Cidades

INFORME PUBLICITÁRIO

A+ A-

Com a volta às aulas, especialista alerta para o peso e a posição da mochila escolar

Ortopedista, Ricardo Marques Miranda orienta pais e professores para evitar desvios na coluna das crianças

INFORME PUBLICITÁRIO

18/02/2019 - 08h00
Continue lendo...

A volta às aulas deve trazer uma preocupação a mais para os pais e professores: o peso e a posição da mochila escolar. Utensílio prático que auxilia no transporte de material para estudo de crianças e adolescentes, com o uso incorreto pode acarretar dor nas costas e favorecer os desvios posturais da coluna vertebral.

No consultório, Ricardo Marques Miranda, médico ortopedista e especialista em coluna vertebral, contabiliza pelo menos 10 pacientes por mês que chegam perguntando sobre desvios na coluna. Por conta disso, vale o alerta para todo começo de ano.

“Estudos mostram que o máximo que pode ser colocado na parte posterior da coluna são 10% do peso do corpo. Se passar disso, pode começar a ter alterações”, explica o médico. A principal delas é a escoliose e quando o paciente apresenta desvio de posicionamento da cabeça.

“Ele pode reclinar a cabeça muito para frente ou para a lateral, a fim de compensar o peso da mochila, caso seja usada só de um lado do ombro”, exemplifica o especialista.

O interessante, defende o ortopedista, é que tanto pais quanto profissionais da educação possam orientar e também fiscalizar o uso correto da mochila. “O ideal seria as crianças passarem por uma avaliação postural, que pode ser feita por um educador físico”, sugere Ricardo. Outra boa sugestão é tirar da mochila todo e qualquer material desnecessário para aquele dia.

Para auxiliar pais e professores, o médico Ricardo Marques Miranda elencou cinco dicas para o uso correto das mochilas escolares no dia a dia:

1. Ao escolher uma mochila adequada para seu filho, prefira as que têm duas alças acolchoadas, com largura mínima de 4 cm em cada tirante. O terceiro ponto de fixação, com cinta abdominal, ajuda a prender firmemente na coluna, evitando desequilíbrios ou que seja necessário uma hiperflexão ou hiperextensão do tronco;

2. O peso máximo para uma mochila escolar, já com os materiais, é de 10% do peso corporal. Confira e fique atento a materiais desnecessários e retire o que não for utilizado rotineiramente;

3. Devem ser evitados materiais soltos dentro da mochila. Prefira mochilas que tenham vários compartimentos para ajudar na distribuição dos materiais. Os livros e materiais mais pesados devem ficar no centro e mais próximos ao apoio nas costas;

4. A mochila nunca deve ser utilizada com apoio apenas em um tirante, sendo necessário ter as duas alças presas na coluna. O uso de apenas um tirante pode levar à inclinação lateral da coluna e favorecer a escoliose;

5. Pesos superiores à carga máxima permitida devem ser carregados em mochila de rodinhas. O puxador deve ficar na altura da cintura e deve ser alternado entre o lado direito e esquerdo durante o transporte.

O médico Ricardo Marques Miranda atende no Centro de Tratamento de Coluna de Mato Grosso do Sul, na Rua Coronel Cacildo Arantes, 543, no Bairro Chácara Cachoeira, em Campo Grande. Confira mais artigos e dicas de saúde no site: www.ricardomiranda.med.br/.

Servidores

Governo Lula amplia proposta de reajuste para 9,5% para servidores federais da educação

Para o ano que vem, o governo aumentou a proposta de reajuste de 4,5% para 9,5%. E para 2026, saiu de 4,5% para 3,5%

19/04/2024 14h00

O governo também acolheu a maioria dos pedidos para reestruturação da carreira. Foto: Gerson Oliveira

Continue Lendo...

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez nesta sexta-feira (19) uma contraproposta a técnicos e servidores da educação para 2025 e 2026 em numa nova mesa de negociação.

Para o ano que vem, o governo aumentou a proposta de reajuste de 4,5% para 9,5%. E para 2026, saiu de 4,5% para 3,5%. Além disso, os pagamentos já seriam feitos em janeiro de 2026, não em maio, como é praxe.

O governo também acolheu a maioria dos pedidos para reestruturação da carreira.

A proposta foi feita em reunião de lideranças sindicais no Ministério da Gestão e Inovação com integrantes do governo. Em frente à sede da pasta estavam integrantes da categoria em protesto.

Do lado do Executivo estiveram presentes o secretário-executivo-adjunto da Educação, Gregório Grisa, e o secretário de Gestão de Pessoas, José Celso Cardoso.

Também participaram representantes da Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil) e do Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica).
De acordo com o governo, há 220 mil pessoas nesta carreira.

"A gente colocou na mesa agora, para avaliação das entidades, para apreciação dos sindicatos, uma proposta de reajuste que representa um avanço expressivo, quando comparada à proposta que o governo fez ainda no final do ano, que era de 4,5% em 2025, 4,5% em 2026", disse Grisa.

"A gente traz a proposta agora, inclusive adiantando para o mês de janeiro de 2025, já ter 9% em 2025. Então a gente dobra a proposta feita anteriormente para essa carreira de técnicos administrativos", completou.

Ao final da reunião, os secretários do governo falaram com jornalistas sobre a proposta. À tarde, a mesa de negociação será com professores.

Docentes de universidades, centros de educação tecnológica e institutos federais das cinco regiões do Brasil entraram em greve no último dia 15, após o governo não prever reajuste às categorias.
Eles exigem aumento salarial de 22%, a ser dividido em três parcelas iguais de 7,06% —a primeira ainda para este ano e outras para 2025 e 2026.

De acordo com balanço de quinta-feira (18) da Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), há 24 instituições paralisadas e outras 11 com indicativo de greve. Já a Fasubra diz que 66 das 69 instituições aderiram à greve.

Dia do exército

Riedel, secretários e policiais recebem honrarias nos 376 anos do Exército

Cerca de mil militares das Forças Armadas participaram de solenidade no CMO

19/04/2024 13h00

Marcha e desfile de militares do Exército Brasileiro MARCELO VICTOR

Continue Lendo...

Cerca de mil militares das Forças Armadas comemoraram os 376 anos do Exército Brasileiro (EB), na manhã desta sexta-feira (19), em solenidade realizada no Comando Militar do Oeste (CMO), localizado na avenida Duque de Caxias, em Campo Grande.

Homens e mulheres fardados, de 13 grupamentos/batalhões, marcharam e desfilaram em alusão ao Dia do Exército, comemorado anualmente em 19 de abril.

Durante a solenidade, foram entregues medalhas, diplomas, certificados e honrarias militares ao governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB); comandante-geral da Polícia Militar (PMMS), Renato dos Anjos; comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS), Frederico Reis; secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antônio Carlos Videira; presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul); entre outras autoridades.

Os convidados foram homenageados em reconhecimento aos serviços que contribuíram para progresso, defesa e segurança de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o governador do Estado, Eduardo Riedel, a parceria entre o governo de MS e EB garante ganhos na infraestrutura, sociedade e segurança pública.

“Estou muito honrado de receber uma homenagem do Exército Brasileiro, é uma instituição que orgulha a todos nós. E para o Mato Grosso do Sul, é fundamental, um estado que faz fronteira com dois países, faz divisa com mais outros cinco estados da federação e a sede do Comando Militar do Oeste é aqui no estado de MS. É uma parceria extremamente efetiva, diante de todas as situações que nós temos no estado, o Exército Brasileiro traz ao estado tranquilidade e parceria grandes em diversas áreas, social, infraestrutura, segurança pública. E a gente fica muito honrado em receber essa homenagem aqui hoje”, disse o governador de MS, em coletiva de imprensa.

Segundo o general de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha, a missão do EB é a de contribuir para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais e cooperando com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social.

“São 376 anos de dedicação à Pátria, ao nosso povo, ao nosso Brasil, trabalhando dentro dos nossos princípios de disciplina, hierarquia, valores e ética. Nosso papel é a garantia dos direitos constituídos, a defesa da Pátria, colaborar para o desenvolvimento nacional e estar junto a sociedade, tornando esse Brasil cada vez maior”, ressaltou o general.

O Dia do Exército Brasileiro é comemorado anualmente em 19 de abril, data que relembra o aniversário da Batalha de Guararapes, travada em 1648, quando brasileiros de diversas origens se uniram pela primeira vez em defesa do território contra o domínio holandês.

Neste dia, são realizadas diversas atividades para celebrar e reconhecer o trabalho e a importância do Exército na defesa da nação e na manutenção da ordem e segurança interna.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).