Cidades

CORREDOR SUDOESTE

A+ A-

Comerciantes reclamam de ‘terminais’ na Brilhante: "sem lógica nenhuma"

Corredor deve ficar pronto em dezembro, segundo a prefeitura

Continue lendo...

Desde que foi retomada as obras do Corredor Sudoeste, a implantação das estações de pré-embarque quase prontas nas ruas Guia Lopes e Brilhante nos últimos dias são motivo de dor de cabeça para comerciantes que não tinham ainda a ideia de como o corredor iria funcionar desde o início do projeto há quase quatro anos. 

A obra teve início em 2016, no gerenciamento de Alcides Bernal, e começou a ser realizada pelo Exército através de convênio, que posteriormente, em 2018, foi rompido e assumido por empreiteiras.

Neste ano, estão sendo instaladas as estações e esta etapa na visão dos comerciantes e moradores da região vai mais atrapalhar do que de ajudar, principalmente no que diz respeito aos comércios que ficam em frente aos quatro terminais da região. 

“Não tem lógica nenhuma, esses pontos aqui, acredito que é dinheiro jogado fora, ninguém da prefeitura veio conversar com nós comerciantes, simplesmente chegaram e fizeram. A gente já sofreu com o recapeamento e agora com esses pontos, tem erro de logística aqui” disse o lojista Cleiton Melo de 40 anos. 

O segundo terminal de transbordo na Rua Brilhante, fica em frente a garagem de carros onde trabalha o gerente Carlos Eduardo, 40 anos. Segundo o funcionário, as vendas caíram bastante desde que construíram a estrutura porque prejudicou o estacionamento do lado esquerdo. “Isso queimou nosso ponto aqui na região, porque a pessoa não consegue estacionar, nós aqui da loja só estamos conseguindo entrar na garagem com os carros porque ainda não tem o fluxo de ônibus, mas quando começar a funcionar, como vamos fazer?”, disse. 

Ainda segundo Eduardo, o setor de vendas ficou mais desfavorecido na região desde o recapeamento da Brilhante no ano passado. “As vendas não caíram por causa da pandemia, começou com as obras de asfalto e agora com esse ponto, eles dizem que vão melhorar, mas eu não vejo como”, contou. 

E as reclamações não se basearam apenas no enfraquecimento do comércio. O trânsito ficou mais perigoso depois das instalações das estações segundo os comerciantes. 

“O trânsito na Brilhante a partir das 17h é intenso, essa estrutura ‘no meio da rua’ que ainda não está pronta já causou acidentes, porque ficou uma faixa estreita onde todo mundo quer passar, imagina quando começar a funcionar com os ônibus? Acredito que em vias mais largas até funcionaria, mas aqui, sem condições”, contou o comerciante Cleiton. 

Amanda Nantes, de 38 anos, trabalha em loja de produtos naturais e contou a reportagem do Correio do Estado que o trânsito está um caos nos últimos dias. “Não tem nexo nesses pontos, já teve um acidente aqui na frente porque não tem espaço para os carros, esses dias um motorista passou em alta velocidade por dentro do ponto, com o fluxo de movimento aqui não vai dar certo”, explicou. 

Para os motoristas, além de não ter visão nos cruzamentos, o último ponto da rua Brilhante causa preocupação já que foi instalado bem na curva da via que termina na avenida Gunter Hans onde terá estações de embarque. O serviço será feito entre os terminais Bandeirantes e Aero Rancho, com custo orçado em R$ 12 milhões que precisa ser licitado.

Outra reclamação de Amanda é a exclusão do estacionamento para seus clientes já que o ponto fica bem em frente à loja. “Isso vai diminuir ainda mais os nossos atendimentos, porque a pessoa vai ter que estacionar em ruas laterais para vir aqui, isso tende a piorar a situação que estamos vivendo agora, não entendo a finalidade e o pior é que a prefeitura nem pediu nossa opinião”.

O Correio do Estado entrou em contato com o secretário de obras e infraestrutura do município, Rudi Fiorese, sobre o posicionamento diante das críticas nas obras, principalmente na logística das estações de embarque. Em reposta a reportagem, Fiorese disse que o projeto foi realizado de acordo com a necessidade da via. "Se colocarmos as estações no passeio teríamos o problema de "tampar" a (fachada) agravado. Outro ponto é a largura em alguns trechos dos passeios que não é suficiente para a instalação das estações", explicou. 

CORREDOR

Atualmente, a obra está na fase da implantação de estações de pré-embarque. Às 16 licitadas (foram incluídas as 4 previstas para o corredor da Rua Bahia) vão custar R$ 831.381,21. Serão três estações de 10 metros de comprimento e 13 estações de 5 metros, com 2,5 metros de cobertura.  

As maiores terão 15 assentos e as menores seis, além de uma estrutura de concreto, na qual os usuários também poderão se acomodar. Na Rua Brilhante, as estações de pré-embarque estão programadas para as esquinas com as ruas Cyriaco Maymone, Mario Quintanilha, Manoel Proença e Marechal Deodoro. 

A Avenida Bandeirantes terá estações nas esquinas com as ruas Campinas, Hermenegildo Pereira, Bélgica, Tenente Antônio João de Figueiredo, Argemiro Fialho, Salgado Filho e 26 de Agosto.


*Colaborou Daiany Albuquerque

"Vacina no braço"

Casos de Síndrome Aguda Respiratoria Grave aumentam em Campo Grande

Conforme o boletim da InfoGripe divulgado nesta quinta-feira (18) os casos de síndrome gripais aumentaram na Capital; a recomendação é que os grupos prioritários tomem vacina

18/04/2024 18h15

Os indicativos correspondem a semana Epidemiológica (SE-15), entre os dias 7 e 13 de abril, considerando dados dispostos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Campo Grande está entre outras 19 Capitais que apresentaram aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), conforme boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (18), pela Fiocruz. 

 O relatório apontou que aumentou o número de pessoas internadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de Influenza A (vírus da gripe) e o vírus respiratório (VSR).

"Na presente atualização observa-se que 19 das 27 capitais apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo (últimas 6 semanas) até a semana 15: Aracajú (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), plano piloto e arredores de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA) e São Paulo (SP)", indica o relatório.

Divulgação InfoGripe

A Covid-19 segue em queda e em alguns Estados permanece em níveis baixos de incidência. Os dados apontam que a disseminação da Síndrome Respiratória Aguda Grave, de Influenza A e o vírus respiratório para as próximas semanas em 19 Estados e Mato Grosso do Sul pode apresentar aumento nas próximas semanas. 

Os indicativos correspondem a semana Epidemiológica (SE-15), entre os dias 7 e 13 de abril, considerando dados dispostos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe).

Segundo o pesquisador do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, para impedir o crescimento dos casos o público alvo deve procurar a unidade de saúde mais próxima e tomar a vacina contra a influenza. 

“Para o vírus da gripe, a gente conta com vacina e campanha de vacinação em todo o país. Então quem é grupo de risco, deve buscar o posto de saúde para se vacinar. A vacina da gripe, tal qual a vacina da Covid, têm como foco diminuir o risco de agravamento de um resfriado, que pode acabar desencadeando uma internação e até, eventualmente, uma morte. Ou seja, a vacina é simplesmente fundamental. Em relação ao VSR, a rede privada tem uma vacina já disponível para idosos, que também é muito importante, já que embora o risco do VSR seja muito maior nas crianças pequenas, a gente também observa internações nos idosos”, explica Marcelo Gomes.

A recomendação do pesquisador para pessoas que apresentem sintomas gripais usem máscara de qualidade as recomendadas são: N95, KN95, PFF2; no caso de sair de casa para procurar atendimento médico em unidades de saúde. 

Veja outros Estados com tendência de aumento da Síndrome Respiratória Aguda Grave:

  •  Acre;
  • Alagoas;
  • Amazonas;
  • Bahia;
  • Ceará;
  • Distrito Federal;
  • Goiás;
  • Maranhão;
  • Minas Gerais;
  • Pará;
  • Paraíba;
  • Paraná;
  •  Pernambuco;
  • Rio Grande do Norte
  • Rio Grande do Sul;
  • Rio de Janeiro;
  • Santa Catarina;
  • Sergipe;
  • São Paulo;
  • Tocantins;

Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul a incidência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em decorrência da Covid-19 apresenta queda. 

No país

Somente em 2024, óbitos ligados a SRAG foram registrados  2.322 óbitos, sendo 1.411 (60,8%)
com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 728 (31,4%) negativos, e ao
menos 78 (3,4%) aguardam resultado.

Casos positivos

  • 12,3% Influenza A;
  •  0,1% Influenza B;
  •  3,1% vírus sincicialrespiratório (VSR);
  •  81,7% SARS-CoV-2 (COVID-19);

 

Assine o Correio do Estado

 

Prazos

Mais de 68 mil pessoas poderão concluir o processo de obtenção da CNH até 31 de dezembro em MS

Os processos para retirada da CNH, que foram prorrogados por mais 12 meses, foram interrompidos em 2019

18/04/2024 17h50

Foto: Rachid Waqued

Continue Lendo...


De acordo com a deliberação nº271/2023, todos os processos de habilitação ativos até dezembro de 2023 tiveram o prazo de conclusão ampliado para 31 de dezembro de 2024.

De acordo com o levantamento do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), mostra que 8,6 mil processos estão parados na etapa de agendamento teórico, enquanto  12,6 mil na etapa de agendamento do exame prático de duas rodas. 

Ainda de acordo com o departamento de trânsito, 14,3 mil veículos estão na fase de agendamento prático de quatro rodas.Os demais são alunos que se encontram na fase de exames de saúde e ainda não chegaram na etapa de aulas.

O aviso do Detran é para as pessoas que ainda tem interesse em dar andamento ao processo procurem os seus respectivos CFC (Centro de Formação de Condutores) e não deixem para fazer isso perto do prazo expirar.

Ainda segundo o órgão, uma notificação eletrônica será encaminhada para os cidadãos que se qualificarem para a prorrogação. O alerta será enviado ao e-mail cadastrado no sistema durante a inscrição. Não haverá necessidade de efetuar novos pagamentos ou emissões de novas guias.

 

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).