Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Obrigatória

Em vistoria, 6 credenciadas ignoram problemas em carro e condutor denuncia

Motorista levou o mesmo veículo em 6 credenciadas e todas aprovaram

5 SET 15 - 10h:22ALINY MARY DIAS

Um motorista de Campo Grande procurou o Ministério Público Estadual (MPE) para denunciar a má qualidade das revisões obrigatórias feitas por empresas credenciadas de Campo Grande, aquelas que fazem o mesmo serviço oferecido no pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), mas com um valor um pouco mais alto e com a fama de serem menos rigorosas na revisão.

Conforme a denúncia que foi aceita pelo MPE e se transformou em inquérito civil, o motorista teria levado o veículo dele, que tem mais de 5 anos de fabricação e portanto deve passar pela vistoria para renovação do licenciamento, em seis empresas credenciadas da Capital.

O carro, de acordo com o denunciante, tinha alteração e problemas no sistema de freio e não possuía um amortecedor. Em todas as seis credenciadas, o carro recebeu laudo positivo e foi considerado apto para rodas nas ruas da cidade.

No inquérito, que será comandado pelo promotor Henrique Franco Cândia, da 31ª Promtoria de Justiça, não consta se os problemas foram causados intencionalmente no veículo a fim de testar a qualidade das credenciadas.

As empresas devem ser notificadas da abertura da investigação e posteriormente o Detran pode ser cobrando para tomar providências. Os nomes das credenciadas não foram divulgados.

VISTORIA

No início do mês passado, a Justiça de Mato Grosso do Sul concedeu a primeira liminar favorável a motorista do Estado que se recusou a submeter o veículo pela vistoria e consequentemente pagar a taxa, que hoje é de R$ 105 no Detran e R$ 120 nas credenciadas.

O beneficiado pela decisão foi um morador de Jardim, cidade distante 239 quilômetros da Capital, e a mesma conduta do juiz desse caso foi seguida por pelo menos outros dois magistrados do Estado em processos semelhantes.

A qualidade das vistorias obrigatórias feitas em credenciadas sempre foi alvo de críticas de condutores. Muitos afirmam que dentro das empresas, apenas os números de chassis do carro são verificados. Toda a bateria de testes feita dentro do Detran é ignorada em muitas credenciadas.

Agora, com abertura da investigação, caberá ao MPE constatar o que já é motivo de revolta de muitos condutores desde o início do ano, quando a nova taxa começou a ser cobrada.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Mulher fica ferida em acidente <BR>entre carro e moto na Capital
TRÂNSITO

Mulher fica ferida em acidente entre carro e moto na Capital

Uber afirma que projeto de lei da prefeitura é inconstitucional
REGRAS

Uber afirma que projeto de lei da prefeitura é inconstitucional

Motorista que atropelou boi na pista receberá indenização e pensão
JUSTIÇA

Motorista que atropelou boi
na pista receberá indenização

Suspeito de tentativa de assalto <br>é morto durante troca de tiros
ANHANDUÍ

Suspeito de tentativa de roubo é morto em troca de tiros

Mais Lidas