Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

LAZER

'Portões Abertos' da Base tem
cães farejadores como atração

Esquadrilha da Fumaça se apresentou às 15h

25 AGO 19 - 16h:46IZABELA JORNADA

Com ‘Portões Abertos’  da Ala 5 desde às 10h deste domingo (25), a antiga Base Área de Campo Grande (BACG) começou a receber público para um dos eventos mais tradicionais da Capital. Porém, mesmo com o maior chamariz sendo em volta dos aviões caça da Força Aérea Brasileira (FAB), uma das atrações que chamou muito a atenção do público presente, principalmente das crianças, foram os cães de caça e farejadores.

Em tenda montada no pátio da Base, cães sendo direcionados pelos seus donos e com coleiras, passeavam entre as pessoas. Demonstração da Polícia Rodoviária Federal (PRF), expondo a maneira como os animais atuam, também fez sucesso e grande círculo de observadores em volta dos policiais foi formado.

Além da principal atração, que é a apresentação da Esquadrilha da Fumaça dos sete caças da Base Aérea, o público pode aproveitar muitas outras atrações como a exposição de aeronaves de modelos datadas de 1940 e que chegou em Campo grande esse ano. A novidade chamou a atenção do motorista Carlindo Chagas de 52 anos e que participou pela primeira vez do evento. “Muito legal esse helicóptero, quero saber mais, quero saber se o motor é deitado, como é nos carros normais?”, indagou Chagas que teve a confirmação sobre a posição do motor da aeronave.

A apresentação da Esquadrilha da Fumaça começou às 15h, porém, muitas famílias chegaram no local para almoçar e passear pelos estandes montados na Base. “Viemos para comer aqui, a comida é sempre boa e já aproveitamos para passar a tarde toda com as crianças”, disse a comerciante Camila Ramos de 33 anos que levou a filha e a prima para o domingo de lazer.

Outra atração, porém apenas para os entendedores de aeronaves, é a chegada do caça de modelo F-5, da FAB. “Eles trouxeram de Canoas-RS, ele é bem mais rápido que muitos e é novidade aqui”, disse o estudante Fábio Amaral de 17 anos que pretende ser piloto.

Não é só o evento que se tornou tradicional em Campo Grande, mas o lazer já faz parte do calendário de muitas famílias. Esse é o caso dos pais do Daniel Alves de dois anos. Marcelo Alves, 31 anos e a esposa participam todo ano e agora é a vez de levar o filho também. “Mesmo com muito calor e umidade baixa, ele está amando, ele ama aviões; mas estamos preparados, bebendo muita água e tereré”, afirmou Alves.

Durante a apresentação era possível ver o público assitindo as performances da Esquadrilha da Fumaça sentados em bancos que trouxeram de casa. Muitos levaram garrafas térmicas cheias de água para que o domingo quente e seco não atrapalhe a diversão.

ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS
O evento de apresentação da Esquadrilha da Fumaça ocorre há 30 anos e em todas as edições a organização pede para que o público doe alimentos não perecíveis que serão destinados à entidades carentes.

No ano passado, de acordo com assessoria, mais de 12 toneladas de alimentos foram arrecadados e nesse ano a expectativa é de que esse número aumente.

A expectativa de público para esse ano é de mais de 30 mil pessoas, como ocorreu no ano passado.

Na última edição do evento foram arrecadados três mil livros e nesse ano os organizadores acreditam que esse número será superado.

ESTANDES 
No local não eram apenas objetos da Base que estavam à venda, comerciantes puderam expor seus produtos e aproveitar o público para vendê-los. Era possível encontrar barracas de brinquedos e artesanatos expostos dentro de Combi, por exemplo.

Ambulâncias da FAB estavam disponíveis para eventuais acidentes. Um das quatro viaturas estava bem próxima da pista onde ocorreu a apresentação dos caças. 

Os 'Portões Abertos' fecham às 17h. A entrada é gratuita e o evento ocorre anualmente, em Campo Grande. 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Névoa acinzentada encobre céu e interfere no pôr do sol
CAMPO GRANDE

Névoa acinzentada encobre céu e interfere no pôr do sol

Estudante filmado agredindo jovem é condenado a 4 anos
VEJA O VÍDEO

Estudante filmado agredindo jovem é condenado a 4 anos

OPERAÇÃO LAMA ASFÁLTICA

MPF pede condenação de Giroto e outros cinco por lavagem de dinheiro

Réus teriam usado dinheiro desviado para comprar fazenda
Notificações de sarampo em MS aumentaram 42% em uma semana
SURTO ATIVO

Notificações de sarampo aumentam 42% em MS

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião