Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

TEMPO

Calor persiste até amanhã e dá trégua com frente fria

A partir de segunda-feira (14) a previsão é de queda na temperatura e chuva

12 OUT 19 - 07h:30NATALIA YAHN

O calor intenso deverá persistir em Mato Grosso do Sul durante todo o fim de semana, mas a situação pode mudar a partir de segunda-feira (14). Pelo menos é isso que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para o Estado até quarta-feira (16).

Neste sábado (12) a previsão é de sol entre poucas nuvens com temperaturas que continuam elevadas. A umidade do ar estará baixa, entretanto a partir da tarde ocorrem pancadas de chuva isoladas, especialmente no oeste do Estado.

A situação é semelhante a registrada ontem, com calor que chegou a 35,7°C registrado às 14h pelo Inmet, o campo-grandense buscou alternativas para se refrescar. E valeu quase tudo.

Na Lagoa Itatiaia, alguns decidiram pescar, enquanto um grupo de garotos aproveitou a soneca dos guardas municipais - que ficam em uma base no local - para brincarem na água. Os meninos disseram que só conseguem entrar na lagoa quando os agentes estão descansando, caso contrário são proibidos de se refrescar.

Mas, apesar da sensação térmica ainda maior, Campo Grande não estava tão quente quanto Porto Murtinho. O município a 440 quilômetros da Capital teve máxima de 39,8°C às 15h de ontem de acordo com o Inmet e ficou em 11°lugar no ranking das mais quentes do Brasil.

Já o meteorologista Natálio Abrahão Filho informo que a temperatura na cidade chegou a 40,1°C com sensação térmica de 45°C, disparado o município mais quente do Estado. “Sem chuva e umidade mínima de 23%”, disse Abrahão.

SÁBADO

Mas para hoje a previsão já não é de tempo seco. “Neste sábado chove um pouco na região do Pantanal, será rápido, e também no Oeste do Estado. As precipitações se formam por conta do calor intenso”, explicou a  meteorologista do Inmet, Helena Balbino. 

Já no domingo (13) o tempo estará mais nublado. As chuvas rápidas vão ser constantes no fim de semana em todo o Estado. “Ocorrem, especialmente a partir da tarde, pancadas de chuva com trovoadas, por vezes fortes. No domingo chove um pouco mais, com raio e tudo”, disse ela.

Mas na segunda-feira (14) as instabilidades aumentam, ocorrem pancadas de chuva com trovoadas no sul e oeste do Estado e nas demais áreas chove de forma isolada. A mudança é por conta de uma frente fria que se forma desde quinta-feira (10) no Uruguai e norte da Argentina. 

“Estava confinada aquelas regiões. Mas ontem (11) começou a subir para o Rio Grande do Sul e vai provocar mudanças em toda a região Sul do País até chegar em Mato Grosso do Sul daqui dois dias. Na segunda-feira a frente se desloca e fica mais sob o Estado. Aumenta mais a chuva até terça-feira. Mas não deve derrubar muito a temperatura”, explica Helena.

Na terça-feira (15) o dia estará mais nublado e chove com trovoadas. Mas no nordeste do Estado a possibilidade de pancadas de chuva estará menor. A temperatura deverá ter uma ligeira queda no leste, sul e sudoeste do Estado. “Na terça-feira também esfria no Pantanal”, afirma a meteorologista.

No Estado as temperaturas devem variar entre 20°C e 39°C neste sábado. Já no domingo entre 20°C e 40°C. Na segunda-feira a máxima deve ser de 40°C e a mínima de 19°C, e na terça-feira os termômetros devem marcar entre 40°C e 17°C. 

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

BRASIL

Envolvimento de agentes de saúde pode acelerar diagnóstico de câncer

BRASIL

Tratamento para doenças raras precisa de investimentos em pesquisa

BRASIL

Motorista embriagado invade lanchonete, atropela 4 e mata jovem

Gaeco pede que juiz mantenha  prisão de policiais ligados a Name
MILÍCIA NA CADEIA

Gaeco pede que juiz mantenha prisão de policiais ligados a Name

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião