Cidades

INDICIADO

A+ A-

Mãe de agressor pede que
sociedade perdoe o filho dela

Jhony Celestino prestou depoimento e foi indiciado por tentativa de homicídio

MARIANE CHIANEZI E VALQUÍRIA ORIQUI

07/10/2016 - 17h40
Continue lendo...

Depois de repercussão do vídeo em que Jhonny Celestino Holsback Belluzzo aparece espancando um jovem de 18 anos com a ajuda de Alessandro Ronaldo Mosca Júnior, de 21 anos, a família do rapaz diz estar passando por momentos de terror, com constantes ameaças de desconhecidos.

A Polícia Civil indiciou Jhony por tentativa de homicídio e o inquérito ainda prossegue para averiguar a participação de Alessandro Ronaldo.

A mãe de Jhonny diz esperar que a sociedade perdoe o filho. Gislaine Holsback, de 46 anos, disse ao Portal Correio do Estado que o rapaz está depressivo e arrependido da atitude. 

Jhony, que desde os 16 anos trabalha na mercearia da família como caixa, estava cursando Economia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e de acordo com a mãe, ele se viu obrigado a “trancar” e cancelar sua formatura pelo medo de sair na rua.

“Fizeram sensacionalismo com a situação, ele sempre foi um menino quieto e tímido. Quem é próximo de nossa família sabe e está prestando todo o apoio” disse a comerciante.

Sobre a gravação do vídeo que denunciou a violência, Gislaine disse acreditar que a pessoa que filmou repassou diretamente à polícia.

A comerciante confirmou que o filho tem ficado em casa de parentes e de amigos pelo medo de represálias contra sua integridade. “Em casa ninguém come direito, não estamos conseguindo trabalhar por conta do medo. Como vamos nos sustentar?” questionou a mulher.

Advogado de defesa do suspeito ainda sustenta a tese de que as agressões aconteceram depois que a vítima urinou em volta do veículo do suspeito e mostrou o órgão genital para a namorada. “Ele ficou com vergonha pela namorada e agiu daquela forma. Depois ele pensou 'nossa, o que eu fiz?'” concluiu a mãe do rapaz.

REPERCUSSÃO NACIONAL

As imagens de violência “rodaram” as redes sociais e motivaram comentário de artistas. Na quarta-feira (5), o ator e apresentador Alexandre Frota divulgou em sua página oficial no Facebook uma postagem onde repudia as agressões.

Gislaine, mãe de Jhonny, contou à reportagem que ligou para a assessoria de Frota e pediu que ele retirasse o comentário. A comerciante disse que foi informada que o comentário seria retirado, mas até o momento da publicação desta matéria, o acesso ainda era público da postagem de Frota.

INDICIAMENTO

À imprensa, o delegado responsável pelo caso, Fabiano Goes Nagata, da 1ª DP, disse na tarde de hoje que os envolvidos responderão por tentativa de homicídio.

Mais uma testemunha, que pode ser a pessoa que realizou a filmagem, será ouvida. A pessoa não teve o nome divulgado.

Nagata ainda fez apelo à população para que fosse evitado a divulgação de fotos de pessoas que não têm relação com o caso, além de se evitar a divulgação de dados pessoais dos suspeitos.

O CASO

Boletim de ocorrência registrado no dia 26 de setembro informou que investigador teve acesso ao vídeo das agressões no dia 20 pelo aplicativo de celular WhatsApp. Em conjunto com mais dois policiais, eles encontraram os suspeitos e a vítima.

Primeiro a ser identificado foi Alessandro Ronaldo Mosca Júnior. Os policiais estiveram na casa dele. O próprio suspeito delatou Jhony. Os dois principais investigados não têm histórico policial.

VEJA VÍDEO

"Vacina no braço"

Casos de Síndrome Aguda Respiratoria Grave aumentam em Campo Grande

Conforme o boletim da InfoGripe divulgado nesta quinta-feira (18) os casos de síndrome gripais aumentaram na Capital; a recomendação é que os grupos prioritários tomem vacina

18/04/2024 18h15

Os indicativos correspondem a semana Epidemiológica (SE-15), entre os dias 7 e 13 de abril, considerando dados dispostos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Campo Grande está entre outras 19 Capitais que apresentaram aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), conforme boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (18), pela Fiocruz. 

 O relatório apontou que aumentou o número de pessoas internadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de Influenza A (vírus da gripe) e o vírus respiratório (VSR).

"Na presente atualização observa-se que 19 das 27 capitais apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo (últimas 6 semanas) até a semana 15: Aracajú (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), plano piloto e arredores de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA) e São Paulo (SP)", indica o relatório.

Divulgação InfoGripe

A Covid-19 segue em queda e em alguns Estados permanece em níveis baixos de incidência. Os dados apontam que a disseminação da Síndrome Respiratória Aguda Grave, de Influenza A e o vírus respiratório para as próximas semanas em 19 Estados e Mato Grosso do Sul pode apresentar aumento nas próximas semanas. 

Os indicativos correspondem a semana Epidemiológica (SE-15), entre os dias 7 e 13 de abril, considerando dados dispostos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe).

Segundo o pesquisador do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, para impedir o crescimento dos casos o público alvo deve procurar a unidade de saúde mais próxima e tomar a vacina contra a influenza. 

“Para o vírus da gripe, a gente conta com vacina e campanha de vacinação em todo o país. Então quem é grupo de risco, deve buscar o posto de saúde para se vacinar. A vacina da gripe, tal qual a vacina da Covid, têm como foco diminuir o risco de agravamento de um resfriado, que pode acabar desencadeando uma internação e até, eventualmente, uma morte. Ou seja, a vacina é simplesmente fundamental. Em relação ao VSR, a rede privada tem uma vacina já disponível para idosos, que também é muito importante, já que embora o risco do VSR seja muito maior nas crianças pequenas, a gente também observa internações nos idosos”, explica Marcelo Gomes.

A recomendação do pesquisador para pessoas que apresentem sintomas gripais usem máscara de qualidade as recomendadas são: N95, KN95, PFF2; no caso de sair de casa para procurar atendimento médico em unidades de saúde. 

Veja outros Estados com tendência de aumento da Síndrome Respiratória Aguda Grave:

  •  Acre;
  • Alagoas;
  • Amazonas;
  • Bahia;
  • Ceará;
  • Distrito Federal;
  • Goiás;
  • Maranhão;
  • Minas Gerais;
  • Pará;
  • Paraíba;
  • Paraná;
  •  Pernambuco;
  • Rio Grande do Norte
  • Rio Grande do Sul;
  • Rio de Janeiro;
  • Santa Catarina;
  • Sergipe;
  • São Paulo;
  • Tocantins;

Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul a incidência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em decorrência da Covid-19 apresenta queda. 

No país

Somente em 2024, óbitos ligados a SRAG foram registrados  2.322 óbitos, sendo 1.411 (60,8%)
com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 728 (31,4%) negativos, e ao
menos 78 (3,4%) aguardam resultado.

Casos positivos

  • 12,3% Influenza A;
  •  0,1% Influenza B;
  •  3,1% vírus sincicialrespiratório (VSR);
  •  81,7% SARS-CoV-2 (COVID-19);

 

Assine o Correio do Estado

 

Prazos

Mais de 68 mil pessoas poderão concluir o processo de obtenção da CNH até 31 de dezembro em MS

Os processos para retirada da CNH, que foram prorrogados por mais 12 meses, foram interrompidos em 2019

18/04/2024 17h50

Foto: Rachid Waqued

Continue Lendo...


De acordo com a deliberação nº271/2023, todos os processos de habilitação ativos até dezembro de 2023 tiveram o prazo de conclusão ampliado para 31 de dezembro de 2024.

De acordo com o levantamento do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), mostra que 8,6 mil processos estão parados na etapa de agendamento teórico, enquanto  12,6 mil na etapa de agendamento do exame prático de duas rodas. 

Ainda de acordo com o departamento de trânsito, 14,3 mil veículos estão na fase de agendamento prático de quatro rodas.Os demais são alunos que se encontram na fase de exames de saúde e ainda não chegaram na etapa de aulas.

O aviso do Detran é para as pessoas que ainda tem interesse em dar andamento ao processo procurem os seus respectivos CFC (Centro de Formação de Condutores) e não deixem para fazer isso perto do prazo expirar.

Ainda segundo o órgão, uma notificação eletrônica será encaminhada para os cidadãos que se qualificarem para a prorrogação. O alerta será enviado ao e-mail cadastrado no sistema durante a inscrição. Não haverá necessidade de efetuar novos pagamentos ou emissões de novas guias.

 

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).