Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, segunda, 24 de setembro de 2018

Ampliação dos serviços

Cartão do SUS pode ser emitido
em unidades básicas de saúde

Os dados do paciente precisam estar atualizados

14 MAR 2018Por Redação12h:49

A emissão e a atualização de dados do Cartão SUS podem ser feitas em todas as unidades básicas de saúde (UBS) ou de saúde da família (UBSF), segundo a Prefeitura de Campo Grande. A medida, busca ampliar o acesso do usuário ao Sistema Único de Saúde.

De acordo com a gestão municipal, a descentralização do serviço proporciona um ganho no vínculo entre o paciente e a equipe dos postos de saúde.

É essencial que os dados do paciente no Cartão SUS estejam atualizados, pois estas informações são usadas pelo Sistema de Regulação em caso de contato com o paciente, agendamento de consultas com especialistas, realização de exames e outros procedimentos.

O paciente que precisar emitir ou atualizar o Cartão SUS  deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima da residência, portando a Carteira de Identidade (RG), CPF e um comprovante de residência, sendo que este último pode ser substituído pela Carteira de Trabalho com registro atualizado de emprego em Campo Grande ou comprovante de exame admissional, comprovante de matrícula em escola municipal, estadual ou privada, para informar os dados do Número de Identificação Social (NIS) e ficha de cadastro junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – no caso de aposentados.

Pessoas com restrição de liberdade, moradores de áreas ocupadas ou invadidas, pacientes internados sem dados cadastrais ou incompletos e de estrangeiros, serão atendidos no Complexo Regulador – prédio em frente da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande.

O Cartão SUS é um documento exigido nas empresas que contratam, em escolas públicas e privadas, planos de saúde e convênios médico. Também integra o rol de documentos necessários para emissão de passaporte, Carteira de Trabalho e benefícios de programas sociais, além de ser obrigatório ao tomar posse em concurso público.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também