Cidades

ANTIVÍRUS

A+ A-

Todos os presos durante operação do Gaeco no Detran já foram liberados

Contratos entre empresas de Informática e Poder Público são investigados

LUCIA MOREL

31/08/2017 - 08h50
Continue lendo...

Todos os presos durante a Operação Antivírus, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) já estão soltos. O ex-deputado estadual Ary Rigo (PSDB) e os empresários José do Patrocínio Filho, Fernando Roger Daga e Anderson da Silva Campos, sócios e ex-sócio da Pirâmide Central Informática LTDA foram liberados ontem à noite.

Todos estão, assim como os diretores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), impedidos de irem até a sede do departamento em Campo Grande e de manter contato com funcionários do órgão. Eles foram beneficiados com deferimento do pedido de habeas corpus, determinado pelo desembargador João Maria Lós, do Tribunal de Justiça.

Rigo estava em cela da 3ª Delegacia de Polícia, localizada no bairro Carandá Bosque e os outros três, no Centro de Triagem Anízio Lima, no bairro Jardim Noroeste, junto ao Complexo Penitenciário. A soltura do trio foi confirmada por servidores da Agência Estadual de Gestão Penitenciária (Agepen). 

O advogado do ex-deputado, Carlos Marques, disse que seu cliente queria prestar os esclarecimentos devidos ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e então, tentar evitar alguma ação penal futura. Por isso, o pedido de liberdade foi feito ontem à tarde e não no dia da prisão do ex-deputado, na terça-feira, dia 29.

Na decisão que beneficiou Rigo, o desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS), João Maria Lós, defere o pedido e determina que o ex-deputado compareça periodicamente em juízo e “nas condições fixadas pelo juiz, para informar e justificar atividades”, além de estar proibido de ir até o Detran ou manter contato com servidores do órgão. O uso de monitoramento eletrônico via tornozeleira foi descartado por não haver “indício de fuga”.

Em suas alegações, o magistrado acata pedido da defesa que afirma que não há confirmação de provas contra o ex-deputado e aponta o fato dele ser idoso de 71 anos de idade, portador de doença cardíaca e ter filho especial que depende dele. 

Rigo foi preso durante Operação Antivírus do Gaeco que fez busca e apreensão em 29 locais, além de prender 12 pessoas, entre elas o ex-deputado, também foram presos o diretor presidente do Detran, Gerson Claro Dino e seu adjunto, Donizete Aparecido da Silva, os diretores de finanças e de tecnologia, Celso Braz de Oliveira Santos e Gerson Tomi, respectivamente. O chefe de execução orçamentária, Érico Mendonça, também foi preso, mas assim como os demais, foi solto ontem.   

Luiz Alberto de Oliveira Azevedo, servidor público estadual lotado na Secretaria de Governo do Estado de Mato Grosso do Sul (Segov) e na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) também foi liberado ontem, assim como Jonas Schimidt das Neves, sócio da empresa Digitho Brasil, atual Digix e seu secretário Claudinei Martins Rômulo, liberados na noite de terça.

A operação tem como foco apurar a existência de organização criminosa voltada à prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, fraude em licitação, peculato e lavagem de dinheiro. A investigação teve início em 2015 e tem como objeto contratos celebrados entre empresas da área de tecnologia da informação/informática e o Poder Público Estadual.
 

"Vacina no braço"

Casos de Síndrome Aguda Respiratoria Grave aumentam em Campo Grande

Conforme o boletim da InfoGripe divulgado nesta quinta-feira (18) os casos de síndrome gripais aumentaram na Capital; a recomendação é que os grupos prioritários tomem vacina

18/04/2024 18h15

Os indicativos correspondem a semana Epidemiológica (SE-15), entre os dias 7 e 13 de abril, considerando dados dispostos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Campo Grande está entre outras 19 Capitais que apresentaram aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), conforme boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (18), pela Fiocruz. 

 O relatório apontou que aumentou o número de pessoas internadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de Influenza A (vírus da gripe) e o vírus respiratório (VSR).

"Na presente atualização observa-se que 19 das 27 capitais apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo (últimas 6 semanas) até a semana 15: Aracajú (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), plano piloto e arredores de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA) e São Paulo (SP)", indica o relatório.

Divulgação InfoGripe

A Covid-19 segue em queda e em alguns Estados permanece em níveis baixos de incidência. Os dados apontam que a disseminação da Síndrome Respiratória Aguda Grave, de Influenza A e o vírus respiratório para as próximas semanas em 19 Estados e Mato Grosso do Sul pode apresentar aumento nas próximas semanas. 

Os indicativos correspondem a semana Epidemiológica (SE-15), entre os dias 7 e 13 de abril, considerando dados dispostos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe).

Segundo o pesquisador do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, para impedir o crescimento dos casos o público alvo deve procurar a unidade de saúde mais próxima e tomar a vacina contra a influenza. 

“Para o vírus da gripe, a gente conta com vacina e campanha de vacinação em todo o país. Então quem é grupo de risco, deve buscar o posto de saúde para se vacinar. A vacina da gripe, tal qual a vacina da Covid, têm como foco diminuir o risco de agravamento de um resfriado, que pode acabar desencadeando uma internação e até, eventualmente, uma morte. Ou seja, a vacina é simplesmente fundamental. Em relação ao VSR, a rede privada tem uma vacina já disponível para idosos, que também é muito importante, já que embora o risco do VSR seja muito maior nas crianças pequenas, a gente também observa internações nos idosos”, explica Marcelo Gomes.

A recomendação do pesquisador para pessoas que apresentem sintomas gripais usem máscara de qualidade as recomendadas são: N95, KN95, PFF2; no caso de sair de casa para procurar atendimento médico em unidades de saúde. 

Veja outros Estados com tendência de aumento da Síndrome Respiratória Aguda Grave:

  •  Acre;
  • Alagoas;
  • Amazonas;
  • Bahia;
  • Ceará;
  • Distrito Federal;
  • Goiás;
  • Maranhão;
  • Minas Gerais;
  • Pará;
  • Paraíba;
  • Paraná;
  •  Pernambuco;
  • Rio Grande do Norte
  • Rio Grande do Sul;
  • Rio de Janeiro;
  • Santa Catarina;
  • Sergipe;
  • São Paulo;
  • Tocantins;

Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul a incidência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em decorrência da Covid-19 apresenta queda. 

No país

Somente em 2024, óbitos ligados a SRAG foram registrados  2.322 óbitos, sendo 1.411 (60,8%)
com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 728 (31,4%) negativos, e ao
menos 78 (3,4%) aguardam resultado.

Casos positivos

  • 12,3% Influenza A;
  •  0,1% Influenza B;
  •  3,1% vírus sincicialrespiratório (VSR);
  •  81,7% SARS-CoV-2 (COVID-19);

 

Assine o Correio do Estado

 

Prazos

Mais de 68 mil pessoas poderão concluir o processo de obtenção da CNH até 31 de dezembro em MS

Os processos para retirada da CNH, que foram prorrogados por mais 12 meses, foram interrompidos em 2019

18/04/2024 17h50

Foto: Rachid Waqued

Continue Lendo...


De acordo com a deliberação nº271/2023, todos os processos de habilitação ativos até dezembro de 2023 tiveram o prazo de conclusão ampliado para 31 de dezembro de 2024.

De acordo com o levantamento do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), mostra que 8,6 mil processos estão parados na etapa de agendamento teórico, enquanto  12,6 mil na etapa de agendamento do exame prático de duas rodas. 

Ainda de acordo com o departamento de trânsito, 14,3 mil veículos estão na fase de agendamento prático de quatro rodas.Os demais são alunos que se encontram na fase de exames de saúde e ainda não chegaram na etapa de aulas.

O aviso do Detran é para as pessoas que ainda tem interesse em dar andamento ao processo procurem os seus respectivos CFC (Centro de Formação de Condutores) e não deixem para fazer isso perto do prazo expirar.

Ainda segundo o órgão, uma notificação eletrônica será encaminhada para os cidadãos que se qualificarem para a prorrogação. O alerta será enviado ao e-mail cadastrado no sistema durante a inscrição. Não haverá necessidade de efetuar novos pagamentos ou emissões de novas guias.

 

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).