Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

ELEIÇÃO 2019

Confira o resultado dos conselheiros mais votados em Campo Grande

Lista com nome de todos os candidatos e votos recebidos foi divulgada hoje

9 OUT 19 - 08h:41BRUNA AQUINO E DAIANY ALBUQUERQUE

Mesmo com a eleição turbulenta dos conselheiros tutelares no último domingo (6) em Campo Grande, a apuração de votos foi finalizada ontem às 21h50 e divulgada nesta quarta-feira a lista com o nome de todos conselheiros tutelares que concorreram ao pleito e o número de votos que cadda um recebeu, segundo a Comissão Eleitoral do CMDCA.

Os cinco conselheiros que tiveram mais votos são Sérgio Luiz Barbosa Júnior com 1050 votos,  e ocupa o 1°lugar, seguido de Liana Maria Maksoud Machado com 696 votos, Ana Cláudia Palmeira com 685, Ana Carolina Kalache Correa Lima Barreto 581 votos e Vânia Aparecida da Silva Oliveira Nogueira com 495 votos. 

Durante coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (9), a Comissão Eleitoral informou que o resultado final ainda não será divulgado devido a quatro conselheiros que teoricamente foram eleitos terem ação na justiça por não passarem em uma das fases de processo seletivo e recorreram. O resultado final deverá sair antes do dia 10 de janeiro antes da posse e a comissão vai entrar em contato com a assessoria jurídica da prefeitura para ver os próximos passos dos candidatos que possuem ação na justiça. 

O conselheiro tutelar é eleito pela sociedade para zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes. Os conselheiros acompanham os menores em situação de risco e decidem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).  Os eleitos deverão assumir seus cargos em 10 de janeiro 2020 e terão mandato de 4 anos.

Conforme a Comissão Eleitoral, foram 20.349 votos apurados em 60 seções que estavam espalhadas pelas maiores regiões da Capital, além dos distritos de Anhanduí e Rochedinho. Os votos válidos somaram 20.166. 

A eleição foi organizada pelo Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente, e fiscalizada pelo Ministério Público. Para o processo 2019, o Instituto Águia, empresa vencedora da licitação, preparou as etapas eliminatórias bem como a contratação das pessoas envolvidas na organização das seções eleitorais e foram mais de 200 pessoas envolvidas no pleito, entre mesários e escrutinadores- pessoas que ajudam na apuração dos votos.

A última urna terminou de ser apurada às 21h30 com o resultado final emitido pelo Tribunal Regional Eleitoral às 21h50. Todo processo de apuração foi sob orientação de técnicos do TRE e o escrutínio dos votos foi feito no Cartório Eleitoral. 

JUDICIALIZAÇÃO
Dentre os 97 candidatos, haviam 19 sob judice que puderam concorrer após decisão judicial. Outros candidatos  estão aguardando decisão final judicial e podem não assumir, mesmo tendo pontuado e ficado entre os 25 primeiros lugares. 

Segundo a coordenadora da Comissão Eleitoral Alessandra Hartmann, várias candidaturas só foram possíveis mediante liminar que se julgadas, podendo anular ou confirmar a condição de candidatos. “O resultado final dos eleitos será divulgado oficialmente pelo Conselho, conforme consta em edital." declarou a coordenadora. 

CONFUSÃO 

As votações foram marcadas por denúncias por parte dos eleitores que tiveram dificuldades para votar no último domingo. Mesmo com o voto facultativo, mais de 20 mil eleitores compareceram às urnas, segundo a Comissão Eleitoral, o dobro do esperado. 

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) ajudou no processo fornecendo as urnas de lona para a votação. As denúncias que envolveram boca de urna, transporte irregular de eleitores e locais de votações errados foram encaminhadas ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS) que vai apurar. 

 

Confira a lista de votos abaixo na forma decrescente:


 

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Prevenção contra incêndio é cinco vezes mais cara em MS
EXIGÊNCIAS

Prevenção contra incêndio
é cinco vezes mais cara em MS

Semana começa com previsão de chuva para MS
TEMPO

Semana começa com previsão de chuva para MS

Músicos homenageiam cantor Ivo de Souza em funeral; veja o vídeo
LUTO

Músicos homenageiam cantor Ivo de Souza em funeral; veja o vídeo

Gado é abandonado sem pastagem e rebanho pode ser sacrificado
CRIME AMBIENTAL

Rebanho é abandonado sem pasto e pode ser sacrificado

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião