Com objetivo de diminuir o tempo de assistência pela metade, as chamadas “motolâncias” já fazem parte do Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e socorristas já atenderam 18 ocorrências, em Campo Grande. Apesar da entrega oficial acontecer na manhã desta segunda-feira (11), desde a semana passada as motocicletas ajudam no reforço dos atendimentos de urgência do SAMU.
São duas motocicletas equipadas com kit de atendimento médico básico e que já estão disponíveis, podendo chegar mais depressa e fazer atendimento mais eficaz. A ideia é garantir melhor tempo-resposta às ocorrências de urgência e otimizar o atendimento pré-hospitalar.
Durante a solenidad de entrega oficial das motocicletas que aconteceu na sede do SAMU, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Luiz Brandão Vilela, lembrou que os veículos doados pelo Ministério da Saúde estavam parados há mais de quatro anos por entraves burocráticos e que o processo de habilitação do serviço foi retomado este ano, garantindo que os veículos pudessem ser utilizados e evitando a devolução dos mesmos.
Conforme o secretário, por meio desta ferramenta, será possível diminuir o tempo resposta do atendimento, visando estabilizar clinicamente o paciente, além de isolar o local da ocorrência.
“Desta forma você garante a segurança do paciente e da equipe, até a chegada de uma Unidade de Suporte Básico ou Unidade de Suporte Avançado para transportá-lo para a unidade de destino”, alegou Vilela.
As motolâncias são equipadas com desfibrilador externo automático para vítimas de parada cardiorrespiratória, material de oxigênoterapia, colar cervical e imobilização, entre outros materiais de primeiros socorros, as duas motolâncias reduzem o tempo de atendimento pela metade, passando de seis para até três minutos, dependendo do local da ocorrência.
Quando acionados, os motossocorristas sempre saem em dupla, em motolâncias distintas. Cada profissional carrega dentro do baú um tipo de material específico para as ocorrências de casos clínicos ou com traumas.
Para fazer os atendimentos, os socorristas utilizam todos os equipamentos de proteção individual necessários, como capacete, luva, colete especial com sistema de airbags, joelheiras e protetor de tórax.
Até o fim do mês, o serviço irá funcionar de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 18h. Por motivos de segurança, os profissionais não realizam atendimentos no período noturno ou em dias chuvosos.
A expectativa é de que a partir de 2018, o horário de atendimento das motolâncias sejam ampliado com a habilitação de cinco novos condutores ao serviço.
Reestruturação
A supervisora médica do SAMU, Maithê Vendas Galhardo, ressalta que, no último ano, o serviço passou por reestruturações importantes: A Central de Regulação Médica de Urgência ganhou nova estrutura física e foi contemplada com equipamentos de informática, de telefonia e gravação de voz das chamadas, mantendo o controle e avaliação da qualidade do atendimento prestado.
Segundo a supervisora, além de prédio e equipamentos novos, a Coordenação Geral e sua Equipe de Supervisores criaram protocolos de serviços para todas as áreas de atendimento.
SAMU Campo Grande
O SAMU atende durante as 24 horas do dia pelo telefone 192. A chamada é atendida por técnicos, na Central de Regulação, que identificam a emergência e transferem para o médico que classifica a urgência e encaminha o melhor recurso para o atendimento (podendo ser uma ambulância básica ou avançada, motolância ou uma orientação médica).
O SAMU de Campo Grande conta com um efetivo de 14 viaturas (veículos), sendo 3 de suporte avançado e 10 de suporte básico e 1 veículo de intervenção rápida (VIR), além das duas motolâncias e recebe uma média de 36 mil chamadas por mês.