Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

CAMPO GRANDE

Cágados invadem pista na Ernesto Geisel e causam riscos de acidentes

Via passa por revitalização e animais estão indo para a avenida

17 MAI 19 - 09h:42EDUARDO PENEDO

Graciosos, lentos e vivem por muitos anos. Assim são retratadas as tartarugas, jabutis e cágados répteis típicos da fauna brasileira que aqui em Campo Grande estão sendo expostas a riscos e propiciando acidentes de trânsito, principalmente na região do Guanandi-Aero Rancho, nas proximidades do Parque Ayrton Senna, na região urbana do Anhanduizinho. 

O morador da região, Carlos Alberto, explicou que é normal ver os cágados margeando o córrego no gramado fazendo a desova, mas agora há muitos cágados indo para a rua. “Normalmente nós resgatamos pelo menos cinco jabutis por dia no meio da pista só aqui na nossa região, mas não é só nós que resgatamos tem muitos comerciantes e até motoristas que estão passando pela avenida param para poder resgatar. Está faltando uma proteção para que os animais não vão para avenida e falta bom senso”, explica o morador. 

A prefeitura de Campo Grande está fazendo obras de revitalização na Avenida Ernesto Geisel, próximo onde está acontecendo à migração de jabutis, e está atendendo todos os requisitos ambientais e até resgatando os animais que estão no trajeto da obra. Todo perímetro da obra tem telas atendendo todas as orientações ambientais para ter o menor impacto possível na flora e fauna.  

De acordo com o biólogo Artur Fernandes, existe a  possibilidade de os animais estarem em período de desova, fato este que faz os jabutis percorrerem maiores distâncias descendo o córrego e, nesse local onde não há proteção, faz com que os animais acabem atravessando a rua e possivelmente causando acidentes. 

Entenda a diferença entre Tartaruga, cágado e jabuti.

Todos são membros da ordem Testudinata, mas conhecida como quelônios. Os répteis dotados de carapaça.Embora pertençam à mesma ordem, e sejam muito parecidos, estes quelônios possuem várias diferenças entre si. Os jabutis são os quelônios terrestres.  

Os cágados são os quelônios considerados semiaquáticos. Aqueles que realizam parte de suas atividades dentro da água e parte de suas atividades fora da água.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Índice de consumidor por rede faz <br>MS de energia mais alta, diz Aneel
DIZ ANEEL

Índice de consumidor por rede faz MS ter energia mais alta

Dupla é presa por tráfico de drogas e corrupção de menor
MS-377

Dupla é presa por tráfico de drogas e corrupção de menor

Chamas em terreno baldio quase invadem avenida em Campo Grande
PATRULHA DA CIDADE

Chamas em terreno baldio quase invadem avenida

Gal Costa, Lenine e Chrystian e Ralf são atrações do Festival de Bonito
20ª EDIÇÃO

Gal Costa, Lenine e Chrystian e Ralf são atrações do Festival de Bonito

Mais Lidas