Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

ALTAS TEMPERATURAS

Com temperaturas perto de 40ºC, umidade do ar despenca em MS

Sensação térmica sentida é maior que 41ºC

15 SET 19 - 16h:49FÁBIO ORUÊ

Característica do inverno sul-mato-grossense, o tempo seco tem apresentado níveis alarmantes neste ano, chegando aos 11% neste domingo (15), em várias cidades do Estado. A baixa umidade, somada às altas temperaturas, pode causar problemas de saúde.

Conforme informações do meteorologista Natálio Abrahão, Campo Grande e Coxim apresentaram 11%, nível crítico, por volta de 15h. Sonora e Costa Rica marcaram 12%, enquanto Água Clara, Três Lagoas e São Gabriel do Oeste ficaram na faixa dos 13% a 14%. Aquidauana foi a que apresentou a maior umidade, que estava em 24%. 

Estes níveis, entre 12% e 20%, são considerados alarmantes pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com risco a saúde, como ressecamento de pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, além de incêndios florestais. 

A defesa civil orienta para que nessas situações que as pessoas bebam bastante líquido, evitem fazer atividades físicas, não fiquem no sol nas horas mais quentes do dia, usem hidratante para pele e umidifique o ambiente. 

ALTAS TEMPERATURAS 

A baixa umidade do ar acompanha as altas temperaturas, que chegaram aos 42ºC. Campo Grande marcou 39,8ºC, Aquidauana e Maracaju marcaram 39,2ºC e Água Clara 39,4ºC. São Gabriel, Sidrolândia e Sonora ficaram na casa dos 38º e Costa Rica e Três Lagoas na casa dos 37ºC. Coxim chegou aos 42,9ºC.Todas as cidades tinham sensação térmica acima dos 41ºC, enquanto na Capital, a sensação chegou a 44ºC e Coxim aos 49ºC.

Segundo o Inmet, amanhã (16), um sistema frontal passa pelo sudoeste e sul do estado, provocando aumento de nebulosidade e declínio nas temperaturas. Na terça (17), a frente fria perde suas caracteristicas e se afasta da região, se deslocando pelo Estado provoca alguma nebulosidade, mas o domínio da massa de ar tropical quente e seca acaba prevalecendo.

Quarta-feira (18), os ventos do quadrante sul favorecem o declínio nas temperaturas e transporte de umidade para o sul de MS, mas a umidade relativa do ar continua baixa, especialmente à tarde, no centro-norte e nordeste.
 

* Matéria alterada às 17h30 para atualização de informações. 

 

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Educação de MS é a nona melhor País em competitividade
RANKING NACIONAL

Educação de MS é a nona melhor País em competitividade

MEC divulga horário de provas do Enem em cada estado
EVITE ATRASO

MEC divulga horário de provas do Enem em cada estado

Crise do PSL trava projeto de reforma do Hotel Campo Grande, diz prefeito
PARADO

Crise do PSL trava projeto de reforma de hotel, diz prefeito

Prefeitura entrega novos ônibus e garante reforma de terminais em novembro
MAIS 20 VEÍCULOS

Prefeitura entrega novos ônibus e garante reforma de terminais em novembro

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião