Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, terça, 11 de dezembro de 2018

DIREITOS

Concurso de beleza Trans Travesti 2018 acontece nesse sábado

Celebrando a auto estima e em alusão a semana dos Direitos Humanos

8 DEZ 2018Por TERO QUEIROZ14h:20

Acontece nesse sábado (08), as 19h no Teatro de Arena do Horto Florestal, o evento concurso de beleza 'Trans Travesti Mato Grosso do Sul 2018', organizado pela Associação das Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul (ATMS). 

Com entrada franca o objetivo e tema do evento é a celebração da auto estima e resistência da comunidade Trans no estado. Alguns órgãos a apoiar o evento são a Secretaria de Direitos Humanos (SEDHU), a Secretaria de Governo (SEGOV) e também a Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG). 

Foto: Reprodução 

Para a Coordenadora da Associação de Travestis e Transexuais de MS, Cris Stefanny Vidal Venceslau, de 39 anos, o evento é uma oportunidade de trazer a sociedade para que haja a possibilidade de apresentação da verdadeira realidade no dia dia dessas minorias, "Para mim que sou uma pessoa Trans é uma maravilha, até pouco tempo atrás era impossível se falar sobre o tema para o público, o preconceito era expressivo demais. Hoje não, vi esses dias em um jornal 100 vagas de emprego direcionada a pessoas Trans e Travestis, fiquei muito feliz, pode parecer pouco, mas para nós é muito", comemora. 

Sobre o evento Cris explica que é uma realização enorme pois já é resultado de uma luta de longa data, "Para mim também é motivo de muita satisfação, estou nessa luta há 18 anos, buscando por espaço na sociedade e para que haja o reconhecimento de nós pessoas Trans, Travestis como também cidadã que somos", afirmou.  

Dia Internacional de Direitos Humanos 

O evento que acontece nesse sábado engloba uma semana reflexiva a tema voltados aos diretos humanos, na segunda-feira (10) outro grande evento marca a agenda de representatividade e direitos em MS, a realização do 'Simpósio de Direitos Humanos e Cidadania - LGBT', que acontecerá na Secretaria de Cultura e Cidadania, com início as 8h manhã.  

Com tema, "O Transexualizador do SUS Enlaces com a Psicologia", o simpósio faz alusão a data  ao 'Dia Internacional dos Direitos Humanos', celebrado também na segunda-feira.  

De acordo com o Subsecretario de políticas públicas LGBT do governo do Estado de Mato grosso do sul, Frank Rossatte, o evento será conduzido por palestrantes, psicólogos e contará também com depoimentos, "Convidamos representantes de vários Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS), e lá vamos realizar a orientação dos trabalhadores desses Centros, para que eles saibam como atender as pessoas LGBTs", explica. 

Foto: Reprodução 

Os eventos marcam a mudança cultural de Mato Grosso do Sul, bem como um melhoramento na qualidade de vida dessas pessoas em sociedade, para a Transsexual, Pamella Yule, o evento também contribui para reflexão dentro da própria comunidade, "As coisas que tem para mulheres Cis, seria maravilhoso que não tivesse diferenciação, esse eventos podem contribuir para isso, e também mostra que nós fazemos parte dessa sociedade". 

Finalistas 

O concurso de mis tem nomes de várias cidades do interior do estado concorrendo, entre as indicadas estão:

Danielle Moratto, representante de Anastácio.

Val Perez, representante de Aquidauana.

Priscilla Portilho, representando Campo Grande.

Brenda Bralls, representando Corumbá.

Feancielly Gonçalves, representando Coxim.

Bruna García, representando Itajaí.

Larissa Snahrgs, representando Ladário.

Walkiria Espíndola, representando Ponta Porã.

Pamella Martins, representando Três Lagoas.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também