Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Prevenção ao Câncer

Hospital da Capital desmente boatos das redes sociais e garante que não irá fechar

Direção de unidade publicou vídeo para rebater informação compartilhada na internet

8 SET 15 - 13h:00Danielle Valentim

A informação de que a Unidade de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos em Campo Grande, localizada no bairro Aero Rancho, estaria prestes a fechar as portas não passou de boatos de redes sociais. Correntes no WhatsApp e Facebook alertavam, desde a semana passada, que a unidade não tinha procura de pacientes e por esse motivo seria fechada. A diretora da unidade, Janete Morais, desmentiu as afirmações em vídeo divulgado nesta terça-feira.

Desde a semana passada, a informação de baixa procura de pacientes por acharem que o hospital é privado movimentou as redes sociais. Em vários grupos de WhatsApp, pessoas compartilhavam que a unidade estaria prestes a fechar.

No vídeo, Janete, que é filha de Antônio Morais dos Santos, doador que possibilitou a criação do hospital, e uma enfermeira do Hospital do Câncer de Barretos explicam detalhes da unidade como por exemplo que os aparelhos são os melhores do mundo e que depois de uma parceria com uma igreja, a Carreta do Hospital já passou por 30 bairros de Campo Grande.

"Essa unidade foi doada pelo seu Morais por amor e por um ato de agradecimento a Mato Grosso do Sul. Todos os profissionais atendem com amor e se utilizam dos melhores equipamentos do mundo, então me surpreendeu muito essa conversa. Há quatro meses, o Veredas da Fé, entrou junto com o Hospital para divulgar e levar os atendimentos a população por meio da Carreta, pois tudo é gratuito, feito para a população", diz.

Um dos objetivos da parceria com a igreja é exatamente a divulgação do serviço gratuito do hospital e também da carreta que percorre os bairros. 

Apesar da aparência moderna e da alta tecnologia dos aparelhos e exames, os atendimentos são gratuitos e direcionados exclusivamente à população que não tem condições de pagar pelo tratamento. No vídeo, Janete ressalta que as pessoas estão tão acostumadas com o mau atendimento que desacreditam que tudo ali seja gratuito.

O QUE PRECISA PARA SER ATENDIDA

A enfermeira Diãnifer. do Hospital do Câncer de Barretos, explica que a paciente que deseja realizar o exame de mamografia precisa estar enquadrada na faixa etária de 40 a 69 anos e para o preventivo, de 25 a 65. "Outra facilidade, é que a paciente não precisa de encaminhamento ou solicitação médica. Basta ligar no 3304-6600 e agendar o exame", diz.

"O objetivo não é somente curar, mas sim prevenir, por isso que o Instituto quer esparramar por todo o Brasil. Campo Grande saiu na frente e nós precisamos da população para evitarmos o sofrimento por esse mal e podermos dizer que Mato Grosso do Sul tem índice baixo de câncer por conta do Instituto de Prevenção Antônio Morais dos Santos", finaliza Janete.

HOSPITAL E CARRETA

A Unidade de Prevenção de Campo Grande foi inaugurada em agosto de 2013, com a finalidade de oferecer diagnóstico precoce e prevenção de câncer à população do Estado de Mato Grosso do Sul. Foi construída com recursos doados pelo empresário da região, Antônio de Morais dos Santos, sendo composta por uma unidade fixa e outra móvel (carreta).

O Instituto de Prevenção Antônio Morais dos Santos dispõe de uma área de 2016 m2 construída para exames de rastreamento de câncer de mama e colo uterino.  Já a unidade móvel tem como objetivo percorrer os bairros de Campo Grande, a fim de realizar busca ativa de mulheres que se encaixem na população alvo para diagnóstico precoce de câncer. 

ASSISTA AO VÍDEO NA ÍNTEGRA:

 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Senado aprova bagagem gratuita e abertura do setor aéreo a capital estrangeiro
MEDIDA PROVISÓRIA

Senado aprova bagagem gratuita e libera capital estrangeiro

Obra promete tratamento aprofundado sobre Direito Tributário
LANÇAMENTO

Obra promete tratamento aprofundado sobre tributos

Radares começam a multar em mais cinco pontos da Capital
FISCALIZAÇÃO

Radares começam a multar em mais cinco pontos da Capital

Após motim, agentes apreendem armas artesanais em presídio
PENITENCIÁRIA DE DOURADOS

Após motim, agentes apreendem armas artesanais em presídio

Mais Lidas