Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, sábado, 22 de setembro de 2018

Filas longas

Fazer biometria em Campo Grande
pode demorar mais de duas horas

Prazo termina no sábado e muitos eleitores deixaram para última hora

14 MAR 2018Por GLAUCEA VACCARI16h:16

Há três dias do término do prazo para realizar a biometria, filas tem sido longas todos os dias nos postos de cadastramento em Campo Grande. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-MS), tempo de espera na fila pode chegar a duas horas, enquanto o atendimento é feito em 10 minutos.

Dos cerca de 630 mil eleitores da Capital, aproximadamente 535 mil já realizaram o procedimento, o que representa 84% do total, conforme informou hoje a assessoria do TRE. O prazo termina no dia 18 de março e ainda faltam 95 mil eleitores, que deixaram para realizar o cadastramento na última hora.

Ainda conforme a assessoria do TRE, nas últimas semanas, média de atendimentos diários é de 6 mil pessoas, mas os postos têm capacidade para atender até 8 mil eleitores por dia.

Hoje, no prédio do TRE, no Parque dos Poderes, fila estava fazendo “caracol” na lateral do prédio e avançou para a rua, porém, algumas pessoas que aguardavam disseram ao Correio do Estado que o atendimento estava sendo feito rapidamente e o tempo de espera era de cerca de meia hora.

Por conta da fila, equipes do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPTran) estão no local orientando o trânsito para garantir a segurança de quem espera e evitar maiores transtornos também aos motoristas, já que um trecho da rua lateral está liberado apenas para funcionários. 

No região central, a espera também é longa para atendimento no Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Correa da Costa. Além das várias voltas que a fila faz na lateral do prédio, por volta das 14h a fila já havia dobrado a avenida Calógeras.

Além do TRE e do Memorial de Cultura, o cadastramento também é feito no Centro Integrado de Justiça (Cijus), na avenida 26 de Agosto. Porém, no local são atendidas apenas pessoas com deficiência ou gestantes.

Os atendimentos, em todos os locais, são realizados das 8h às 17h.

BIOMETRIA

Para o cadastramento, o eleitor deve levar a via original de um documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência atualizado. Homens maiores de 18 anos, que irão tirar o título pela primeira vez, devem também apresentar o comprovante de quitação do serviço militar, com cópia.

Quem perder o prazo de 18 de março e não realizar o cadastramento biométrico da Justiça Eleitoral terá o título de eleitor cancelado, o que acarreta em diversas questões como não assumir concurso público ou não emitir passaporte, entre outras.

* Colaborou Álvaro Rezende

 
  • Tempo de atendimento demora cerca de dez minutos (Foto: Álvaro Rezende / Correio do Estado
  • Fila faz voltas no TRE (Foto: Álvaro Rezende / Correio do Estado)
  • BPTran está orientando o trânsito no Parque dos Poderes (Foto: Álvaro Rezende / Correio do Estado)
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também