Seu Eliakin Duarte tem na ponta da língua o que é preciso ter em mãos para fazer o cadastro de tarifa social na Energisa. "Tem que levar conta de luz, comprovante de que é de programa social e documento", afirma o aposentado de 75 anos . Beneficiário do desconto na conta de luz desde o ano passado, ele participava da programação do Reviva Campo Grande nesta manhã, na Praça Ary Coelho, que incluía o plantão da Energisa.
Morador da Vila Carlota, logo que soube que poderia fazer parte do cadastro de tarifa social, ele foi atrás e hoje aconselha todo mundo. "É claro que é bom. Tudo o que vem de desconto, é bom e ajuda muito, não tenho dúvidas", brinca.
Este foi o segundo sábado de plantão da Energisa. Na semana passada o movimento já surpreendeu, mas ainda tem muita gente que não sabe do desconto a que tem direito. Coordenador comercial da Energisa, Jonas Ortiz, explica que no Estado são 171 mil consumidores que podem ser beneficiados, destes 129 mil já estão recebendo.
"Por não terem procurando nosso atendimento, essas pessoas não estão recebendo o desconto que pode chegar até a 65% na tarifa de energia elétrica", ressalta. Os dados vem da própria Prefeitura de Campo Grande, através dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), onde quem já tem o cadastro precisa atualizar a cada dois anos.
"Tem direito qualquer pessoa que receba benefício do Governo Federal: Bolsa Família, BPC, Loas", exemplifica o coordenador. A documentação necessária para se cadastrar é o NIS (Número de Identificação Social), uma conta de energia elétrica e documento pessoal.
Além do mutirão que hoje iria até 14h na Praça Ary Coelho, há outros cinco pontos onde os consumidores podem ir: Fácil Aero Rancho: Avenida Marechal Deodoro, 2603; Agência Centro: Avenida Calógeras, 2499; Fácil Bosque dos Ipês: Avenida Cônsul Assaf Trad, 4796 (dentro do Shopping Bosque dos Ipês); Fácil Coronel Antonino: Rua Santo Ângelo, 51, Coronel Antonino; Agência de Atendimento Fácil Guaicurus: Avenida Gury Marques, 5111.
"A gente faz o cadastramento e com cinco dias úteis a pessoa recebe mensagem de confirmação de cadastro e já a partir da próxima conta vem o desconto", afirma o coordenador. Outras dúvidas podem ser tiradas pelo: 0800-722-7272 ou pelo site da Tarifa Social.