Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

MENOR PREÇO

Governo abre licitação
para retomada do Aquário

Vidros e telhado serão substituídos

23 AGO 19 - 10h:14IZABELA JORNADA

Governo do Estado abriu licitação para retomada das obras do Aquário do Pantanal. De acordo com publicação do Diário Oficial desta sexta-feira (23), a abertura do processo ocorrerá no dia 30 de setembro de 2019, às 8h, na Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos (Agesul), que fica no Parque dos Poderes.

O pregão será do tipo menor preço e a licitação será para contratar empresa que ficará responsável pela substituição dos vidros da cobertura do prédio e da conclusão da cobertura metálica com telha calandrada do Centro de Pesquisas e Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira - Aquário do Pantanal, em Campo Grande.

Na segunda semana de agosto, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) realizou a quarta reunião técnica do Aquário.

Na ocasião foi apresentada a evolução dos trabalhos de levantamento de pré-execução das frentes. O vice-governador e secretário de Infraestrutura Murilo Zauith informou, na reunião, que os processos licitatórios seriam iniciados no próximo mês.

A primeira frente a ser executada será de ‘Construção Civil’ com a finalização da cobertura metálica seguida da substituição de dez placas de vidros da cúpula. “Já estamos em fase de elaboração do edital para execução destes serviços. A próxima etapa será a conclusão das monocapas dos pórticos vermelhos e dos forros internos do auditório e da biblioteca”, explica um dos coordenadores dos trabalhos da equipe técnica, Gamaliel de Oliveira Jurumenha.

A conclusão da cobertura metálica (no lado direito) e dos pórticos (linhas vermelhas da cúpula principal) serão alguns dos primeiros serviços a ser executados.

A abertura das licitações marcará o início efetivo da retomada das obras e tem sido um momento muito esperado pela equipe envolvida no processo e população em geral. “Estamos todos torcendo, a sociedade espera muito a conclusão desta complexa obra”, ressaltou o auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado, Marco Aurélio Gonzales Chaves, presente na reunião.

O encontro da equipe técnica foi conduzido por Zauith e, como de costume, contou com a participação de representantes de diversos órgãos que têm acompanhado o andamento dos trabalhos: Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ MS), Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB MS).

Sobre o Aquário do Pantanal

Instalado no Parque das Nações Indígenas, principal cartão postal de Campo Grande, o centro de pesquisa contará com 32 tanques (24 internos e oito externos) da ictiofauna pantaneira (peixes e répteis), mais de 5,4 milhões de litros de água e um sistema de suporte à vida com condições reais do habitat. O objetivo é fazer do espaço um centro de referência em pesquisas e, para isso, o empreendimento também terá um museu interativo, biblioteca, auditório com capacidade para 250 pessoas, sala de exposição e laboratórios de pesquisa para estudantes, cientistas e pesquisadores.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Gastos de deputados <br> passarão a ser divulgados
APÓS COMPRAR BEBIDA

Gastos de deputados
passarão a ser divulgados

Com R$ 84 milhões para receber, Agehab dá desconto a 11 mil inadimplentes
RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS

Com R$ 84 milhões para receber, Agehab dá desconto a 11 mil inadimplentes

Maníaco sexual já fez<br> seis vítimas, diz polícia
ESTUPRADOR EM SÉRIE

Maníaco sexual já fez seis vítimas, diz polícia

Dinheiro público poderá pagar advogado de acusado de corrupção
COBRE SEU SENADOR

Dinheiro público poderá pagar advogado de acusado de corrupção

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião