, a entrada de estrangeiros no país para o turismo e para a peregrinação nas cidades sagradas de Meca e Medina. O número crescente de casos da Covid-19 fora da China aprofundou o temor de uma pandemia.

O único caso confirmado de coronavírus no Brasil, um senhor de 61 anos que mora em São Paulo, passou duas semanas na Itália.

 

Felpuda


Malfeitos que teriam sido praticados em tempos não tão remotos podem ser a pedra no caminho de pré-candidatura que está sendo costurada. As conversas ainda estão nas “ondas da rádio-peão”, mas, com a proximidade da campanha eleitoral, há quem diga que isso se tornará uma tremenda dor de cabeça para quem vai enfrentar as urnas. Pior:  o dito não seria culpado direto, mas sim a sua...  Bem, deixa rolar para ver onde vai parar.