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PREJUÍZO

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Com asfalto "casca de ovo", Anel Viário será entregue repleto de remendos

Obra deve ser entregue apenas em 2020, após anos de abandono

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Em obras há oito anos, o Anel Viário de Campo Grande será inaugurado com aspecto de “usado”. Parte do asfalto do trecho que deve ligar a MS-010 (saída para Rochedinho) e a BR-163 (saída para Cuiabá) apresenta buracos, rachaduras e grande quantidade de remendos. Os problemas revelam a qualidade da pavimentação empregada na obra. O trecho deveria ter sido finalizado até maio deste ano, mas houve pedido de prorrogação do prazo de entrega para 2020. 

O Correio do Estado percorreu o trecho entre a MS-080 (saída para Rochedo) e MS-010 (saída para Rochedinho). No local, o asfalto está se esfarelando e onde os buracos não tomam conta há remendos com cerca de centímetros de distância um do outro.

Basta circular pelo trecho para perceber que a qualidade da pavimentação é duvidosa, visto que em alguns locais o asfalto que nunca foi usado por veículos pesados já está deteriorado antes mesmo da inauguração da rodovia.
Conforme a prefeitura, a empresa responsável pela obra terá de entregar a pavimentação em boas condições, apesar dos remendos. O município informou que ainda estão em construção duas rotatórias (na MS-010 e MS-080), que devem ser finalizadas até agosto. Está em análise no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) o projeto de uma terceira rotatória, prevista para o entroncamento com a BR-163. A previsão de conclusão da obra é dezembro deste ano.

RECURSOS

As rotatórias sempre foram pontos de entrave da obra e também responsáveis pelo encarecimento da intervenção do Anel Viário. Para tentar agilizar a entrega, em setembro do ano passado, o então ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, prometeu enviar recursos extras de R$ 9,5 milhões. 

Porém, 10 meses se passaram e a verba da União ainda não chegou. Em nota, o Dnit informou que “os recursos para complementação da obra do Anel Viário de Campo Grande estão previstos para disponibilização em 2019”, sem especificar datas.

O projeto passou por ajustes para contemplar a construção de colchões drenantes, que não estavam previstos na proposta original. Também foi preciso alterar os projetos das rotatórias, que foram mudadas, por exemplo, para se adequarem à duplicação da MS-080. As alterações exigiram um aditivo de R$ 1.603.513,62 no convênio.

Por conta das adequações nas rotatórias, o valor total da obra deve aumentar, mas a Sisep ainda não divulgou a nova planilha. Até o fim do ano passado, a confirmação era de que, para ser concluída, a intervenção deverá consumir total de R$ 46,5 milhões – já com os R$ 9,5 milhões em recursos da União, além de R$ 950 mil da prefeitura, que representam 10% de contrapartida. 

O trecho em obras atualmente faz parte de um total de 24 quilômetros, dos quais 18 km estão concluídos. Para a retomada da intervenção, a administração municipal disse que prorrogou o convênio, vencido em maio de 2017, reprogramou o trabalho com aval do Dnit para inclusão de novas obras e também teria concluído as últimas desapropriações.

ATRASO

Desde que teve início, em 2011, ainda na gestão de Nelsinho Trad, a obra já passou por diversas reavaliações e também paralisações para corrigir valores de aditivos do contrato. Inicialmente, a entrega definitiva ocorreria em julho de 2014. Com o novo prazo, previsto para 2020, a construção deve durar quase 10 anos.

Pesquisa

Extrema pobreza cai a nível recorde; dúvida é se isso se sustenta

O país terminou o ano passado com 18,3 milhões de pessoas sobrevivendo com rendimentos médios mensais abaixo de R$ 300

19/04/2024 18h00

A PnadC de 2023 mostrou que os rendimentos dos brasileiros subiram 11,5% em relação a 2022. Foto: Favela em Campo Grande - Gerson Oliveira/Correio do Estado

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A expressiva alta da renda em 2023 reduziu a pobreza extrema no Brasil ao seu nível mais baixo da série histórica, a 8,3% da população. O país terminou o ano passado com 18,3 milhões de pessoas sobrevivendo com rendimentos médios mensais abaixo de R$ 300. Apesar da queda, isso ainda equivale a praticamente a população do Chile.

O cálculo é do economista Marcelo Neri, diretor da FGV Social, a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PnadC), do IBGE.

Em relação a 2022, 2,5 milhões de indivíduos ultrapassaram a linha dos R$ 300, numa combinação de mais transferências pelo Bolsa Família, aumento da renda do trabalho e queda do desemprego. A grande dúvida é se o movimento —e mesmo o novo patamar— seja sustentável.

A PnadC de 2023 mostrou que os rendimentos dos brasileiros subiram 11,5% em relação a 2022. Todas as classes de renda (dos 10% mais pobres ao decil mais rico) tiveram expressivos ganhos; e o maior deles deu-se para os 5% mais pobres (38,5%), grandes beneficiados pelo forte aumento do Bolsa Família —que passou por forte expansão nos últimos anos.

Entre dezembro de 2019 (antes da pandemia) e dezembro de 2023, o total de famílias no programa saltou de 13,2 milhões para 21,1 milhões (+60%). Já o pagamento mensal subiu de R$ 2,1 bilhões para R$ 14,2 bilhões, respectivamente.

Daqui para frente, o desafio será ao menos manter os patamares de renda —e pobreza— atuais, já que a expansão foi anabolizada por expressivo aumento do gasto público a partir do segundo semestre de 2022.
Primeiro pela derrama de incentivos, benefícios e corte de impostos promovidos por Jair Bolsonaro (PL) na segunda metade de 2022 em sua tentativa de se reeleger. Depois, pela PEC da Transição, de R$ 145 bilhões, para que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pudesse gastar mais em 2023.

Como esta semana revelou quando governo abandonou, na segunda-feira (5), a meta de fazer superávit de 0,5% do PIB em suas contas em 2025, o espaço fiscal para mais gastos exauriu-se.

A melhora da situação da renda dependerá, daqui para frente, principalmente do mercado de trabalho e dos investimentos do setor privado. Com uma meta fiscal mais frouxa, os mercados reagiram mal: o dólar subiu, podendo trazer impactos sobre a inflação, assim como os juros futuros, que devem afetar planos de investimentos empresariais e, em última instância, o mercado de trabalho.

Apesar do bom resultado em 2023, algumas análises sugerem que o resultado não deve se repetir. Segundo projeções da consultoria Tendências, a classe A é a que terá o maior aumento da massa de renda real (acima da inflação) no período 2024-2028: 3,9% ao ano. Na outra ponta, a classe D/E evoluirá bem menos, 1,5%, em média.

Serão justamente os ganhos de capital dos mais ricos, empresários ou pessoas que têm dinheiro aplicado em juros altos, que farão a diferença. Como comparação, enquanto o Bolsa Família destinou R$ 170 bilhões a 21,1 milhões de domicílios em 2023, as despesas com juros da dívida pública pagos a uma minoria somaram R$ 718,3 bilhões.

A fotografia de 2023 é extremamente positiva para os mais pobres. Mas o filme adiante será ruim caso o governo não consiga equilibrar suas contas e abrir espaço para uma queda nos juros que permita ao setor privado ocupar o lugar de um gasto público se esgotou.

Voos em queda

Aeroportos de Mato Grosso do Sul enfrentam desafios enquanto Aena Brasil lidera crescimento nacional

No acumulado do ano de 2024, o volume de passageiros chegou a mais de 395 mil passageiros em Mato Grosso do Sul, com um aumento de 4,8% no número de operações realizadas nos três aeroportos do Estado

19/04/2024 17h41

Os três aeroportos de Mato Grosso do Sul mantiveram um desempenho estável no acumulado do ano, com um aumento significativo nas operações. Foto/Arquivo

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A Aena Brasil revelou hoje os números da movimentação nos aeroportos até março de 2024, destacando-se como a empresa com a menor redução de passageiros no país. No entanto, o aeroporto de Ponta Porã, sob sua administração, enfrentou uma redução significativa de 42,4% no fluxo de passageiros em março deste ano.

Esta tendência também foi observada na capital sul-mato-grossense, onde o volume de passageiros em Campo Grande caiu 5,5%, totalizando 118.529 passageiros, e no aeroporto de Corumbá, com uma redução de 14,3%.

Além disso, as operações aeroportuárias também estão em declínio, com quedas de 15,9% em Ponta Porã, 10,6% em Corumbá e 8,7% na capital, no volume de operações.

Apesar desses desafios, no acumulado do ano, a Aena Brasil aponta que o aeroporto internacional de Campo Grande registrou uma redução de 3,0% no fluxo de passageiros e de 3,5% no número de operações aeroportuárias.

Já o aeroporto de Ponta Porã apresentou uma queda de 27% no fluxo de passageiros, mas com um saldo positivo de 4% no número de operações. Além disso, o aeroporto de Corumbá, considerado a capital do Pantanal, registrou um aumento de 4,9% nas operações.

No total, a movimentação nos três aeroportos de Mato Grosso do Sul alcançou 395.388 passageiros e 5.043 operações realizadas.

Veja o ranking nacional:

Aena tem crescimento de 6,3% na movimentação em todo o Brasil

Enquanto isso, em nível nacional, a Aena Brasil experimentou um crescimento impressionante de 6,3% na movimentação. Os 17 aeroportos administrados pela empresa no Brasil registraram 10,4 milhões de passageiros no primeiro trimestre de 2024, representando um aumento de 6,3% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Em relação ao número de pousos e decolagens, nos três primeiros meses houve alta de 5,4%, com um total de 115,5 mil movimentos de aeronaves. Considerando somente o mês de março, o crescimento chega a 6,1% no total de passageiros (3,4 milhões), em relação ao mesmo mês de 2023, e a 1,7% no volume de pousos de decolagens (38,9 mil).

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