Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Assine a Newsletter

OBRIGATÓRIO

Projeto propõe fixação de placas para estimular uso de guias em cães

Donos abusam de falta de fiscalização e passeiam com animais soltos

11 FEV 19 - 14h:46TAINÁ JARA

Projeto que trâmita na Câmara de Vereadores propõe alteração da lei de posse responsável de cães e gatos. A principal mudança prevista é a fixação de placas contendo as normas da legislação em vigor em locais públicos e privados de passeio com animais de estimação, afim de conscientizar a população dos cuidados a serem tomados. Atualmente, a Lei Complementar 79/05 prevê multa entre R$ 120 e R$ 1.000 para os que infrigirem as regras previstas, entre elas, a utilização de coleira e guia para circulação com cães. 

De autoria do vereador Otávio Trad, a proposta pretende, por meio de parcerias com a iniciativa privada, destacar normativas como de condução de cães de médio e grande porte apenas por maiores de 16 anos, desde que o cão esteja usando guia com enforcador; de que cada cidadão poderá conduzir apenas um animal por vez; a obrigatoriedade de vacinação contra a raiva em cães e gatos; obrigatoridade de recolhimento de dejetos fecais do animal e a requisição de força policial, mediante constatação da inobservância da legislação em vigor.

Na justificativa, o vereador  destaca a necessidade de destacar os pontos mais importantes da normativa. “Entendemos que a divulgação das normas será uma maneira eficaz de garantir seu cumprimento por parte dos proprietários e/ou condutores de cães e gatos e, assim, será possível evitar prejuízos à segurança e à integridade física dos animais e da população”. 

Conforme reportagem publicada ontem pelo Correio do Estado,  mesmo obrigatório, o uso de guias e coleiras em cães durante o passeio não é respeitado em Campo Grande. A falta de equipes suficientes para realizar as fiscalizações acaba levando donos a abusarem deixando os bichos, inclusive os de raças consideradas ferozes, passear soltos. 

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Em ato de filiação de prefeita, Delcídio anuncia pré-candidatura ao governo em 2022
ELEIÇÕES

Em ato de filiação de prefeita, Delcídio diz que vai disputar governo em 2022

Chuva derruba árvore e alaga ruas em Campo Grande
VEJA VÍDEO

Chuva derruba árvore e alaga ruas em Campo Grande

Em casamento coletivo, casal que se conheceu pela internet finalmente troca alianças
MATRIMÔNIO

Em casamento coletivo, casal que se conheceu pela internet finalmente troca alianças

Juvêncio seria homenageado pela Câmara Municipal na segunda-feira
LUTO

Juvêncio seria homenageado pela Câmara Municipal na segunda-feira

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião