Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

PRIMAVERA

Chuva forte cai na Capital e Inmet faz alerta de temporal para outras 41 cidades do Estado

Apesar das precipitações, calor deve continuar em todas as regiões
10/11/2019 16:33 - FÁBIO ORUÊ


 

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas para Campo Grande e outras 41 cidades de Mato Grosso do Sul para este domingo (10). Chuva com a permanência do calor é característica da primavera, que começou em setembro e teve o seu primeiro mês atípico, sem precipitações. 

Segundo o Inmet, o alerta é para municípios das regiões centro-sul, leste e sul do Estado, que correm risco de alagamentos, descargas elétricas e ventos que podem chegar até 60 km/h. Estão na lista Antônio João, Bela Vista, Coronel Sapucaia, Dourados, Jardim, Mundo Novo, Ponta Porã, Sete Quedas e outras 33 cidades.

Na Capital, uma rápida e intensa chuva caiu em alguns bairros. Conforme apurado pelo Correio do Estado, precipitações foram registradas nas áreas do Bairro São Francisco, Santo Amaro, Coophasul e na região central. Em alguns bairros a chuva foi forte enquanto em outros permaneceu apenas uma intensa garoa. Neste domingo de Enem, candidatos que terminavam a prova e saiam da Uniderp, na Vila Miguel Couto, foram surpreendidos com a forte garoa. Algumas pessoas que ainda esperavam em frente da unidade tiveram que correr para se abrigar. Segundo o Meteorologista Natálio Abrahão, até às 18h já havia chovido 28,2 mm.

Ainda na Capital, a previsão é de calor, mesmo com as pancadas de chuva, a temperatura não passa da mínima de 22ºC. Em Dourados, Ponta Porã, Corumbá e Três Lagoas, as máximas podem chegar a 36ºC de hoje até a próxima quarta-feira (13). Durante todo o resto da semana também será de calor e chuvas isoladas em todo o Estado.

Na quinta-feira (14), a previsão é de céu encoberto com pancadas de chuva e apenas Ponta Porã terá um clima mais fresquinho, com máxima de 26º C e mínima de 22º C. Corumbá deve ser uma das únicas do Estado que não terá tantas pancadas de chuva no decorrer da semana. Neste domingo, a previsão é de chuvisco leve durante a noite e apenas na próxima quinta a previsão é de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas. Porém, as temperaturas continuam altas e Corumbá poderá registrar a máxima de 36º C neste domingo.

Essa situação deve ser constante até o início do verão, em 22 de setembro, já que a primavera, embora seja a estação mais quente do ano, é marcada pela chuva, o que não aconteceu em 2019. O meteorologista Natálio Abrão, disse que o período chuvoso começou oficialmente na quarta-feira, dia 6 de novembro, com pelo menos 27 dias de atraso em relação ao esperado, conforme Natálio. “A previsão geral é de que em novembro seja restabelecido o ciclo de chuvas do Estado”.

*Colaborou Súzan Benites

** Matéria alterada às 18h26 para acréscimo de informação

Felpuda


O sumiço de algumas figurinhas carimbadas da política não acontece em virtude da necessidade de isolamento como uma das formas de prevenção à pandemia. Em verdade, seria porque não têm mesmo o que e a quem falar. Com o advento das redes sociais, quem acha que fazer campanha eleitoral continua como na época do “eu prometo” está a um passo de ver o sonho de conquistar mandato se transformar em pesadelo. Pelo jeito, não estão nem conseguindo dormir.