Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, segunda, 24 de setembro de 2018

funcionamento

Farmácias dos postos 24 horas
na Capital são investigadas

Inquérito apura situação em seis UPAs

14 MAR 2018Por GABRIELA COUTO04h:00

As farmácias das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Campo Grande não funcionam da meia-noite às 6h. A falta do serviço nos postos é motivo de investigação do Ministério Público Estadual (MPE). A promotora de Justiça Filomena Fluminhan, da 32ª Promotoria de Justiça de Saúde Pública, abriu um inquérito civil para apurar a suspensão do atendimento nas UPAs Universitário, Leblon, Vila Almeida, Santa Mônica, Moreninha II e Coronel Antonino.

O órgão quer saber por que o fechamento da farmácia tem sido feito, impossibilitando a imediata dispensação de medicamentos aos pacientes que passam por atendimento médico durante o período. O tema é de conhecimento dos demais órgãos de controle da Capital. 

O segundo-secretário do Conselho Municipal de Saúde, Alexandre Corrêa, afirma que chegam à ouvidoria cerca de 70 reclamações de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em relação à suspensão do atendimento nas farmácias, mas o atendimento está dentro do que prevê a lei. “As farmácias fazem além do que é previsto pela portaria da UPA”, ressaltou. 

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), divulgou nota reafirmando que “as farmácias das UPAs deveriam funcionar, exclusivamente, para atendimento da demanda interna da unidade”.

No entanto, “para facilitar o acesso da população ao medicamento, as unidades dispõem do atendimento das 6 da manhã à meia-noite, todos os dias da semana, inclusive nos domingos e feriados”, diz a nota, que ressalta que, “da meia-noite às 6h, as farmácias realizam atendimento interno da unidade, contagem de estoque e demais procedimentos administrativos”.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também