Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

PRODUÇÃO DE INSUMOS

Governador comemora geração de empregos com retomada da UFN3

Negócio poderá gerar nove mil empregos indiretos

17 JUN 19 - 11h:23IZABELA JORNADA E BRUNA AQUINO

Governador do Estado Reinaldo Azambuja (PSDB) comemorou a retomada da compra das subsidiadas da Petrobras- Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3), em Três Lagoas e da Araucária Fertilizantes S.A. (Ansa), de Curitiba (PR) pela empresa russa, Acron. O negócio de R$ 8,2 bilhões entre a estatal brasileira e a companhia russa poderá gerar mil empregos diretos e até nove mil indiretos em Mato Grosso do Sul.

Durante visita que Azambuja fez ao Hospital Regional, na manhã desta segunda-feira (17), o governador disse que o mais importante será a retomada de emprego, bem como o Estado se tornar um dos maiores produtores de ureia e sulfato do Brasil. “É um ganho importante, Três Lagoas vai se tornar o maior produtor desses insumos”, ressaltou ele.

Na edição de hoje, o Correio do Estado divulgou matéria reportando que a venda deverá ocorrer até setembro deste ano. Em 2014, mais de 83% das obras na fábrica estavam concluídas.

Decisão judicial no início deste mês autorizou a venda da UFN3. O entrave se dava devido a Justiça associar a fábrica com os escândalos financeiros que envolveram a Petrobras. Mas foi comprovado que a UFN3 não tem associação com as investigações da Operação Lava Jato e retomada das negociações foi autorizada judicialmente.

De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, a Acron fez recentemente dois movimentos para viabilizar a retomada das obras e colocar em operação a unidade que produzirá matéria prima para fertilizantes em Três Lagoas. O primeiro deles foi o pedido pela Petrobras – que ainda é dona das duas fábricas – de prorrogação do regime de incentivos fiscais para conclusão da obra. Os benefícios vencem neste mês, mas seus efeitos devem ser prorrogados imediatamente. 

ARRECADAÇÃO

Em médio prazo, além da geração de empregos na região de Três Lagoas, as operações da UFN3 ajudarão os cofres públicos de Mato Grosso do Sul. Este projeto mais a implantação de uma usina termelétrica em Corumbá (cujos planos são de entrar em operação na próxima década) darão mais estabilidade ao fluxo de caixa do governo. Dados divulgados pela administração estadual no início deste mês indicam uma redução de R$ 13 milhões na arrecadação de Imposto sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) com a importação do gás natural quando comparados aos primeiros quadrimestres deste ano e do ano passado.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Ônibus escolar que saiu de MS é apreendido com maconha no PR
QUASE UMA TONELADA

Ônibus escolar que saiu de MS é apreendido com maconha

Roberto Hollanda Filho é reeleito como presidente da Biosul
TRIÊNIO 2019-2022

Roberto Hollanda é reeleito presidente da Biosul

Trecho da Avenida Calógeras será interditado para obra do Reviva
REVIVA CAMPO GRANDE

Trecho da Avenida Calógeras será interditado para obras

Número de eleitores cadastrados por biometria chega a 62,80% em MS
TSE

Cadastro biométrico chega a 62,80% do eleitorado em MS

Mais Lidas