Com as chuvas intensas e consideradas atípicas nos últimos dois meses, a Prefeitura de Campo Grande não trabalha mais com prazos curtos no programa Reviva Campo Grande, de revitalização da Rua 14 de Julho.
A promessa de concluir e entregar uma quadra a cada dois meses de trabalho foi descartada e o foco agora é liberar um “pacote” de quadras até o dia 30 de novembro para não atrapalhar o comércio no Natal. As ações começaram em junho – há cinco meses – e a primeira quadra, entre a avenida Fernando Corrêa da Costa e a Rua 26 de Agosto, continua interditada e sem previsão de finalização.
De acordo com o setor de comunicação do programa, as chuvas, consideradas atípicas nos meses de agosto e setembro, atrasaram as obras, pois a cada dia chovendo é preciso aguardar outros três para que as ações sejam retomadas, por conta do solo úmido.
Sem conseguir mais cumprir a promessa de uma quadra entregue a cada dois meses, a prefeitura já trabalha somente com o prazo final da obra, em 2020. “As chuvas atrapalharam a conclusão dos trabalhos, porque tem que esperar secar o solo e as chuvas de agosto e setembro foram atípicas, mas o cronograma final não está atrasado”, diz em nota.
A primeira quadra, entre a Fernando Corrêa e 26 de Agosto, está bem avançada. O asfalto está concluído, parte da nova calçada e dos recuos do estacionamento também, porém não há novo prazo para ter o trânsito liberado. Funcionários no local trabalhavam nessa manhã para consertar um problema no local. A água da chuva acumula na esquina, então as máquinas trabalhavam para fazer mais uma camada de asfalto para que não ocorra mais.
Nilson Carvalho é comerciante da Rua 14 de Julho e diretor da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG). Ele é um dos representantes dos empresários afetados pela obra e comenta que os prazos mudam toda semana.
“Cada dia é uma coisa diferente. Alegam que cada dia de chuva, tem três de atraso. Não conseguiram cumprir o prazo de dois meses por quadra. O último prazo para entregar a primeira quadra foi sexta-feira passada (5), mas também não deu certo”, ressaltou.
Ainda segundo o comerciante, a esperança do comércio local é o dia 30 de novembro, quando alegaram que vão liberar o trânsito e retirar os tapumes, retomando a obra somente em janeiro, para que o comércio consiga trabalhar no período do Natal.
“Nos comunicaram que a partir de 30 de novembro vão liberar os carros e tirar os tapumes, voltando a mexer só em janeiro. Essa é a esperança para o Natal, porque nosso movimento já caiu 50%, tivemos três comércios fechados ali no começo e outros três na altura da Maracaju. Contratação de temporários nem pensar, estávamos só demitindo”, detalhou.
Com duas frentes de trabalho – entre a avenida Fernando Corrêa da Costa e a Rua 15 de Novembro e na altura na Rua Dom Aquino até a avenida Mato Grosso – a prefeitura está estudando a possibilidade da implantação de uma equipe para trabalhar durante a noite, fazendo as calçadas.
O prazo dado à Engepar Engenharia e Participações para conclusão desta etapa é de 22 meses. Todas as obras previstas no Reviva Centro tem de ser concluídas no prazo de cinco anos com risco de perder os recursos de houver descumprimento.
Feito por Denis Felipe com IA


