Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

INTEGRAÇÃO

CGU vai analisar de perto
documentos da prefeitura

Acordo foi assinado na tarde de hoje pelo prefeito Marcos Trad

15 SET 17 - 17h:53Izabela Jornada

Com o objetivo de integrar órgãos de controle interno e auxiliar na melhoria da fiscalização de recursos federais repassados no âmbito municipal, o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad assinou hoje Acordo de Cooperação com o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União.

“Tivemos que criar controle de combate à corrupção e também torná-lo mais eficaz para que o dinheiro não caia no ralo”, disse o prefeito.

O termo pretende garantir ações de prevenção e combate à corrupção, promoção da transparência e da ética pública, fomento do controle social e da gestão pública. 

Superintendente da Controladoria Regional da União de Mato Grosso do Sul, José Paulo Julieti Barbiere, destacou a expertise da CGU e a troca de informações entre os órgãos de controle.

“Em seus 15 anos de existência, a CGU vem desenvolvendo projetos no âmbito estadual e fomentando a criação dos controles internos municipais. Nesses tempos de escassez de recursos humanos e financeiros, a transparência pública e o aprimoramento de políticas públicas de controladoria é essencial para a melhoria dos serviços públicos”, disse.

Já o controlador-geral do Município, Evandro de Viana Bandeira, lembrou que o apoio da CGU acrescentará nas atividades da CGM.

“Desde que foi criada, em 3 de janeiro de 2017, e teve sua estrutura aprovada por decreto em maio, a CGM vem procurando estruturar o órgão e se relacionar com os congêneres. Com esse instrumental nós pretendemos desenvolver as atividades que nos competem pela lei”, afirmou.

O controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda, lembrou que na próxima semana o Governo do Estado também irá formar parceria com a CGU.

“Muita satisfação assinar esse Termo de Cooperação, de troca de experiência entre os dois órgãos. Um que já tem 15 anos. Então, tem muito a nos ensinar, e outro recém-criado. Hoje é a formalização de uma prática que a gente vem tendo há algum tempo: de troca de informação, de apoio mútuo de vagas em cursos. Temos essa parceria já entre nós. E temos que garantir que as políticas públicas sejam efetivas e atinjam o cidadão que depositou a confiança em seus líderes”, declarou. 

Com a parceria, os servidores municipais poderão participar de capacitações e intercâmbios nas áreas de auditoria, fiscalização e ouvidorias com o intuito de contribuir para o aprimoramento profissional e troca de experiências entre os órgãos.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Pai que atirou em filho diz que intenção era assustar o rapaz
EM DEPOIMENTO

Pai que atirou em filho diz que intenção era assustar o rapaz

Concentração química de falsificados é 600% maior que o permitido
AGROTÓXICOS FRONTEIRA

Concentração química de falsificados é 600% maior

Corregedoria investiga participação de mais policiais em furto de cocaína
101 QUILOS

Mais policiais podem ter participado de furto de droga

Quatro acusados de matar homem em centro de Candomblé vão a júri
CAMPO GRANDE

Acusados de matar homem em centro de Candomblé vão a júri

Mais Lidas