Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

12 DE OUTUBRO

Confira programação das paróquias para o Dia de Nossa Senhora Aparecida

Missas, procissões e confraternizações estão programadas

11 OUT 19 - 17h:18ALÍRIA ARISTIDES

Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é celebrado no dia 12 de outubro. Em homenagem e comoração a data, paróquias de Mato Grosso do Sul terão programação especial neste sábado, com procissões, almoços e missas para os fiéis da Igreja Católica. 

As paróquias São Martinho de Lima, Santa Rita de Cássia e Divino Espírito Santo, localizadas na região sul de Campo Grande, organizam no sábado a 29ª Romaria Palotina de Nossa Senhora Aparecida, com a participação de todas as 22 comunidades das três paróquias, que irão caminhar por ruas e avenidas da Capital.

Segundo a organização, 12 mil pessoas são aguardadas na romaria, que começa às 7h. A procissão sai da Paróquia Divino Espírito Santo e se reúne com as outras comunidades ao longo do percurso, seguindo até a Casa de Formação São Vicente Palotti, no endereço Rua Júlio Verne, número 1, Vila Albuquerque. No local, será celebrada a Santa Missa em homenagem à padroeira. Logo após, acontece almoço e festival para os participantes da romaria.

Na Paróquia São Judas Tadeu, o sábado começa com a 1ª Romaria em Devoção à Nossa Senhora Aparecida, com expectativa de participação de até dez mil pessoas das seis comunidades que compõem a paróquia. A procissão inicia às 7h30 e o ponto de partida do percurso é na Comunidade São José de Anchieta, na Rua Nove de julho, 517, Vila Ipiranga. A segunda concentração ocorre às 8h na Comunidade São Geraldo e a chegada está prevista para 9h, na Matriz São Judas Tadeu, onde será celebrada a Santa Missa. Após a celebração, ocorre na matriz a confraternização das comunidades, onde será vendido pastel e arroz carreteiro.

Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, localizada na Avenida Tamandaré, as atividades em homenagem à santa que dá nome à Matriz começam cedo, com procissão pelas ruas do bairro à partir das 7h. À partir das 8h30, será celebrada a missa no local, com participação das cinco comunidades da paróquia. Logo após será vendido almoço, com arroz carreteiro e bobó a R$10.

A confraternização, com previsão para começar às 11h30, conta com a participação do grupo Sampri, que anima o almoço com samba. Às 16h, uma carreata sai da Praça do Papa, percorrendo ruas e voltando para a matriz. Às 19h, está prevista no local a realização de missa, que conta com a participação do bispo Dom Dimas de Lara. Após a celebração, haverá confraternização entre fiéis com venda de comes e bebes.

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida das Moreninhas, as comemorações começam às 8h com carreata que sai da matriz, passa pelas comunidades da Moreninhas e volta para o ponto de partida. No local, haverá Benção das Rosas e Consagração à Padroeira do Brasil. Às 17h30, ocorre na sede da paróquia o Momento de Benção e Louvor. Já às 18h30, a comunidade realiza uma Procissão Luminosa, saindo da Igreja Nossa Senhora das Graças em direção à matriz onde, para finalizar as atividades, ocorre a Santa Missa.

Na cidade de Bandeirantes, onde está localizada a comunidade Nossa Senhora da Conceição Aparecida, as celebrações foram divididas em três momentos: No último domingo (6), ocorreu a Carreata dos Agricultores, com participação de comunidades rurais e benção das safras. Na sexta (11), ocorre uma procissão à pé, onde são esperados pelo menos 500 fiéis, que irão percorrer as ruas da cidade com a imagem da santa.

No dia 12, ocorre a tradicional Cavalgada em Homenagem à Padroeira, onde são esperadas comitivas das cidades São Gabriel do Oeste, Jaraguari, Camapuã e Campo Grande. Ao menos mil pessoas são aguardadas no evento, que irá contar com a participação do bispo Dom Dimas de Lara, que preside a missa da Cavalgada à partir das 8h. Após a celebração, a comunidade encerra o evento com churrasco e baile, às 11h.   

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Educação de MS é a nona melhor País em competitividade
RANKING NACIONAL

Educação de MS é a nona melhor País em competitividade

MEC divulga horário de provas do Enem em cada estado
EVITE ATRASO

MEC divulga horário de provas do Enem em cada estado

Crise do PSL trava projeto de reforma do Hotel Campo Grande, diz prefeito
PARADO

Crise do PSL trava projeto de reforma de hotel, diz prefeito

Prefeitura entrega novos ônibus e garante reforma de terminais em novembro
MAIS 20 VEÍCULOS

Prefeitura entrega novos ônibus e garante reforma de terminais em novembro

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião