Campo Grande - MS, terça, 21 de agosto de 2018

INSPEÇÃO

Pela terceira vez no ano, Procon
encontra produtos vencidos

A fiscalização foi feita em três supermercados da Capital

11 SET 2017Por IZABELA JORNADA18h:39

Pela terceira vez no ano, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS) constatou produtos vencidos em supermercados de Campo Grande. Hoje a inspeção foi feita em três estabelecimento e foi constatado mais de cem produtos vencidos. 

No mês de abril, 600 produtos com data de validade expirada foram encontrados em supermercados da Capital e em junho do mesmo ano, 40 itens estavam irregulares, conforme fiscalização feita por fiscais do Procon-MS.

Na vistoria de hoje, um dos supermercados autuados fica no bairro Buriti e foi constatado 55 produtos com data de validade expirada. Entre os produtos estavam temperos prontos, latas de cerveja, garrafas de suco, margarinas, massa fresca para pastel, creme para pentear e xampu, entre outros produtos. 

As fiscalizações foram realizadas para apurar denúncias recebidas pelo número 151 do Procon. A denúncia relatava também ausência de emissão de cupom fiscal, o que não foi constatado. Além de itens vencidos, os supermercados faziam propaganda enganosa. 

No estabelecimento do bairro Jardim dos Estados foi verificada divergência de preços em seis itens; quatro produtos ofertados com preço diferente do anunciado, o que configura propaganda enganosa, e 18 produtos com prazo de validade expirado entre os dias 28 de agosto e 4 de setembro.

Entre os itens vencidos, linguiça, potes de sorvete, salgadinho, biscoitos para cães, cervejas e bandejas de acerolas. O estabelecimento foi autuado por expor à venda itens com validade expirada e por divergência de preços.

No terceiro estabelecimento fiscalizado, no bairro Jockey Club, não se comprovou a denúncia relativa a uma promoção de carne, mas foram encontrados 19 produtos alimentícios com data de validade expirada entre os dias 2 e 4 de setembro, como salgadinhos, macarrão instantâneo e cappuccino, e um pacote de peixe congelado vencido em 12 de agosto.

Problemas também foram encontrados em 22 itens sem informação com relação à validade. Todos os produtos vencidos foram descartados nas lojas na presença dos fiscais.

EQUIPE

As inspeções contaram com a participação de servidores do Procon de Campo Grande, como atividade de treinamento.

Desde a semana passada equipes do Procon da Capital estão participando de capacitação no Procon Estadual como atividade preparatória para o atendimento que será realizado quando o órgão de defesa do consumidor de Campo Grande for inaugurado.

As fiscalizações do Procon são realizadas tanto na Capital quanto no interior de Mato Grosso do Sul. Para denúncias, o Procon disponibiliza o Fale Conosco do site e o número 151. Além de produtos vencidos, podem ser denunciadas outras situações que demandam fiscalização, como demora na fila de banco, ausência de preços na vitrine etc.

Leia Também